Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Sinal analógico de TV será desligado esta noite na região de João Pessoa

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Às 23h59 desta quarta-feira, 30, o sinal analógico de TV será desligado em 13 cidades da região. A decisão foi tomada pelo Gired, grupo liderado pelo presidente da Anatel, Juarez Quadros, e homologada por Gilberto Kassab, Ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), após apresentação da pesquisa realizada pelo Ibope Inteligência, que aferiu que 95% da população desta região já está preparada para receber o sinal digital. A partir de 31 de maio, só será possível assistir à programação da TV aberta pelo sinal digital, que traz muito mais qualidade de som e imagem, sem interferências, fantasmas ou chuviscos.

Para que as informações sobre a mudança no sinal de TV chegassem à toda a população​, a Seja Digital, entidade não governamental e sem fins lucrativos responsável pelo processo de migração do sinal de TV no Brasil,realizou, nos últimos 4 meses, diversas ações de mobilização social, eventos e parcerias, além de campanhas nas TVs, rádios, jornais impressos, portais e redes sociais. “Para chegar nesse resultado, contamos com a ajuda, não só dos nossos 200 mobilizadores e instaladores, mas também de voluntários, varejistas parceiros, líderes comunitários e antenistas que abraçaram o trabalho de forma que todas as pessoas, independentemente da classe social, tivessem acesso a uma TV com alta qualidade de som e imagem”, afirma Aline Fernandes, gerente regional da Seja Digital em João Pessoa.

Ao todo​,​ foram mais de 530 mutirões de agendamentos para que as famílias de menor renda pudessem retirar os kits gratuitos, cerca de 40 blitz e 25 Caravanas da TV Digital, além de ações de positivação, panfletagem e tira dúvidas, muitas vezes de porta a porta em diversos bairros e comunidades. José Geraldo Aguiar, líder comunitário do bairro Ilha do Bispo, em João Pessoa, foi um dos parceiros da entidade. “Para mim, foi muito importante participar do projeto, porque pude contribuir para que as pessoas da minha comunidade tivessem informação e garantia do seu direito de ganhar o kit gratuito. Conseguimos fazer um bom trabalho de mobilização, próximo àqueles que mais precisavam para que ninguém ficasse sem assistir TV”, conta.

Maria Aparecida, moradora do bairro Esplanada, tem direito ao kit gratuito e recebeu a equipe da Seja Digital em sua casa durante um dos mutirões. “A equipe veio aqui em casa e fez tudo rapidinho, só precisei mostrar o meu NIS e eles já conseguiram agendar para eu ir buscar o kit gratuito no dia e na hora que ficava melhor para mim. Foi muito prático​ e me ajudou muito​” afirma.

Até o momento, a Seja Digital distribuiu mais de 155 mil kits gratuitos, com antena digital e conversor, que permitiram que as famílias de menor renda continuassem assistindo aos canais abertos de televisão. Mesmo após o desligamento do sinal analógico, a entidade continuará distribuindo os kits gratuitos por pelo menos mais 30 dias.

Nos pontos de retirada, as famílias também recebem um treinamento sobre como realizar a instalação da antena digital e do conversor para que possam assistir aos seus programas favoritos com muito mais qualidade de som e imagem.

Para reforçar a orientação sobre como instalar a antena digital e o conversor, ajudando aqueles que ainda não haviam feito este procedimento, a Seja Digital organizou mais de 420 mutirões de instalação, com mobilizadores e antenistas que percorreram diversos bairros e comunidades. Em parceria com lojas do varejo, também foram realizadas duas edições do Feirão Digital, onde televisores digitais, antenas e conversores foram comercializados a preços acessíveis, com descontos. Esta ação foi uma oportunidade para aqueles que não tinham direito a retirar o kit gratuito.

“Nossa missão é não deixar ninguém para trás, então foi esse foi o foco de todo o nosso trabalho. De forma bastante humanizada, batemos de porta em porta em cada comunidade para dar o suporte que a população precisava. Informamos a população para que todos tivessem acesso a essa nova tecnologia e essa com certeza foi a maior recompensa”, afirma Aline Fernandes, gerente regional da Seja Digital.

A expectativa é que a região de João Pessoa siga os passos de Brasília, São Paulo e Recife, e em pouco tempo 100% dos domicílios tenham acesso ao sinal digital. Os canais de atendimento também continuarão à disposição da população para oferecer todo suporte necessário mesmo após o desligamento. O site www.sejadigital.com.br e a central telefônica 147 (ligação gratuita) continuam disponíveis para os moradores que ainda tiverem dúvidas sobre como se preparar para o sinal digital.

Sobre a Seja Digital

A Seja Digital (EAD – Entidade Administradora da Digitalização de Canais TV e RTV) é uma instituição não governamental e sem fins lucrativos, responsável por operacionalizar a migração do sinal analógico para o sinal digital da televisão no Brasil. Criada por determinação da Anatel, tem como missão garantir que a população tenha acesso à TV Digital, oferecendo suporte didático, desenvolvendo campanhas de comunicação e mobilização social e distribuindo kits para TV digital para as famílias cadastradas em programas sociais do Governo Federal. Também tem como objetivos aferir a adoção do sinal de TV digital, remanejar os canais nas frequências e garantir a convivência sem interferência dos sinais da TV e 4G após o desligamento do sinal analógico. Esse processo teve início em abril de 2015 e, de acordo com cronograma definido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, mais de 1300 municípios terão o sinal analógico desligado até 2018.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Arthur Urso leva “esposas” para passear sem roupa íntima na orla de João Pessoa

Professores da UFPB desistem de candidatura e apoiam Terezinha e Mônica

Anteriores

imgDescNoticia_15501649952_foto_N

Luciano Mariz anuncia apoio a Terezinha e Mônica

onibus1 (1)

Governo acompanha entrega de novos ônibus para linhas de Cabedelo

WhatsApp Image 2024-04-18 at 13.22.24

Funcionárias são exoneradas depois de filmarem creche inundada em Santa Rita

WhatsApp-Image-2024-02-09-at-06.38.52-800x500

Segundo acusado de matar lutador de MMA vai a júri em Cabedelo

diretor-do-Hospital-Padre-Ze-o-paroco-Egidio-de-Carvalho-800x500-1-750x375

Padre Egídio consegue prisão domiciliar, mas terá que usar tornozeleira

Vacina dengue

João Pessoa amplia público-alvo para vacina contra a dengue

Octávio Paulo Neto, promotor, coordenador do Gaeco

Coordenador do Gaeco explica medidas alternativas para Padre Egídio: “O processo penal não é vingança”

Polícia civil da paraíba

Homem é preso por oferecer drogas e estuprar menina de 11 anos

Wladimir Costa, ex-deputado federal, foto Câmara dos Deputados

PF prende ex-deputado federal conhecido por tatuar nome de Temer no ombro

Bruno Cunha Lima durante reunião

Prefeitura de CG assina acordo e garante corrida gratuita na Uber para mulheres vítimas de violência