Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Sérgio Fernandes Baltoré recebe cidadania campinense

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Em cumprimento a propositura do vereador Fernando Carvalho, a Casa de  Félix  Araújo concedeu sexta-feira, dia 7 de agosto, às 19 hs, na Câmara Municipal de Campina Grande, à rua Santa Clara, sn, São José, em Sessão Solene o Título de Cidadania Campinense ao senhor Sérgio Fernandes Baltoré, ex-superintendente do Aeroporto João Suassuna.

Sérgio Baltoré nasceu em 06/03/1962 em Porto Alegre, RS. Primeiro filho de uma família de pai gaúcho e militar da Aeronáutica e de mãe carioca e do lar. Residiu em Porto Alegre e Canoas até os três anos, onde ganhou mais dois irmãos, Paulo e Lúcio.

Em 1979 prestou concurso para a AFA – Academia da Força Aérea e passou.  Estudou como cadete até o final de 1981 quando resolveu sair da academia e cursar uma faculdade. O destino o colocou na UFRJ para estudar Meteorologia, onde se formou em 1985. Antes disso já trabalhava, foi vendedor de calçados da C e A modas e depois estagiário no Centro Meteorológico da TASA ( Telecomunicações Aeronáuticas S.A.)  no aeroporto internacional do Rio de Janeiro – Galeão a partir de 1984.

Em 1993 foi convidado para implantar e chefiar o Grupamento de  Telecomunicações Aeronáuticas de João Pessoa onde atingiu grande amadurecimento e sucesso na missão. Em 1996, a TASA foi incorporada à  INFRAERO, e Sérgio foi designado Chefe da Seção de Navegação Aérea do aeroporto de João Pessoa até o ano 2000. Neste período cursou um MBA na FGV e se formou em Administração de empresas na UNIPE.

Em 01/02/2005 assumiu a gestão do Aeroporto Presidente João Suassuna até 01/fev/2009, exatos quatro anos, onde se sentiu extremamente feliz e valorizado  com a receptividade do povo campinense.

Permaneceu em Campina Grande por quatro anos onde conheceu pessoas e fez  muitos amigos. Entre estas, sua esposa, conhecida durante o São João de 2005. Casou com Rossana Marques Porto, filha de proeminente e digna família de Campina Grande. Neste período na cidade,   participou do São João, dos jogos do Treze, de diversos eventos, solenidades e campanhas da cidade. Foi membro do Rotary e realizou parcerias com diversas instituições campinenses. Realizou gestão de resultados no aeroporto João Suassuna e implantou projeto social. Sua atuação como gestor e os resultados alcançados, chamou atenção da Superintendência Regional do Nordeste e da Diretoria da INFRAERO.

No final de 2008 foi sondado para assumir o Aeroporto Internacional Pinto Martins  em Fortaleza e aceitou o convite sendo designado em 02/02/2009.


Discurso de agradecimento de Sérgio Baltoré:

Exmo Sr. Presidente, em nome do qual cumprimento todas as autoridades aqui presentes,

Agradeço a presença de todos: minha família, filha e família da minha esposa. amigos de Fortaleza, de João Pessoa, do aeroporto KG. Rotary, da FIEP, UFCG e de outras instituições

Durante exatos quatro anos trabalhei como Superintendente do aeroporto João Suassuna. Foram muitas ações, de manutenção e melhoria da infraestrutura, todas visando o atendimento dos passageiros e usuários, fornecendo conforto e facilidades, em sintonia com as normas de segurança. Tudo isto encaro como obrigação como função de um servidor público. Todavia, além disso, realizei com o apoio da briosa equipe da Infraero , outras ações, que resultaram no reconhecimento do trabaho:

Principais ações durante a administração do Aeroporto Presidente João Suassuna junto à comunidade:

1- Implantação da Coleta Seletiva firmando termo de cooperação junto a Cooperativa de Catadores de material reciclado de Campina Grande, cumprindo o decreto 5940. A Infraero foi a primeira empresa pública federal no município a cumprir este decreto; 2- Regularização e incremento de mais taxistas para operação no terminal, com treinamento de atendimento ao cliente em parceria com o Parahyba Convention Bureau; 3- Implantação de projeto social em parceria com a FIEP, SENAI e Rotary Club de Campina Grande. atendendo comunidades carentes do entorno do Aeroporto, com fornecimento de curso de informática básica. Nos últimos 04 anos mais de 500 jovens e adultos foram formados; 4- Participação efetiva em campanhas, projetos, palestras e eventos que contribuíssem para a difusão da atividade aérea e aeroportuária, do meio ambiente e da saúde; 5- Realização de Sessão Solene da CMCG comemorativa ao Centenário do vôo do 14 BIS, no aeroporto João Suassuna. Primeira e única Sessão de uma Câmara Municipal realizada em um aeroporto; 6- Palestra sobre drogas para jovens, em parceria com o DPF;  7- Utilização de espaço no aeroporto apoiando ações culturais locais e da tradição junina.

Por tudo isso, faço agora os meus agradecimentos, a diversas instituições e pessoas que muito colaboraram com a administração do aeroporto e que me apoiaram enquanto lá estive:

A DEUS que me propiciou saúde e disposição para exercer o meu trabalho; Aos meus pais que me educaram com carinho, atenção e esmero e que com seus exemplos me ensinaram a ser uma pessoa de bem e a trilhar o caminho da honestidade e da responsabilidade; A minha querida esposa Rossana pela compreensão nos momentos de ausência, pelo companheirismo, amor e apoio nos momentos difíceis; À valorosa equipe do aeroporto Preso João Suassuna, incluída a SCI, sem a qual eu não conseguiria os resultados alcançados; À PMCG, seus secretários e ao prefeito Veneziano pelo apoio e convivência cordial, e sincera no trato das questões envolvendo o aeroporto e nos momentos agradáveis durante solenidades e nas festas juninas; Ao Trade Turístico Paraibano, principalmente o Parahyba Convention Bureau com o qual firmamos parceria;

Ao parceiros do projeto social do Aeroporto, FIEP, Senai e Rotary Club de CG; Aos jovens e adultos do Projeto Social "Profissionais do Futuro" que me emocionaram nas cerimônias de entrega de diplomas, pelo seu exemplo de esforço, dedicação e alegria, apesar de todas as dificuldades enfrentadas pelos mesmos; Ao professores Raimundo Nonato, João Tertuliano e Luiza Cirne da UFCG nas parcerias firmadas e na participação dos eventos no aeroporto; Aos órgãos de segurança pública, PM, DPF e PC nos trabalhos rotineiros de segurança e nos treinamentos realizados no aeroporto, ao DPF, faço um agradecimento especial, pela cessão de agentes para realização de palestras anti-drogas no aeroporto;

Ao Governo do Estado, Prefeitura, CDL, AACG e o Trade turístico nas ações em prol da implantação de vôos comerciais no município; Ao 31 BIMTZ pela convivência fraternal, participação em solenidades, treinamentos e nas diversas homenagens prestadas a minha pessoa e à INFRAERO; Ao valoroso Rotary Club e a todos os companheiros rotarianos, pela convivência gentil e agradável;

Ao pessoal a ESAC – aqui presentes, desejo todo o sucesso a esta nova instituição; À imprensa campinense e paraibana pelo trato respeitoso, cordial e, sobretudo, profissional; À CMCG, por permitir espaço democrático para esclarecimentos a sociedade através das tribunas livres e por ter aprovado o meu título de cidadão;

Faço um agradecimento especial ao vereador Fernando Carvalho, político sério, honesto, pai de família exemplar e preocupado com o povo e os destinos desta cidade, pela sua atenção, carinho, cordialidade, respeito e no apoio ao atendimento às demandas do aeroporto, e no acompanhamento das ações por mim realizadas em prol da comunidade e que culminaram na propositura do recebimento do título de cidadão, o que muito me honra e envaidece. De muitos sentimentos valiosos que existem na vida, um dos mais importantes é o do reconhecimento, pois este fica marcado para sempre na memória.

O que estou sentindo, neste momento, estimado vereador, é único e inesquecível, pois nunca imaginei estar aqui recebendo esta dignificante honraria.

Finalizando, digo, que recentemente, deixei a bela e desenvolvida cidade de Campina Grande, de clima agradável e calor humano latente, com o coração dividido pela tristeza do afastamento e a alegria da promoção para o Aeroporto de Fortaleza. Aqui cheguei há quatro anos, solteiro, fui muito bem recebido por todos e acabei casando com uma filha legítima desta terra. Como não poderia ser diferente, a conheci durante o São João de 2005 e no dia de Santo Antônio. O resultado todos já conhecem. Obrigado Campina. Tu demonstras ser és fiel à letra de seu hino, que diz: "és oficina de ilustres varões e Canaã de leais forasteiros." Por isso, tua glória revive Campina Grande, e permanecerá na imagem e na minha memória, para sempre."

Muito Obrigado!

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Exaustão, sobrecarga… por que não reconhecemos os nossos limites?

Presidente do PT é acusado de cometer etarismo contra Luiz Couto

Incidente no Restaurante Garden: entenda o que realmente aconteceu

Anteriores

joaobelga

Paraíba terá Centro de Distribuição e fábrica de esquadrias de PVC de empresa da Bélgica

Artêmio Picanço, advogado

Advogado considera “surreal” decisão da Justiça da Argentina pela prisão domiciliar de Antônio Neto; veja

Igreja Matriz de Monteiro

Polícia procura mulher suspeita de furtar dinheiro de ofertas da Igreja Matriz, de Monteiro

PF Operação Rescue

Operação da PF prende homem por armazenar imagens de abuso sexual de crianças

Concurso, freepik 1

MP recomenda retificação de edital do concurso para Guarda Civil de Santa Rita

PF operação Pombo, Objetos encontrados em casa de funcionários dos correios

PF investiga desvio de encomendas dos Correios e apreende objetos em casa de servidor

João Pessoa linda demais, secom pb

João Pessoa é destaque entre os Top 10 Destinos de Viagem para o mês de julho

Fábio Andrade, procurador-geral do Estado

Estado aprova lista de acordos diretos de precatórios com 593 propostas e R$ 78 milhões

Sérgio Moro 22

Por unanimidade, TSE rejeita cassação do mandato de Sergio Moro

Perilo Lucena, juiz

Ação alerta contra abuso e exploração sexual infantil nos festejos juninos de CG