Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Tavinho alerta Ricardo e Maranhão sobre prazo do PAC da Mobilidade

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Em requerimento enviado ao prefeito de João Pessoa, Ricardo Coutinho (PSB), o vereador Tavinho Santos (PTB) solicitou para que a administração municipal encaminhe ao Ministério das Cidades os projetos que irão beneficiar a Capital paraibana com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento da Mobilidade Urbana (PAC-MU). Outro requerimento também foi encaminhado ao governador José Maranhão (PMDB) para que o estado crie projetos também de mobilidade urbana direcionados aos municípios que compõem a Região Metropolitana de João Pessoa.

“O prazo para encaminhamento de projetos se encerra agora no segundo semestre. E João Pessoa e as cidades da Região Metropolitana da Capital não podem ficar de fora”, alerta Tavinho Santos, líder do prefeito Ricardo Coutinho na Câmara Municipal de João Pessoa) e presidente do Parlamento Comum da Região Metropolitana da Capital (Parlacrem-JP). Ele lembra que a prefeitura pesseonse já tem os projetos elaborados e que o governo do estado deveria fazer o mesmo.

O Programa de Aceleração do Crescimento da Mobilidade Urbana (PAC-MU) foi anunciado no final do mês de abril deste ano pelo ministro das Cidades, Márcio Fortes, em audiência pública promovida pela Comissão de Desenvolvimento Urbana da Câmara dos Deputados. Na oportunidade, o ministro informava que o Programa teria início neste segundo semestre de 2009.

“Os projetos serão totalmente voltados para o transporte público de massa e a maior parte do dinheiro virá do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS)”, ressalta Tavinho Santos, informando que os projetos de João Pessoa visam recursos para a criação de novos corredores de ônibus na cidade. “Veículos sobre trilhos e metrô terão prioridade”.

Na tribuna – Na sessão ordinária de ontem, Tavinho ocupou a tribuna da Casa e defendeu que tanto o governo do estado quanto prefeitura já deviam ter procurado o governo federal para antecipar as discussões sobre o PAC da Mobilidade Urbana. Para Tavinho, o Programa é um contraponto ao que o próprio governo federal vinha realizando. “O governo federal vinha priorizando o transporte individual, com a redução do IPI para automóveis. Agora, poderá ser diferente”.

O vereador ressalta sobre a necessidade de investimentos em transportes públicos de massa: “Se não tomarmos providências, em cinco anos teremos restrições na cidade de João Pessoa, a exemplo do que já acontece em São Paulo”. Quanto aos projetos do governo estadual, Tavinho defende que a prioridade tem que ser dada à Região Metropolitana da Capital, buscando recursos para a melhoria dos corredores.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Arthur Urso leva “esposas” para passear sem roupa íntima na orla de João Pessoa

Professores da UFPB desistem de candidatura e apoiam Terezinha e Mônica

Anteriores

Luciene Gomes, 1

TCE dá prazo para Luciene Gomes justificar contrato de R$ 19 milhões para melhoria da iluminação pública

Animais adoção em jp

Governo promove neste sábado, em Mangabeira, feira de educação, cuidados e adoção animal

Festas

MP recomenda medidas para eventos festivos em cinco municípios paraibanos

padre egidio ex diretor hospital padre ze

Padre Egídio tem alta hospitalar e passa a cumprir prisão domiciliar

Câmara municipal de Patos

Vereadores de Patos aprovam reajuste de 70% no próprio salário, que começa a valer em 2025

Cigarros eletrônicos

Anvisa decide hoje se mantém proibida a venda de cigarros eletrônicos

Draco hoje

Policial Civil é baleado durante operação para desarticular depósito de armas em Cabedelo

Vitor Hugo, Plenária do Avante

Vitor Hugo e André Coutinho lotam clube em Cabedelo na 1ª plenária do Avante

Academia Paraibana de Letras, APL

Começa hoje na APL projeto que promove difusão e hábito da literatura paraibana

joaopessoajp

João Pessoa recebe troféu de destino mais comercializado em 2023