Sérgio Fernandes Baltoré recebe cidadania campinense

Em cumprimento a propositura do vereador Fernando Carvalho, a Casa de  Félix  Araújo concedeu sexta-feira, dia 7 de agosto, às 19 hs, na Câmara Municipal de Campina Grande, à rua Santa Clara, sn, São José, em Sessão Solene o Título de Cidadania Campinense ao senhor Sérgio Fernandes Baltoré, ex-superintendente do Aeroporto João Suassuna.

Sérgio Baltoré nasceu em 06/03/1962 em Porto Alegre, RS. Primeiro filho de uma família de pai gaúcho e militar da Aeronáutica e de mãe carioca e do lar. Residiu em Porto Alegre e Canoas até os três anos, onde ganhou mais dois irmãos, Paulo e Lúcio.

Em 1979 prestou concurso para a AFA – Academia da Força Aérea e passou.  Estudou como cadete até o final de 1981 quando resolveu sair da academia e cursar uma faculdade. O destino o colocou na UFRJ para estudar Meteorologia, onde se formou em 1985. Antes disso já trabalhava, foi vendedor de calçados da C e A modas e depois estagiário no Centro Meteorológico da TASA ( Telecomunicações Aeronáuticas S.A.)  no aeroporto internacional do Rio de Janeiro – Galeão a partir de 1984.

Em 1993 foi convidado para implantar e chefiar o Grupamento de  Telecomunicações Aeronáuticas de João Pessoa onde atingiu grande amadurecimento e sucesso na missão. Em 1996, a TASA foi incorporada à  INFRAERO, e Sérgio foi designado Chefe da Seção de Navegação Aérea do aeroporto de João Pessoa até o ano 2000. Neste período cursou um MBA na FGV e se formou em Administração de empresas na UNIPE.

Em 01/02/2005 assumiu a gestão do Aeroporto Presidente João Suassuna até 01/fev/2009, exatos quatro anos, onde se sentiu extremamente feliz e valorizado  com a receptividade do povo campinense.

Permaneceu em Campina Grande por quatro anos onde conheceu pessoas e fez  muitos amigos. Entre estas, sua esposa, conhecida durante o São João de 2005. Casou com Rossana Marques Porto, filha de proeminente e digna família de Campina Grande. Neste período na cidade,   participou do São João, dos jogos do Treze, de diversos eventos, solenidades e campanhas da cidade. Foi membro do Rotary e realizou parcerias com diversas instituições campinenses. Realizou gestão de resultados no aeroporto João Suassuna e implantou projeto social. Sua atuação como gestor e os resultados alcançados, chamou atenção da Superintendência Regional do Nordeste e da Diretoria da INFRAERO.

No final de 2008 foi sondado para assumir o Aeroporto Internacional Pinto Martins  em Fortaleza e aceitou o convite sendo designado em 02/02/2009.


Discurso de agradecimento de Sérgio Baltoré:

Exmo Sr. Presidente, em nome do qual cumprimento todas as autoridades aqui presentes,

Agradeço a presença de todos: minha família, filha e família da minha esposa. amigos de Fortaleza, de João Pessoa, do aeroporto KG. Rotary, da FIEP, UFCG e de outras instituições

Durante exatos quatro anos trabalhei como Superintendente do aeroporto João Suassuna. Foram muitas ações, de manutenção e melhoria da infraestrutura, todas visando o atendimento dos passageiros e usuários, fornecendo conforto e facilidades, em sintonia com as normas de segurança. Tudo isto encaro como obrigação como função de um servidor público. Todavia, além disso, realizei com o apoio da briosa equipe da Infraero , outras ações, que resultaram no reconhecimento do trabaho:

Principais ações durante a administração do Aeroporto Presidente João Suassuna junto à comunidade:

1- Implantação da Coleta Seletiva firmando termo de cooperação junto a Cooperativa de Catadores de material reciclado de Campina Grande, cumprindo o decreto 5940. A Infraero foi a primeira empresa pública federal no município a cumprir este decreto; 2- Regularização e incremento de mais taxistas para operação no terminal, com treinamento de atendimento ao cliente em parceria com o Parahyba Convention Bureau; 3- Implantação de projeto social em parceria com a FIEP, SENAI e Rotary Club de Campina Grande. atendendo comunidades carentes do entorno do Aeroporto, com fornecimento de curso de informática básica. Nos últimos 04 anos mais de 500 jovens e adultos foram formados; 4- Participação efetiva em campanhas, projetos, palestras e eventos que contribuíssem para a difusão da atividade aérea e aeroportuária, do meio ambiente e da saúde; 5- Realização de Sessão Solene da CMCG comemorativa ao Centenário do vôo do 14 BIS, no aeroporto João Suassuna. Primeira e única Sessão de uma Câmara Municipal realizada em um aeroporto; 6- Palestra sobre drogas para jovens, em parceria com o DPF;  7- Utilização de espaço no aeroporto apoiando ações culturais locais e da tradição junina.

Por tudo isso, faço agora os meus agradecimentos, a diversas instituições e pessoas que muito colaboraram com a administração do aeroporto e que me apoiaram enquanto lá estive:

A DEUS que me propiciou saúde e disposição para exercer o meu trabalho; Aos meus pais que me educaram com carinho, atenção e esmero e que com seus exemplos me ensinaram a ser uma pessoa de bem e a trilhar o caminho da honestidade e da responsabilidade; A minha querida esposa Rossana pela compreensão nos momentos de ausência, pelo companheirismo, amor e apoio nos momentos difíceis; À valorosa equipe do aeroporto Preso João Suassuna, incluída a SCI, sem a qual eu não conseguiria os resultados alcançados; À PMCG, seus secretários e ao prefeito Veneziano pelo apoio e convivência cordial, e sincera no trato das questões envolvendo o aeroporto e nos momentos agradáveis durante solenidades e nas festas juninas; Ao Trade Turístico Paraibano, principalmente o Parahyba Convention Bureau com o qual firmamos parceria;

Ao parceiros do projeto social do Aeroporto, FIEP, Senai e Rotary Club de CG; Aos jovens e adultos do Projeto Social "Profissionais do Futuro" que me emocionaram nas cerimônias de entrega de diplomas, pelo seu exemplo de esforço, dedicação e alegria, apesar de todas as dificuldades enfrentadas pelos mesmos; Ao professores Raimundo Nonato, João Tertuliano e Luiza Cirne da UFCG nas parcerias firmadas e na participação dos eventos no aeroporto; Aos órgãos de segurança pública, PM, DPF e PC nos trabalhos rotineiros de segurança e nos treinamentos realizados no aeroporto, ao DPF, faço um agradecimento especial, pela cessão de agentes para realização de palestras anti-drogas no aeroporto;

Ao Governo do Estado, Prefeitura, CDL, AACG e o Trade turístico nas ações em prol da implantação de vôos comerciais no município; Ao 31 BIMTZ pela convivência fraternal, participação em solenidades, treinamentos e nas diversas homenagens prestadas a minha pessoa e à INFRAERO; Ao valoroso Rotary Club e a todos os companheiros rotarianos, pela convivência gentil e agradável;

Ao pessoal a ESAC – aqui presentes, desejo todo o sucesso a esta nova instituição; À imprensa campinense e paraibana pelo trato respeitoso, cordial e, sobretudo, profissional; À CMCG, por permitir espaço democrático para esclarecimentos a sociedade através das tribunas livres e por ter aprovado o meu título de cidadão;

Faço um agradecimento especial ao vereador Fernando Carvalho, político sério, honesto, pai de família exemplar e preocupado com o povo e os destinos desta cidade, pela sua atenção, carinho, cordialidade, respeito e no apoio ao atendimento às demandas do aeroporto, e no acompanhamento das ações por mim realizadas em prol da comunidade e que culminaram na propositura do recebimento do título de cidadão, o que muito me honra e envaidece. De muitos sentimentos valiosos que existem na vida, um dos mais importantes é o do reconhecimento, pois este fica marcado para sempre na memória.

O que estou sentindo, neste momento, estimado vereador, é único e inesquecível, pois nunca imaginei estar aqui recebendo esta dignificante honraria.

Finalizando, digo, que recentemente, deixei a bela e desenvolvida cidade de Campina Grande, de clima agradável e calor humano latente, com o coração dividido pela tristeza do afastamento e a alegria da promoção para o Aeroporto de Fortaleza. Aqui cheguei há quatro anos, solteiro, fui muito bem recebido por todos e acabei casando com uma filha legítima desta terra. Como não poderia ser diferente, a conheci durante o São João de 2005 e no dia de Santo Antônio. O resultado todos já conhecem. Obrigado Campina. Tu demonstras ser és fiel à letra de seu hino, que diz: "és oficina de ilustres varões e Canaã de leais forasteiros." Por isso, tua glória revive Campina Grande, e permanecerá na imagem e na minha memória, para sempre."

Muito Obrigado!

Comentários

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.