Serra é lançado à presidência e convida Cícero para coordenar campanha

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Cláudia Carvalho

O ex-governador de São Paulo, José Serra, será anunciado hoje, em um grandioso evento promovido – 3.500 pessoas são esperadas – por seu partido, como o pré-candidato do PSDB à Presidência da República. Com direito a ter Ana Hickman como mestre de cerimônia, o tucano deverá ainda hoje formalizar ao senador Cícero Lucena, o convite e intimá-lo ao engajamento imediato no cargo de coordenador de campanha no Nordeste. A abordagem já foi antecipada ao tucano paraibano em reunião mantida no dia de ontem. Cícero, embora envaidecido, não deu uma resposta definitiva.

A cúpula tucana nacional, contudo, já dá como certa a aceitação de Cícero Lucena e conta com ele para deflagar as articulações referentes à campanha tucana. Elogiado por José Serra e Sérgio Guerra, a demora do senador em declarar que aceita se dá pela extrema dificuldade em ceder em sua pré-candidatura ao Governo, liberando os tucanos paraibanos para a aliança esperada com o ex-prefeito de João Pessoa, Ricardo Coutinho (PSB).

Apesar disso, segundo o Parlamentopb apurou, o próprio Cícero Lucena já deu demonstrações de que retirará sua condição de pré-candidato. A bancada do PSDB deve divulgar um documento solicitando sua renúncia em prol do projeto maior para o partido, que é a eleição de Serra. Pressionado na cúpula e no Estado, não restaria outra alternativa a Cícero que não fosse desistir de concorrer ao Governo. Uma das exigências já ventiladas para sair de cena seria a liberação de punição a eventuais dissidentes – como o deputado João Gonçalves – que não apoiará Ricardo e deve se compor com José Maranhão.

Serra e Ricardo – Com a renúncia de Cícero Lucena, o ex-prefeito de João Pessoa, Ricardo Coutinho, não será obrigado a votar em Serra para presidente. O ex-governador de São Paulo já sabe disso e conta com a maleabilidade de Ciro Gomes – que já deu carta branca para que o socialista da capital receba outros presidenciáveis – para ter um anfitrião na capital paraibana, embora entenda que Ricardo tem compromisso com Ciro ou, em última instância, com Dilma Rousseff, se o cearense desistir de concorrer ao Planalto.

Neste cenário, o palanque de Serra seria garantido por Cássio Cunha Lima e demais tucanos paraibanos.

O ato para o lançamento de José Serra será feito no espaço de eventos Brasil 21, em Brasília. Como a legislação eleitoral só permite o início das campanhas em julho, o PSDB decidiu realizar o evento em um sábado, previsto para ter início às 9h e encerrar às 13h.
 

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

João Azevêdo anuncia investimentos de R$ 11,5 bilhões em novas obras

Moraes pede a Bolsonaro que apresente convite para posse de Trump

Anteriores

Cagepa PB

João Azevêdo anuncia contratação imediata de 80 concursados da Cagepa

Donald Trump

Trump acaba com home office de 1 milhão de funcionários públicos

remedioemcasa

‘Remédio em Casa’ amplia público-alvo e passa a beneficiar pacientes a partir de 50 anos

antonieta

Antoniêta, mãe de Romero Rodrigues, morre aos 93 anos

2camara

Ex-prefeito deve devolver R$ 93 mil por gastos não comprovados com aquisição de alimentos

sedec_celest_foto_dayseeuzebio-1-scaled

Celest inscreve para mais de 700 vagas em cursos de línguas estrangeiras e Libras

70f8db31-519b-4dbb-9878-2a45b16ec120

PRF na Paraíba apreende veículo adulterado, flagra condutor embriagado e prende foragido

8d276d5638f451862979bf1450cd2c2d

Motoristas de ônibus de João Pessoa discutem possibilidade de greve em reunião nesta terça

urso1

Governo lança edital Prêmio Paraíba Folia para apoiar e incentivar agremiações carnavalescas

awa

Menina de 6 anos é encontrada morta em barreiro na zona rural de Taperoá