Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Soledade celebra 136 anos com festival de queijo e campeonato de ciclismo

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

O município de Soledade completa em 24 de setembro 136 anos de emancipação política, mas as comemorações iniciam já nesta quarta-feira (8) e vão até 26 de setembro. A programação inclui I Festival do Queijo, Semana da Cultura, lançamento de um livro e a final da Copa Municipal de Futebol.

Com capacitação de produtores e competição entre restaurantes, o Festival de Queijo será o primeiro da cidade e também abrirá o mês de celebração. Haverá uma exposição do laticínio – que é um dos cartões-postais da culinária de Soledade. Na mesma semana, será lançado o livro ‘A Flor do Caruá 2’, que traz artigos acadêmicos escritos sobre o município além de textos dos moradores sobre a cidade. O trabalho é desenvolvido pela doutora pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Maria da Conceição Alves Rodrigues e é apoiado pela Prefeitura de Soledade.

Sendo palco de uma das principais maratonas de ciclismo do Nordeste, é em setembro que acontecerá no município a 4ª Copa Paraíba Mountain Bike (MTB) ‘Cabra da Peste’. O evento reunirá atletas de todos os níveis, pertencentes a diversos estados do país. Ainda durante setembro, haverá mais uma edição da ‘Mostra Soledade’ e live show com Luh Barreto e Banda.

O prefeito do município, Geraldo Moura Ramos, detalha que todo o mês será voltado em destacar as principais características da cidade e da população. “Somos a terra do queijo, mas vamos além disso e vamos mostrar durante o mês do nosso aniversário. O artesanato, o esporte e a cultura fazem parte da nossa identidade. Vamos celebrar nossas potencialidades, nossa história”, pontuou.

Programação – Entre as ações previstas, estão a distribuição de mudas, a ação educativa sobre a implementação da coleta seletiva, final da Copa Municipal 2021 e 1º Pedal Ecológico.

História de Soledade – Localizada no Curimataú Ocidental, Soledade surgiu a partir da fazenda do português João Gouveia Sousa. Sua primeira construção, conforme dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), foi um cemitério, que tempos depois passou a contar com uma capela nas proximidades, surgindo a partir daí o povoado. Elevada a sede de distrito com a denominação de Soledade, o município foi emancipado em 24 de setembro de 1885. Além da agropecuária, tem no artesanato e comércio os meios de geração de renda e se destaca pela localização privilegiada, às margens da BR-230, e da produção cinematográfica. Possui mais de 15 mil habitantes, de acordo com IBGE.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Arthur Urso leva “esposas” para passear sem roupa íntima na orla de João Pessoa

Professores da UFPB desistem de candidatura e apoiam Terezinha e Mônica

Anteriores

meicartaz

MEI: prazo para entrega da declaração anual termina em maio

defensoriacampina (1)

Justiça determina nomeação de assistentes sociais em concurso de Campina Grande

Cabedelo-Forte-de-Santa-Catarina-Imagem-Daniell-Mendes-16

Iphan é condenado em ação do MPF e deve aumentar segurança na Fortaleza de Santa Catarina

rest week (1)

Paraíba Restaurant Week chega à reta final em 45 restaurantes de João Pessoa

Luciene Gomes, 1

TCE dá prazo para Luciene Gomes justificar contrato de R$ 19 milhões para melhoria da iluminação pública

Animais adoção em jp

Governo promove neste sábado, em Mangabeira, feira de educação, cuidados e adoção animal

Festas

MP recomenda medidas para eventos festivos em cinco municípios paraibanos

padre egidio ex diretor hospital padre ze

Padre Egídio tem alta hospitalar e passa a cumprir prisão domiciliar

Câmara municipal de Patos

Vereadores de Patos aprovam reajuste de 70% no próprio salário, que começa a valer em 2025

Cigarros eletrônicos

Anvisa decide hoje se mantém proibida a venda de cigarros eletrônicos