Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Sessão especial debate serviços da Cagepa

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Com a finalidade de debater a qualidade dos serviços prestados pela Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa) à população, o vereador Evandro Sérgio (PRP) realizou, durante a tarde de ontem, uma Sessão Especial na Câmara Municipal de João Pessoa. Entre os convidados estavam o Ouvidor do órgão, Humberto de Almeida e do Subsecretário do Procon Estadual, Ronaldo Albuquerque, que na ocasião foram questionados a respeito das reclamações da população devido às irregularidades da Companhia na prestação de seus serviços. As constantes reclamações a respeito da interrupção de água, cobrança indevida de taxa de esgoto ou simplesmente sobre os buracos deixados abertos após um serviço realizado nas ruas da cidade, levaram o vereador Evandro Sérgio a propor, através do requerimento n°250/2009, uma sessão especial com a presença de representantes dos órgãos envolvidos para elucidar as questões levantadas. Foram convidados os representantes do Procon Estadual, Cagepa, Prefeitura de João Pessoa e Ministério Público Estadual.

O vereador Sérgio abriu os trabalhos da Casa lamentando a ausência dos representantes da Prefeitura de João Pessoa e do Ministério Público Estadual e informou aos presentes os motivos que o levaram a propositura da sessão. Ele explicou que já havia visitado a Cagepa, acompanhado dos vereadores Bruno Farias (PPS) e Jorge Camilo (PT), mas disse que a preocupação naquele momento ainda era restrita. “Nós fomos à Cagepa reclamar dos buracos deixados na cidade. Naquele momento nossa preocupação era essa”, lembrou o vereador, destacando que a propositura da sessão que teve o objetivo de ampliar os debates e trazer outros temas que também são fruto de reclamações da população.

Para ilustrar essas reclamações, o vereador Pastor Edmilson (PRB), afirmou que existem comunidades que há anos reclamam da falta de água e não são atendidos. “Em algumas localidades da cidade as pessoas reclamam porque não tem água durante todo o dia e que a á água todos os dias vai embora à tarde”, disse o vereador cobrando respostas do Ouvidor da Cagepa, presente na oportunidade. Ele, por sua vez, respondeu dizendo que estava presente como Ouvidor e não como Advogado da entidade. “Vou me restringir a ouvir as reclamações e levar para a direção. Não vim como advogado”, disse o Ouvidor, Humberto de Almeida.

Na ocasião, o vereador Evandro Sérgio também inquiriu a respeito de outras questões, a exemplo da cobrança da taxa de esgotos. “Porque cobrar taxa de esgoto de alguém que não usa o esgoto?”, quis saber o vereador.  A resposta partiu do Subsecretário do Procon Estadual, Ronaldo Albuquerque, que justificou a cobrança dizendo que a legislação que institui a cobrança é federal. “Uma lei federal diz que se o esgoto passa na sua rua, você tem que pagar a taxa independente de usar fossa própria ou não”, respondeu ele, mas não convenceu segundo Sérgio.

Na oportunidade, o Subsecretário ainda divulgou que o número de reclamações oficiais contra a Cagepa no Procon Estadual é de apenas 91. “Para uma empresa que atende a milhões de paraibanos, 91 é um número irrisório”, disse o Subsecretário que foi imediatamente rebatido pelo vereador Jorge Camilo (PT), que estava secretariando as atividades ao lado de Sérgio, que como propositor, presidia a sessão. “Esses são os números oficias porque se a gente desmistificar a relação da sociedade com a Cagepa, que é de consumo, com certeza esse número aumenta”, frisou o vereador completando que onde ele mora, mais de 30 mil pessoas têm reclamações contra a Cagepa. “A população deve aprender a requerer seus diretos de consumidor e é por isso que essa sessão é tão importante”, frisou Jorge Camilo que fez questão de destacar a importância da sessão que, apesar de não contar com a presença massiva da população no plenário, faz parte da obrigação de cada parlamentar. “Estou estarrecido com a falta de interesse da população. Mas, essa é uma ação democrática, empreendida pelo vereador Evandro Sérgio, e a falta da população não retira nossa representatividade como parlamentar. Apesar da ausência deles, nós estamos fazendo nosso dever”, desabafou Jorge Camilo.

Para o vereador Sérgio, a sessão terá outro desdobramento. “As reclamações continuam e hoje não conseguimos obter respostas favoráveis dos órgãos. Portanto, iremos à Cagepa novamente requerer melhorias no atendimento e no abastecimento de água na cidade”, declarou Sérgio.  Ao final da sessão, ficou acordado que a Comissão de vereadores que se dirigiu à sede da Cagepa anteriormente fará outra visita à Companhia dentro de sete dias para realizar a entrega de um documento contendo as inúmeras reclamações da população.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Arthur Urso leva “esposas” para passear sem roupa íntima na orla de João Pessoa

Professores da UFPB desistem de candidatura e apoiam Terezinha e Mônica

Anteriores

Cida Gonçalves, ministra das mulheres, e João Azevêdo

João recebe ministra Cida Gonçalves e discute ampliação de políticas públicas em defesa da mulher na PB

Procon-JP fiscalização

Procon-JP notifica 19 postos após denúncias de aumento indevido no preço da gasolina

Relógios apreendidos na operação

Polícia prende em João Pessoa servidor do TJPE por suspeita de corrupção e lavagem de dinheiro

Jannyne Dantas

Justiça mantém prisão de Jannyne Dantas, ex-diretora do Hospital Padre Zé

Gaeco operação curandeiros II

Gaeco deflagra operação contra fraude para libertar presos de forma irregular

Corrida da fogueira em campina grande

Prefeitura de Campina Grande abre inscrições para Corrida da Fogueira

Técnicos do TRE-DF realizam a conferência e a lacração de urnas eletrônicas para o 1º turno das Eleições 2022.

MPPB e Procuradoria Regional Eleitoral discutem atuação de promotores nas eleições 2024

Violência contra mulheres, estupro

A cada 8 minutos, uma mulher é vítima de estupro no país

90101644-eef1-470c-865b-76d15822810a

Ministra das Mulheres participa de sessão um dia após “equívocos” do presidente da AL

joaobenedito (1)

TJ aprova criação de mais sete vagas de desembargador na PB