Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

SES realiza qualificação para Atenção Básica de Santa Rita

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

A Secretaria de Estado da Saúde realizou, na manhã desta quarta-feira (28), uma qualificação para os profissionais da Atenção Básica de Santa Rita para participarem de um projeto nacional relacionado ao diagnóstico das Hepatites Virais. A atividade foi realizada no auditório do Instituto Federal da Paraíba (IFPB) – Campus Santa Rita. Estiveram presentes representantes da SES-PB, do Complexo de Doenças Infecto Contagiosas Clementino Fraga, além de profissionais da Atenção Básica do município de Santa Rita.

Durante a atividade foram realizadas apresentações e palestras. A gerente executiva de Vigilância em Saúde, Renata Nóbrega, ressaltou o papel do estado nesse processo. “O foco nesse momento é a qualificação dos profissionais da Atenção Básica de Santa Rita, para que eles possam ficar abastecidos e qualificados quanto a essa temática. É importante lembrar que o papel do estado é justamente esse, a qualificação da Atenção Básica, além do monitoramento e avaliação do Sistema Nacional de Notificação. Estamos provocando, junto aos municípios, com o intuito de fazer uma busca ativa, ampliar mais a oferta de diagnóstico, para que, em caso positivo, possamos dar uma condução adequada ao tratamento dos pacientes”, explicou Renata.

Segundo a médica do Ambulatório de Hepatites Virais do Clementino Fraga, Juliana Barbosa, este projeto piloto selecionou apenas seis municípios no país para realizar a busca ativa de pacientes assintomáticos com diagnóstico de Hepatite B ou C durante a campanha de vacinação contra a gripe. Santa Rita foi o único município selecionado no Nordeste. “Essa é uma oportunidade para que possamos realizar a testagem rápida dos pacientes durante uma campanha de massa nacional. Vamos encontrar entre esses pacientes aqueles mais vulneráveis, e assim podemos reunir dados necessários para uma publicação de grande relevância nacional”, disse.

Juliana explicou também que o projeto tomou uma proporção maior do que inicialmente imaginado, devido à grande cooperação e adesão dos profissionais da Atenção Básica de Santa Rita. Segundo ela, este projeto terá um impacto nacional. “Durante os aproximados 40 dias da campanha de vacinação, técnicos e enfermeiros das Unidades Básicas de Saúde de Santa Rita vão realizar a testagem rápida junto com a vacinação. Esse projeto mostra à população a grande importância do diagnóstico dos pacientes com Hepatites Virais, que muitas vezes são assintomáticos. As hepatites têm tratamento e cura, mas é preciso que seja feita essa busca ativa para que possamos diagnosticar e tratar adequadamente esses pacientes”, concluiu.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Arthur Urso leva “esposas” para passear sem roupa íntima na orla de João Pessoa

Professores da UFPB desistem de candidatura e apoiam Terezinha e Mônica

Anteriores

meicartaz

MEI: prazo para entrega da declaração anual termina em maio

defensoriacampina (1)

Justiça determina nomeação de assistentes sociais em concurso de Campina Grande

Cabedelo-Forte-de-Santa-Catarina-Imagem-Daniell-Mendes-16

Iphan é condenado em ação do MPF e deve aumentar segurança na Fortaleza de Santa Catarina

rest week (1)

Paraíba Restaurant Week chega à reta final em 45 restaurantes de João Pessoa

Luciene Gomes, 1

TCE dá prazo para Luciene Gomes justificar contrato de R$ 19 milhões para melhoria da iluminação pública

Animais adoção em jp

Governo promove neste sábado, em Mangabeira, feira de educação, cuidados e adoção animal

Festas

MP recomenda medidas para eventos festivos em cinco municípios paraibanos

padre egidio ex diretor hospital padre ze

Padre Egídio tem alta hospitalar e passa a cumprir prisão domiciliar

Câmara municipal de Patos

Vereadores de Patos aprovam reajuste de 70% no próprio salário, que começa a valer em 2025

Cigarros eletrônicos

Anvisa decide hoje se mantém proibida a venda de cigarros eletrônicos