A Sala do Viajante do Centro Municipal de Imunizações (CMI) voltará a atender o público das 8h às 14h a partir desta segunda-feira (2). O retorno ao horário normal ocorre devido à estabilização do fluxo de usuários atendidos no serviço.
De acordo com Daniel Batista, gerente da Vigilância Epidemiológica (Viep) da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), o horário havia sido ampliado no início do ano por conta do período de férias. “De dezembro até fevereiro, houve um aumento de usuários na busca pelas vacinas. Passado este período, há uma diminuição da demanda”, explicou.
Durante este período, a Sala do Viajante estava funcionando em três turnos e distribuindo 200 fichas diariamente. Com a diminuição da demanda e a volta ao horário normal, serão distribuídas 70 fichas, garantindo o atendimento diário ao público que necessitar do serviço.
As vacinas disponibilizadas pela Sala do Viajante variam de acordo com o destino do usuário. A mais comum exigida em diversas localidades do Brasil e no exterior é a da febre amarela. Para tomar a vacina, o usuário precisa apresentar um documento de comprovação de viagem para área de risco, apresentar o cartão SUS e um documento de identificação.
Além de orientações para viagens nacionais, a Sala do Viajante também orienta quem viaja para o exterior, já que para determinados lugares é necessário apresentar o Cartão Internacional do Viajante. Esse cartão internacional é confeccionado no CMI com a apresentação do passaporte.
CMI – O Centro Municipal de Imunizações (CMI) oferta diversas vacinas como a tríplice viral, meningocócica C, hepatite A, hepatite B, BCG, DTP, rotavírus, antirrábica humana e febre amarela. O horário de funcionamento continua sendo de segunda à sexta-feira, das 8h às 16h. Durante os finais de semana e feriados, o serviço funciona das 8h às 12h, apenas para a vacina antirrábica.