Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Será Queiroguinha, e não Queiroga, o candidato a deputado?!…

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Não concebo, como satisfatório, um sistema eleitoral que, como único pré-requisito de candidatura, seja tão só a idade mínima. Reporto-me, portanto, a um sistema que nada fixa sobre, por exemplo, experiência anterior exigível à função para a qual alguém se candidate. Ou seja, a de que para atuar como Deputado Estadual houvesse a pré-condição de já ter atuado como Vereador. Para exercer a Deputação Federal, ter tido a experiência de Deputado Estadual. E sob essa lógica fixar-se-iam as condições para a candidatura aos diversos cargos eletivos do Poder Legislativo, sendo óbvia a  flexibilização, por exemplo, para quem pleiteie uma vaga de Vereador por corresponder ao grau inicial no âmbito do Poder Legislativo.

Esta mesma lógica concebo-a em relação ao Poder Executivo. Entendo que até para o eleitor seria bem mais promissor votar em um candidato a Governador avaliando como foi sua gestão enquanto Prefeito. Também muito mais facilitador seria ao eleitor votar para  Presidente da República avaliando como foi a respectiva gestão enquanto Governador.

Mas, nossa legislação – o que equivale dizer nosso sistema eleitoral – nada estabelece sobre tais pré-condições. E de minha parte sei que “toda regra tem exceção”. Quer dizer: pode alguém que nunca atuou como Vereador nem Deputado Estadual nem Deputado Federal constituir-se em um excelente Senador. Ou quem nunca foi Prefeito nem Governador revelar-se um excelente Presidente da República. Entretanto, pessoalmente prefiro – e assim ajo – fazer minhas escolhas de voto avaliando a “vitrine” relativa à experiência ou atuação anterior. Não escondo – e aqui neste espaço já o disse – que nas eleições de 2018, 1º turno, minha escolha ficou entre Álvaro Dias (ex-Governador do Paraná), Ciro Gomes (ex-Governador do Ceará) e Geraldo Alkmin (ex-Governador de São Paulo). Infelizmente (e este “infelizmente” é minha avaliação pessoal) nenhum alçou à condição de candidato do 2º turno.

Estas considerações aqui feitas têm a ver com o que aponta o título destes escritos, vez que bem diferente do que anteriormente fora muito veiculado (que o paraibano Marcelo Queiroga, prestigiado e apoiado pelo Presidente Jair Bolsonaro, seria candidato ou ao Governo do Estado ou a Senador pela Paraíba, mercê de sua atuação e/ou visibilidade como Ministro  da Saúde), a notícia que ganhou o Brasil inteiro foi a de que ele, Marcelo, não mais se candidataria e quem receberia esse apoio eleitoral seria seu filho, Antonio Queiroga (também conhecido como Queiroguinha), de 22 anos, para candidatar-se a Deputado Federal (a própria idade, 22 anos, já caracteriza que ainda não foi Vereador nem Deputado Estadual e já  está aí com chances (em função do prestígio do pai/Ministro e do próprio Presidente da República) de ocupar cadeira no Congresso Nacional.

Peço, pois, a análise e avaliação do(a) eleitor(a) a respeito deste nosso  sistema eleitoral que não estabelece a pré-condição, afora a de idade mínima, para que se registre uma candidatura a um dos cargos eletivos. Note-se que, em função do empenho do pai/Ministro e especialmente das outras “forças” a serem por certo recomendadas pelo Presidente Bolsonaro, Queiroguinha (que o noticiário disse ser assim mais conhecido o filho do Ministro Marcelo Queroga), sem ter tido ainda notabilidade política – nem por atuação social nem muito menos por já ter exercido função parlamentar – poderá em 2023 ser um representante da Paraíba no Congresso Nacional!…

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Arthur Urso leva “esposas” para passear sem roupa íntima na orla de João Pessoa

Professores da UFPB desistem de candidatura e apoiam Terezinha e Mônica

Anteriores

chuva FOTO Pixabay

Paraíba tem alerta de chuvas e ventos fortes para o Litoral, Agreste e Brejo

papa francisco dilma rousseff

Papa Francisco recebe Dilma Rousseff no Vaticano

Busto de Tamandare_KleideTeixeira_-14-1024x683

Dia do Trabalhador será comemorado em João Pessoa com ato no Busto de Tamandaré

wilson filho deputado estadual 2024

Lei de Wilson Filho garante passe livre na Paraíba para inscritos no Enem

mosquito dengue FOTO Pixabay

Estado de São Paulo registra primeira morte por febre amarela de 2024

praia coqueirinho bombeiros pb

Bombeiros resgatam idosos levados pela correnteza no mar da Praia de Coqueirinho

Prédio do Ministério da Educação

Convocação de lista de espera do Fies é prorrogada até 17 de maio

viatura PMPB

Idoso condenado em São Paulo por estuprar criança é preso na Paraíba

policia federal viatura pf Foto Arquivo-Tomaz Silva-Agência Brasil

Polícia Federal prende homem com R$ 1.000 em notas falsas em Patos

Morre aos 95 anos ator paraibano José Santa Cruz

Morre ator paraibano José Santa Cruz, ex-integrante do Zorra Total e dublador do Dino