Sessão especial divulga a 3ª Edição do Prêmio ODM

A criação do prêmio Paraíba Abraça o ODM foi uma das propostas levantadas durante a sessão especial realizada na manhã de hoje na Assembléia Legislativa da Paraíba para divulgar a 3ª edição do Prêmio ODM. A propositura foi do deputado Rodrigo Soares (PT).

O Prêmio ODM Brasil é promovido pelo Governo Federal e coordenado pela Secretaria-Geral da Presidência da República, pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e pelo Movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade.

A premiação tem como objetivo incentivar ações, programas e projetos desenvolvidos por prefeituras, empresas e organizações que contribuem para o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM).

Representantes de movimentos sociais, instituições e entidades, à exemplo da Associação Paraibana de Imprensa (API), debateram na ocasião propostas e apresentaram experiências exitosas que resgatam a cidadania, diminuem a exclusão social e incentivam a solidariedade.

De acordo com o deputado Rodrigo Soares a sessão teve como intuito posicionar a ALPB à favor dos Objetivos do Milênio, “que com certeza vão melhorar a qualidade de vida das pessoas e do nosso planeta”, destacou ele.

 Para Núbia Gonçalves, coordenadora do Nós Podemos Paraíba, o Estado é hoje de grande visibilidade no movimento nacional pela cidadania e solidariedade, e sendo exemplo. “Temos que fazer com que as pessoas, as empresas e as instituições cumpram e mostrem também o que está sendo feito. Precisamos despertar nas pessoas, que eu posso, você pode e a Paraíba pode”, afirmou ela.

A idéia de lançamento de uma edição paraibana do prêmio partiu da presidente da API, Marcela Sitônio, que recebeu amplo apoio e receptividade dos presentes.

“Lançamos junto o prêmio Paraíba Abraça a ODM para que possamos construir junto com os gestores públicos do nosso Estado e da sociedade civil um momento de celebrar, identificar e obviamente chamar atenção para as boas experiências administrativas que acontecem aqui. Justamente no rumo dos objetivos do Milênio”, observou Rodrigo Soares. A expectativa é que o prêmio já ocorra no próximo ano.

Os objetivos do milênio foram definidos durante reunião da Cúpula do Milênio, realizada em Nova Iorque no ano 2000. Na ocasião líderes de 189 nações oficializaram um pacto para tornar o mundo mais solidário e mais justo até 2015.
 
Objetivos de Desenvolvimento do Milênio:
 
1.      Acabar com a extrema pobreza e a fome;
2.      Educação básica de qualidade para todos;
3.      Promover a igualdade entre sexos e a autonomia das mulheres;
4.      Reduzir a mortalidade infantil;
5.      Melhorar a saúde das gestantes;
6.      Combater o HIV/Aids, a malária e outras doenças;
7.      Garantir a sustentabilidade ambiental;
8.      Estabelecer parcerias para o desenvolvimento.

Comentários

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.