Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Sindicalista presta queixa e acusa Guarda Municipal de intimidação

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Cláudia Carvalho

O presidente do Sindicato dos Trabalhadores Municipais de Bayeux, Antônio Radical, denunciou hoje em entrevista ao Parlamentopb uma ação intimidatória a ele e a outros integrantes do Comando de Greve por parte de agentes da Guarda Municipal do Município. Radical prestou queixa na 5ª delegacia distrital e pediu garantias de vida porque estaria sendo seguido por homens armados:

"Desde que iniciamos a greve dos servidores da Educação que passamos a ser seguidos por membros da Guarda Municipal. São homens armados que querem intimidar o nosso trabalho na luta pelo cumprimento dos nossos direitos. Nós prestamos queixa e pedimos garantias de vida para todos os integrantes do Comando de Greve. Se a intenção era reprimir o movimento, eles não vão conseguir", declarou Radical.

Os servidores públicos da Educação entraram em greve ontem, depois de realizar uma assembleia no Colégio Irineu Pinto. Eles pedem 13,46% de reajuste salarial e afirmam que o indíce havia sido prometido pela Prefeitura desde janeiro de 2009:

"Tivemos uma reunião e a Prefeitura prometeu repassar esse reajuste, assim que o Ministério da Educação divulgasse o índice do custo aluno. Nosso acordo era que o percentual seria retroativo a janeiro. Na última reunião que tivemos, a secretária de Educação disse que a Prefeitura não iria pagar mais e pronto. Nós queremos reabrir o diálogo", disse o sindicalista.

Segundo o Sindicato, 95% das escolas da rede municipal de ensino estão paradas: "Os 5% restantes que funcionam, o fazem precariamente e só porque os professores prestadores de serviço são pressionados pelos diretores a comparecer. Mesmo assim, poucos alunos têm ido assistir aulas", completou Radical.

Outra versão – A coordenadora de Comunicação da Prefeitura de Bayeux negou que tenha havido qualquer pressão sobre os funcionários ou intimidação aos grevistas: "Essa informação não procede. A Prefeitura não tomaria essa atitude. O governo é democrático, tem possibilitado o diálogo e não usa esse artifício", disse Patrícia Teotonio, acrescentando que a administração municipal concedeu, em janeiro, 10% de reajuste na Gratificação Específica de Atividade Docente (Gead), além de ter aumentado em 9% a remuneração dos docentes, a fim de enquadra-los no Piso Nacional. Segundo ela, o pedido de novo aumento não tem condições de ser atendido: "Desde janeiro, só 5% da verba do Fundeb foi aumentado. E isso é verba carimbada que não pode ser usada para reajustar o salário dos professores".

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Operação da PF apura fraudes em financiamentos no Pronaf

Morre em João Pessoa o empresário Manoel Bezerra, dono das pousadas Bandeirantes

Juiz determina continuidade do concurso de Bayeux, suspenso desde 2021

Anteriores

BPTran

Líder de facção criminosa de cidade em Pernambuco é preso na Paraíba

Sabadinho Bom, mulheres

Sabadinho Bom apresenta o grupo Mulheres na Roda de Samba

Ditadura nunca mais

João Pessoa terá ‘Caminhada do Silêncio’ na 2ª feira em memória das vítimas da ditadura

Lula, Gervásio e Macron

Integrante da comitiva e recepção a Macron, Gervásio comemora acordos entre Brasil e França

João Pessoa, turismo, foto site do governo da pb

Paraíba atinge média de 88% de ocupação hoteleira no feriadão

Chuvas, chuvas

Inmet emite alerta de chuvas intensas para municípios paraibanos

Carteira de trabalho 1

Sine-PB disponibiliza mais de 500 vagas de emprego em 10 municípios, a partir de segunda-feira

Ataques aos Três Poderes

Maioria dos brasileiros é contra anistia para responsáveis pelo 8/1, aponta Datafolha

Gualter Ramalho

Presidente da Unimed JP anuncia ampliação de unidades de atendimento

Plenário do Senado Federal durante sessão deliberativa semipresencial. Ordem do dia.

Plenário analisa indicações da Presidência da República para diretorias de agências reguladoras e para a recém-criada Autoridade Nacional de Proteção de Dados.

Em pronunciamento,  senador José Maranhão (MDB-PB).

Foto: Pedro França/Agência Senado

Câmara faz homenagem póstuma ao ex-governador José Maranhão