Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Situação da saúde pública no Estado será tema de sessão especial na AL

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

A situação caótica da saúde pública da Paraíba será tema de sessão especial na Assembleia Legislativa do Estado. Nesta segunda-feira (2), a diretoria do Conselho Regional de Medicina da Paraíba (CRM-PB) recebeu a visita do deputado estadual Luciano Cartaxo, que se comprometeu em levar para a plenária o assunto, em amplo debate com representantes de entidades médicas, gestores e deputados.

De acordo com o presidente do CRM-PB, João Medeiros Filho, foram apresentados relatórios consolidados de fiscalizações realizadas em todas as regiões do Estado. O deputado Luciano Cartaxo disse que, nesta terça-feira (3), vai apresentar durante a sessão na Assembléia a propositura da plenária pública. Ele espera que o debate seja realizado ainda neste mês de maio, de acordo com a agenda da Casa.

O deputado Luciano Cartaxo foi ao CRM-PB motivado pelas notícias que foram veiculadas, nesta segunda-feira (2), sobre a situação grave identificada, neste final de semana, pelo Conselho em Patos. Segundo o parlamentar, é preciso que se tomem medidas que minimizem o caos na saúde pública do Estado que vem sendo alertado pelo CRM-PB e outras entidades.

O presidente do CRM-PB disse ainda que nesta terça-feira (3), às 10h, será realizada uma reunião com o presidente do Tribunal de Justiça, Abraham Lincoln, para discutir a situação da saúde na Paraíba.

Caos em Patos

Nesta segunda-feira (2), o CRM-PB a interditou a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Regional de Patos. Neste final de semana, durante fiscalização da entidade, foram encontrados diversos problemas nas unidades hospitalares da cidade. A maternidade Peregrino Filho, a única da cidade, está sem obstetra e sem anestesista. O Hospital Regional de Patos também está funcionando sem anestesistas de plantão. Já a UTI (Unidade de Terapia Intensiva) do hospital infantil está fechada por falta de médico.

“A população e os médicos da cidade estão em condições desumanas. Os profissionais que continuam trabalhando estão sobrecarregados e isso afeta o atendimento. O CRM veio ao município para testemunhar o caos e se solidarizar com os médicos. Só não fizemos a interdição médica dos hospitais porque a população não teria mais a quem recorrer”, ressaltou Eurípedes Mendonça.

De acordo com diretor de Fiscalização, os pacientes estão tendo que se deslocar para municípios vizinhos, como Pombal e São Mamede. Os casos mais graves são encaminhados para Campina Grande. “Neste final de semana, até as gestantes estão passando por uma situação difícil, na única maternidade da cidade”, completou Eurípedes.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Operação da PF apura fraudes em financiamentos no Pronaf

Morre em João Pessoa o empresário Manoel Bezerra, dono das pousadas Bandeirantes

Juiz determina continuidade do concurso de Bayeux, suspenso desde 2021

Anteriores

Chuvas, chuvas

Inmet emite alerta de chuvas intensas para municípios paraibanos

Carteira de trabalho 1

Sine-PB disponibiliza mais de 500 vagas de emprego em 10 municípios, a partir de segunda-feira

Ataques aos Três Poderes

Maioria dos brasileiros é contra anistia para responsáveis pelo 8/1, aponta Datafolha

Gualter Ramalho

Presidente da Unimed JP anuncia ampliação de unidades de atendimento

Plenário do Senado Federal durante sessão deliberativa semipresencial. Ordem do dia.

Plenário analisa indicações da Presidência da República para diretorias de agências reguladoras e para a recém-criada Autoridade Nacional de Proteção de Dados.

Em pronunciamento,  senador José Maranhão (MDB-PB).

Foto: Pedro França/Agência Senado

Câmara faz homenagem póstuma ao ex-governador José Maranhão

bruno-morto-533x400

Homem é assassinado no estacionamento do Shopping Pateo Altiplano

trio

Sucesso da Jovem Guarda, Golden Boys, Evinha e Trio Esperança se apresentam na PB no Seis e Meia

gessinger

Virada de preços para shows de Humberto Gessinger em Campina Grande e João Pessoa

postesfios

Paraíba registra mais de 150 acidentes de trânsito com postes no 1º trimestre de 2024

Vereador-Joao-Sufoco-alhandra-751x500

Em sessão extraordinária, vereadores cassam de novo mandato de João Sufoco