Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Servidores que não se recadastraram terão nova oportunidade

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Cerca de 9 mil servidores públicos estaduais que não se recadastraram durante o Censo Previdenciário realizado no final do ano passado terão nova oportunidade para legalizar suas situações perante o Cadastro da PBPrev – Paraíba Previdência. A última fase do censo terá início na próxima segunda-feira (11) e será realizada até o dia 29, segundo confirmou o presidente em exercício da PBPrev, Diogo Flávio Lyra Batista.

“Nós vamos oportunizar a esses 9 mil servidores que não se recadastraram essa última chance de se apresentarem ao Estado da Paraíba, como servidores ou como beneficiários, para atualizarem seus dados. Assim, nós teremos um banco de dados mais adequado até para planejamento futuro da própria Previdência estadual”, ressaltou, acrescentando que nesta última fase, e em razão de o número de servidores ser relativamente pequeno (menos de dez por cento do total de funcionários), serão instalados postos de recadastramento apenas em João Pessoa (no Espaço Cultural José Lins do Rêgo, em Tambauzinho) e em Patos, onde a sede da PBPrev está localizada à Rua Pedro Firmino, n° 265, no Centro da cidade.

Para os funcionários que não possam comparecer aos postos de João pessoa e Patos, a PBPrev estará facultando outras formas de cadastramento: meios postais ou comparecimento em qualquer uma das unidades regionais da empresa estatal. “Estaremos recebendo a documentação para recadastramento também em Campina Grande (Rua Agente Fiscal Agenor Vasconcelos, s/n, bairro do Catolé), em Guarabira (Avenida Pedro II, n° 197, Centro) e em Cajazeiras (Avenida Padre Rolim, n° 126, Centro)”, informou Diogo Lyra.

Reunião – Os detalhes para a retomada do recadastramento foram acertados durante reunião ocorrida na última quarta-feira (6) na sala da Presidência da PBPrev, oportunidade em que o presidente Diogo Lyra  e os representantes da empresa Exata (responsável pela execução da primeira fase do projeto, realizada no ano passado) firmaram o compromisso de os trabalhos serem realizados da melhor forma possível.

Histórico – O recadastramento faz parte de um projeto do Governo Federal que engloba um conjunto de atividades voltadas para os regimes próprios de previdência social objetivando conferir uma maior certeza das informações previdenciárias e também prover os regimes de uma melhor estrutura. A iniciativa se deva ao alto grau de desatualização dos sistemas de informação dos órgãos previdenciários estaduais.

“Para você ter uma idéia, a situação do cadastro era tão precária que não havia quase nenhum dependente legal dos servidores cadastrado no sistema. Então, não tinha como o Estado formular uma política previdenciária mais adequada porque ele desconhecia a existência de dependentes legais, e quando um servidor vinha a falecer, o Estado não tinha como precisar o impacto desse falecimento na Carteira Previdenciária porque não sabia quantas pessoas seriam dependentes dele; se ele era casado, se não era, se tinha filhos em idade de dependência… Não se tinha idéia do perfil remuneratório do servidor público do Estado”, ressaltou o presidente da PBPrev, Diogo Lyra.

Segundo ele, dentro do cronograma estabelecido pelo Ministério da Previdência estava acertada a realização de um senso previdenciário no Estado da Paraíba até o final de 2010. Os trabalhos chegaram a ser iniciados e atenderam um universo de 90% do funcionalismo, mas faltaram se recadastrar pouco mais de 9 mil servidores. Daí a necessidade de retomada do processo por parte do Governo atual.

Com a conclusão do censo, o sistema de cadastro da PBPrev passará a contar com informações importantes e atualizadas capazes de melhorar não somente as condições de trabalho e funcionamento do próprio órgão, mas a própria prestação de serviços ao conjunto dos servidores. Além disso, a PBPrev será beneficiada com incentivos do Ministério da Previdência, uma vez que, segundo informou Diogo, “à medida que o Estado vai cumprindo as exigências do projeto, o sistema previdenciário estadual recebe retornos na área de informática, como equipamentos e outros produtos afins”.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Arthur Urso leva “esposas” para passear sem roupa íntima na orla de João Pessoa

Professores da UFPB desistem de candidatura e apoiam Terezinha e Mônica

Anteriores

alagamento chuva cbtu

Chuvas intensas atingem Grande João Pessoa; há quedas de árvores e pontos de alagamento

coronavirus covid19 mascara FOTO Pixabay

Infogripe: Fiocruz aponta aumento de casos de síndrome respiratória na Paraíba

meicartaz

MEI: prazo para entrega da declaração anual termina em maio

defensoriacampina (1)

Justiça determina nomeação de assistentes sociais em concurso de Campina Grande

Cabedelo-Forte-de-Santa-Catarina-Imagem-Daniell-Mendes-16

Iphan é condenado em ação do MPF e deve aumentar segurança na Fortaleza de Santa Catarina

rest week (1)

Paraíba Restaurant Week chega à reta final em 45 restaurantes de João Pessoa

Luciene Gomes, 1

TCE dá prazo para Luciene Gomes justificar contrato de R$ 19 milhões para melhoria da iluminação pública

Animais adoção em jp

Governo promove neste sábado, em Mangabeira, feira de educação, cuidados e adoção animal

Festas

MP recomenda medidas para eventos festivos em cinco municípios paraibanos

padre egidio ex diretor hospital padre ze

Padre Egídio tem alta hospitalar e passa a cumprir prisão domiciliar