O médico e secretário de Saúde do Estado, Jhony Bezerra, recebeu o título de cidadão campinense, iniciativa dos vereadores Valeria Aragão Pimentel Filho, na noite desta quinta-feira, 6. Jhony deixou hoje a secretaria de Saúde para poder disputar a prefeitura de Campina Grande. No discurso de agradecimento na tribuna, o homenageado ficou com a voz embargada quando lembrou da época em que estudava e precisava trabalhar para arcar com suas despesas. Mas, o tom político foi forte: “Coloco-me à disposição dos campinenses disposto ao trabalho incansável que essa cidade merece. Coragem nunca me faltou. Campina Grande, Rainha da Borborema, é minha casa e minha morada. Estou pronto para liderar essa cidade rumo ao desenvolvimento. Brevemente estaremos propondo o bom debate”, disse ele.
Quanto a Romero Rodrigues, ele parabenizou Jhony pelo título e pela medalha de honra ao mérito: “Ele tem uma identificação com Campina Grande e tem feito um esforço para melhorar a saúde de Campina e da Paraíba. Seja bem-vindo como nosso conterrâneo”, disse.
A solenidade foi muito prestigiada e reuniu autoridades como o presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba, Adriano Galdino, os deputados estaduais Tovar Correia Lima, Wilson Filho, João Gonçalves, Chico Mendes, além dos federais Hugo Motta, Gervásio Maia e Murilo Galdino, a secretária da Mulher e Diversidade Humana, Lídia Moura, o secretário de Administração, Tibério Limeira, entre outros.
O governador João Azevêdo não pôde comparecer, mas enviou uma mensagem ao secretário agradecendo pelo auxílio que presta à frente da Pasta. “Ele tem grandes serviços prestados a Campina Grande e à toda a Paraíba. Ele já é cidadão paraibano e tem demonstrado sua capacidade de gestão e foi fundamental para que ações implementadas pelo nosso governo na saúde tivessem excelentes resultados”.
No último dia 15 de maio, Jhony foi agraciado com o título de cidadania paraibana na Assembleia Legislativa.
A proposta havia sido dos deputados Chió e Chico Mendes.
Jhony Weslley Bezerra Costa é natural da cidade de Brejo Santo, no Ceará. É médico, pós-graduado em Saúde da Família pela UNASUS/UFPE e pós-graduado em Endoscopia Digestiva pelo Imersão Goiânia/GO. Também possui MBA em Gestão em Saúde, pela USP, e concluiu a residência em Cirurgia Geral pela Unifacisa/Trauma-CG. Foi diretor técnico e diretor geral do Hospital de Clínicas de Campina Grande, no período de junho de 2020 a março de 2022, quando foi nomeado ao cargo de Secretário Executivo de Gestão de Rede de Unidades de Saúde. Em janeiro de 2023, assumiu a titularidade da Secretaria de Estado da Saúde.