Solenidade nesta quarta-feira marca os 120 anos do teatro Santa Roza

O palco do centenário Teatro Santa Roza recebe, na noite desta quarta-feira, 11, autoridades e artistas para a solenidade oficial em comemoração aos 120 anos da mais antiga casa de espetáculos de João Pessoa e a 5ª do país, celebrando o aniversario ocorrido o último dia 3 de novembro. O ponto alto do evento será a apresentação da Orquestra Sinfônica da Paraíba, que irá receber, no palco, as cantoras Renata Arruda e Ana Gouveia. A programação de aniversário, elaborada pela Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc), está sendo realizada desde o dia 3 e prossegue até 28 deste mês, com espetáculos de teatro, dança e música.

 Antes da abertura oficial, duas atividades vão animar o público na Praça Pedro Américo, em frente ao Santa Roza, a partir das 17 horas: performance da Trupe Arlequim e aula pública de balé clássico. Em seguida, às 19h, no hall do teatro, será lançado o livro “Santa Rosa: Um Teatro de 120 Anos (1889-2009)”, da jornalista e escritora Fátima Araújo, que também é autora da obra “Santa Rosa, Um Teatro Centenário”, lançada na ocasião do aniversário de 100 anos do teatro, em 1989.

Um documentário sobre o Santa Roza abre a solenidade oficial, que terá a presença do governador José Maranhão, do secretário de Educação e Cultura, Sales Gaudêncio, e do presidente da Funesc, Maurício Burity. Na sequência, a música vai abrilhantar a noite em comemoração ao tradicional teatro paraibano, começando pelo cantor, cordelista e rabequeiro Beto Brito, que divide o palco do teatro com o cantor e compositor Pinto do Acordeon.

Logo depois, será a vez da Orquestra Sinfônica da Paraíba subir ao palco ao lado da cantora Renata Arruda, que será a primeira solista da noite na execução das músicas “Foi Deus quem fez você”, de Luis Ramalho, e “Porta do Sol”, de Fuba. A cantora lírica e vice-presidente da Funesc, Ana Gouveia, vai participar do concerto interpretando as músicas ‘O mio babbino caro”, de G. Puccini, e “O fantasma da ópera”, de A. L. Webber. A Orquestra Sinfônica da Paraíba encerra a apresentação com a execução das peças “Marcha Eslava”, de Tchaikowsky, e “Bolero”, de Ravel. O concerto terá regência do maestro Luiz Carlos Durier.

A solenidade oficial se desenrola no palco do Santa Roza. Um telão será montado em frente ao teatro para o público poder acompanhar toda a solenidade da Praça Pedro Américo. A noite termina com discotecagem de Carlos Dowling no Bar dos Artistas, a partir das 23 horas, com entrada franca ao público.
 
Hoje – Nesta terça-feira (10), as atividades começam às 17 horas com uma aula pública de hip-hop, na Praça Pedro Américo, em frente ao teatro Santa Roza. A partir das 18 horas, no palco, o Balé Jovem da Paraíba vai apresentar “Maria Luiza Pires” e “Enquanto o Tempo Não Chega”. Às 19 horas haverá apresentação do espetáculo teatral “A Farsa do Poder”, encenado pelo grupo Osfodidário, e às 20 horas, no Bar dos Artistas, a cantora Mayara Montenegro faz o show de encerramento da noite.

A programação de aniversário dos 120 anos do Santa Roza continua com atividades nos dias 12 e 18 deste mês, e será encerrada com a XV Mostra Estadual de Teatro e Dança da Paraíba, no período de 21 a 28, no palco do teatro, que será o grande homenageado desta edição da mostra.

Confira a programação:

11/11/2009 – QUARTA-FEIRA – SOLENIDADE OFICIAL
HORA EVENTO LOCAL
17hPerformance da Trupe ArlequinPraça Pedro Américo
18hAula Pública de Balé ClássicoPraça Pedro Américo
19hLançamento do livro ‘Santa Rosa: Um Teatro de 120 Anos (1889-2009)’
 Hall do Teatro
19hAbertura OficialPalco
20hBeto Brito e Pinto do AcordeomPalco
20h30Orquestra Sinfônica da Paraíba Palco
21hRenata Arruda Palco
21h30Ana Gouveia Palco
22h30Show de Encerramento com Carlos DowlingBar dos Artistas

12/11/2009 – QUINTA-FEIRA
HORA EVENTO LOCAL
17hAula Pública de Dança Flamenca
 Praça Pedro Américo
18hMeidifêraPraça Pedro Américo
19hCoro Infantil da Paraíba
Coral da FunescPalco
20hESPARRELAPalco
21hShow de Encerramento com DJ INOCÊNCIOBar dos Artistas

18/11/2009 – QUARTA-FEIRA
HORAEVENTOLOCAL
17hAula Pública de Balé ClássicoPraça Pedro Américo
18hMalazarte, Cancão, TrupizupePraça Pedro Américo
19hSaídaPraça Pedro Américo
20hOs Sete Mares de AntônioPalco
21hShow de Encerramento com FlamarionBar dos Artistas

Comentários

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.