Um total de 1.200 profissionais de saúde vai trabalhar neste sábado (30) no “Dia D” da 13º Campanha de Vacinação contra a Influenza, em João Pessoa. A abertura oficial do evento, uma iniciativa da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), através da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), terá início às 8h, no Ponto Cem Réis, Centro.
Ao todo serão 230 pontos de vacinação, entre unidades de saúde e postos móveis, que estarão funcionando até as 17h para imunizar gestantes, crianças com idade entre seis meses e menores de 2 anos, além de pessoas com mais de 60 anos.
A campanha teve início nesta segunda-feira (25) nas 180 Unidades de Saúde da Família (USF) do município e será realizada até o dia 13 de maio. A meta, segundo Chiara Dantas, responsável técnica pela Seção de Imunização da SMS, é que sejam vacinadas mais de 77 mil pessoas.
“Nosso objetivo é reduzir a morbimortalidade relacionada a infecções respiratórias com estes grupos, que são mais frágeis”, destacou Chiara Dantas. No período de 25 a 29 de abril, a SMS organizou uma estratégia de vacinação dos profissionais que trabalham na saúde.
Postos móveis, em um total de 30, estarão disponíveis em vários pontos da Capital como no Terminal de Integração, shoppings Tambiá, Manaíra, Mag e Sul, além dos Hiperbompreço da Lagoa e da BR 230, Carrefour da BR e dos Bancários, Pão de Açúcar de Miramar e Retão de Manaíra e Supermercado Extra da Epitácio Pessoa. “Convidamos toda a população a participar da abertura da campanha para que o público a que se destina a vacina possa receber sua dose e se prevenir contra a influenza”, destacou Chiara Dantas.
Na campanha, a vacina utilizada é trivalente, com duas cepas para a influenza sazonal e uma para a H1N1, que é contra indicada para pessoas com alergia a ovo.
A influenza é uma infecção viral que afeta o sistema respiratório e tem contágios por forma direta, por meio das secreções das vias respiratórias contaminadas.