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Servidores reclamam de filas e BB promete aumentar funcionários

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O primeiro dia de cadastro de novas contas de servidores públicos estaduais no Banco do Brasil foi marcado por reclamações, tumulto e filas no Espaço Cultural, onde acontece o atendimento ao funcionalismo lotado na capital paraibana. Entre as muitas queixas, a professora Célia Tomaz de Lima disse que o serviço do BB deixou a desejar: "O atendimento é péssimo. Eu estava satisfeita no Banco Real. Os funcionários não entendem porque trocaram o banco", declarou. Mais enfática que ela, a radialista Angelita Lucas também reclamou: "É um absurdo. Não sei como fizeram isso com os idosos. Meu pai tem 79 anos e tem doenças crônicas. Ele já desmaiou. Uma senhora grávida também passou mal. O banco não dá assistência e nem um copo de água".

O gerente Francisco Alves minimizou as reclamações dos novos clientes, mas admitiu que não havia estimativa prévia dos idosos e pessoas com necessidades especiais.

Governo – O governador José Maranhão reuniu hoje de manhã os dirigentes de todas as empresas integrantes da administração indireta estadual, para assinatura dos termos de adesão que compõem o contrato de exclusividade com o Banco do Brasil para pagamento da folha de pessoal.

A reunião aconteceu no auditório da Escola do Serviço Público do Estado da Paraíba (Espep), no Bairro de Mangabeira, em João Pessoa, e contou com a participação dos secretários Antônio Fernandes, da Administração; Marcelo Weick, chefe da Casa Civil do Governador, e Marcus Ubiratan Guedes Pereira, das Finanças, além do superintendente estadual do Banco do Brasil, Carlos Alberto Ramos Silva.

Com a assinatura dos termos de adesão, o processo entrou definitivamente na fase de transição, de migração das contas da antiga instituição financeira para o Banco do Brasil, segundo enfatizou o secretário Marcelo Weick, informando que o Governo do Estado solicitou à direção do BB o máximo de celeridade na execução do processo de cadastramento dos servidores, que está em andamento e com prazo de conclusão até o dia 16 deste mês (próxima quarta-feira).

Ele lembrou que o contrato com o Banco do Brasil prevê, além do bom atendimento, benefícios para os funcionários estaduais, e reafirmou que a negociação com a instituição pública de crédito proporcionou ao Governo do Estado um aporte de recursos de R$ 210 milhões que irão reforçar o trabalho de reconstrução da Paraíba por meio de investimentos adicionais nas diversas áreas da administração, com destaque a saúde, educação e segurança pública.

Providências do BB – Presente à reunião, o superintendente do Banco do Brasil na Paraíba, Carlos Alberto Ramos Silva, informou que a instituição já está tomando as providências necessárias para agilizar ainda mais os trabalhos relacionados ao recadastramento que foi iniciado nesta sexta-feira e que se prolongará até aproxima quarta-feira, dia 16.

Uma das medidas adotadas, segundo ele, é a ampliação do número de funcionários envolvidos na operação, inclusive durante o fim de semana. Outra é a flexibilização da exigência do instrumento de "Procuração", que a princípio deveria ser específica para o Banco do Brasil, mas que agora pode ser de caráter geral, ficando a apresentação do documento específico para um segundo momento.

No caso das pessoas com restrição de crédito, o superintendente reafirmou que as contas foram abertas normalmente, sem nenhum prejuízo para esses servidores. Quanto à liberdade de escolha da agência que melhor convier, Carlos Alberto reafirmou que os funcionários estaduais poderão exercê-la já a partir do mês de fevereiro de 2010. Antes disso, eles tratarão dos seus interesses junto às agências para as quais suas contas foram direcionadas de forma aleatória, neste primeiro momento.

O cadastro – O processo de cadastramento, feito em horário ampliado (das 7h às 20h), terá sequência neste sábado (12) com o atendimento aos servidores cujos nomes se iniciam com as letras E, F, G e H. No domingo (13) será a vez de quem tem as iniciais I, J, K e L. Na segunda-feira (14) apenas o pessoal da letra M; na terça-feira (15) aqueles que têm como iniciais as letras N, O, P, Q, R, S e T, e na quarta-feira (16) os servidores que têm nomes iniciados com as letras U, V, W, X, Y e Z.

Em João Pessoa, o posto de atendimento funciona no Espaço Cultural José Lins do Rêgo, no Bairro de Tambauzinho; em Campina Grande, os trabalhos são realizados na sede da Associação Atlética Banco do Brasil (AABB), e nas cidades de Guarabira, Patos, Sousa e Cajazeiras os servidores estaduais estão sendo atendidos nas agências do Banco do Brasil.

Para facilitar os trabalhos, os servidores devem chegar aos locais de atendimento munidos de originais e cópias dos seguintes documentos: CPF, Carteira de Identidade (RG ou CNH), comprovante de residência emitido há pelo menos 90 dias e comprovante de renda (contracheque).

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