Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Suspeita de fraude suspende concurso da Guarda Municipal

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
O prefeito Luciano Agra suspendeu nesta quinta-feira (12) o concurso para Guarda Civil Municipal. A medida se deu após a Prefeitura de João de Pessoa (PMJP) ter recebido comunicado do Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC), empresa organizadora do concurso, dando conta da possibilidade de ter havido fraude na prova objetiva da primeira fase do processo seletivo, realizada no último dia 25 de março.
 
O prefeito vai solicitar ao Ministério Público e a Polícia Civil a instauração de procedimento investigativo para constatar ou não a ocorrência de fraude na prova. As demais etapas do concurso só devem ocorrer se for comprovada a lisura no processo seletivo após a conclusão da investigação.
 
Segundo o comunicado do IBFC, houve um empate na primeira posição de 34 candidatos que apresentaram gabaritos idênticos, com a existência de uma identidade entre as questões assinaladas corretas e incorretas nas provas de todos eles. De acordo com o instituto, a suposta fraude teria ocorrido durante a aplicação da prova quando um candidato, que já havia realizado o teste e sido liberado, repassava as respostas através de ponto eletrônico a outros candidatos, que ainda estavam no local de prova.
 
O IBFC destaca que, das 34 provas com gabarito idêntico, trinta e duas pertencem a candidatos com local de residência no Estado de Pernambuco, o qual já foi objeto de investigação sobre a potencial existência de uma quadrilha especializada em fraude a concursos públicos, através de ponto eletrônico de comunicação.
 
No total, se inscreveram no processo seletivo, 13.323 candidatos para concorrer as 250 vagas disponíveis, sendo 10.533 homens concorrendo a 175 vagas e 2.789 mulheres concorrendo a 75 vagas. Segundo o IBFC, os candidatos foram distribuídos em 18 locais de provas na Capital. A avaliação teve questões de múltipla escolha de português, matemática, informática, conhecimentos gerais, sociologia, atualidade e noções básicas de direito. A remuneração do cargo é de R$ 1.400,00 (vencimento e gratificação de atividade de risco), com jornada de trabalho composta por 12 horas de serviço e 36 horas de folga, diurno e/ ou noturno.
 
Segundo o edital, o prazo de validade do concurso será de dois anos, contados a partir da data da homologação do resultado final, podendo, a critério da administração pública municipal, ser prorrogado uma vez por igual período. Outros detalhes sobre o concurso podem ser conferidos através do site do IBFC (www.ibfc.org.br)

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Arthur Urso leva “esposas” para passear sem roupa íntima na orla de João Pessoa

Professores da UFPB desistem de candidatura e apoiam Terezinha e Mônica

Anteriores

joaobenedito (1)

TJ aprova criação de mais sete vagas de desembargador na PB

emersonpanta

TCE imputa débito de R$ 2 milhões a Emerson Panta por contratação de advogados

17113967826601d7aec1edd_1711396782_3x2_lg

Moraes diz que não há evidências de que Bolsonaro buscou asilo na Embaixada da Hungria

daniellabsb (2)

Daniella Ribeiro será relatora do PL que reformula o Perse para turismo e eventos

cejuuscararuna (1)

Núcleo de Solução de Conflitos do TJ inaugura Centro em Araruna nesta quinta-feira

amiditce (2)

Amidi e TCE discutem mecanismos de transparência na publicidade institucional

society (1)

João Pessoa sediará Torneio de Futebol Society dos Corretores de Imóveis

leobandeira

TCE-PB dá 30 dias para prefeito concluir creche em Lucena

jacksonemarcos (1)

Presidente do PT da PB explica presença na PH: “O evento era do PSB, não do PP”

UFPB-entrada-683x388

UFPB terá urnas em todos os centros de ensino nesta quinta; veja locais