Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Suspeito de tiroteio em sinagoga na Califórnia é preso

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

A polícia do condado de San Diego, na Califórnia, prendeu o jovem de 19 anos John Earnest, responsável pelo ataque à sinagoga de Poway. O tiroteio, numa comunidade de classe média alta com 48 mil habitantes ao norte de San Diego, deixou uma mulher morta e três pessoas feridas.

Em entrevista coletiva, o xerife do condado, William Gore, explicou que investigadores do FBI e da Divisão de Homicídios da polícia ouviram o jovem, que não tem ficha criminal. Ele acrescentou que o jovem responderá por crimes de ódio e violações dos direitos civis.

O ataque ocorreu ontem (27) às 11h30, hora local, no último dia da cerimônia do feriado da Páscoa Judaica. As autoridades isolaram a área ao redor da sinagoga. A polícia também está verificando se o jovem tinha alguma ligação com um incêndio recente ocorrido em uma mesquita na região.

“No momento, parece um crime de ódio”, disse o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. “Meus sinceros pêsames vão para as famílias afetadas”, acrescentou. Vários moradores da comunidade relataram ao site San Diego Union Tribune terem ouvido tiros. A polícia mantém as outras sinagogas na área sob controle de precaução.

O tiroteio ocorre exatamente seis meses depois que um homem armado matou 11 pessoas em uma sinagoga em Pittsburgh, o ataque mais sangrento à comunidade judaica na história dos Estados Unidos.

Manifesto on-line

O homem preso publicou ontem um manifesto na internet em que se descreveu como “supremacista branco” e “antissemita” e anunciou que queria matar judeus. No documento, divulgado pelo jornal Washington Post, Earnest afirmou ter incendiado uma mesquita há um mês na cidade californiana de Escondido, a poucos quilômetros da sinagoga em que ocorreu o tiroteio.

Dois dos três feridos no tiroteio na sinagoga são israelenses. Um porta-voz do Ministério de Relações Exteriores de Israel explicou que a menina de 8 anos e o tio de 31 anos feridos no ataque vêm de Sderot, na fronteira com a Faixa de Gaza, e estão nos Estados Unidos há alguns anos. O estado de saúde deles evolui favoravelmente.

Condenação

O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, classificou de “duro golpe para o coração do povo judeu” o tiroteio na sinagoga. Ele enviou condolências às famílias da mulher morta e desejou a recuperação dos feridos. “A comunidade internacional deve fortalecer os esforços na luta contra o antissemitismo”, declarou. Em meio à proliferação de ataques antissemitas no mundo, o primeiro-ministro pediu uma consulta especial nesta semana com especialistas do ramo.

 

 

 

Com Agência Brasil

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Operação da PF apura fraudes em financiamentos no Pronaf

Morre em João Pessoa o empresário Manoel Bezerra, dono das pousadas Bandeirantes

Juiz determina continuidade do concurso de Bayeux, suspenso desde 2021

Anteriores

João Pessoa, turismo, foto site do governo da pb

Paraíba atinge média de 88% de ocupação hoteleira no feriadão

Chuvas, chuvas

Inmet emite alerta de chuvas intensas para municípios paraibanos

Carteira de trabalho 1

Sine-PB disponibiliza mais de 500 vagas de emprego em 10 municípios, a partir de segunda-feira

Ataques aos Três Poderes

Maioria dos brasileiros é contra anistia para responsáveis pelo 8/1, aponta Datafolha

Gualter Ramalho

Presidente da Unimed JP anuncia ampliação de unidades de atendimento

Plenário do Senado Federal durante sessão deliberativa semipresencial. Ordem do dia.

Plenário analisa indicações da Presidência da República para diretorias de agências reguladoras e para a recém-criada Autoridade Nacional de Proteção de Dados.

Em pronunciamento,  senador José Maranhão (MDB-PB).

Foto: Pedro França/Agência Senado

Câmara faz homenagem póstuma ao ex-governador José Maranhão

bruno-morto-533x400

Homem é assassinado no estacionamento do Shopping Pateo Altiplano

trio

Sucesso da Jovem Guarda, Golden Boys, Evinha e Trio Esperança se apresentam na PB no Seis e Meia

gessinger

Virada de preços para shows de Humberto Gessinger em Campina Grande e João Pessoa

postesfios

Paraíba registra mais de 150 acidentes de trânsito com postes no 1º trimestre de 2024