O senador Vital do Rêgo (PMDB-PB) participou de mais uma audiência com o Ministro da Saúde, Alexandre Padilha. Ele levou ao Ministro o pleito da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), que busca a autorização e oficialização pelo MEC e Conselho Nacional de Saúde (CNS) do curso de Medicina da Universidade, no campus de Cajazeiras.
O senador paraibano disse que a proposta do curso é atrair mão de obra médica, principalmente em algumas especialidades, e formar médicos generalistas com uma compreensão crítica da realidade atual. “O curso deverá ser um catalisador do aprofundamento da regionalização da saúde no Estado”, destacou.
O Vice-Reitor da UFCG, professor José Edilson Amorim ressaltou que, apesar de um parecer satisfatório do INEP, a solicitação teve um parecer insatisfatório do CNS, diante de pouca documentação relacionada às pactuações com a rede de saúde regional.
O Ministro Alexandre Padilha garantiu que empenhará esforços juntos aos órgãos competentes para a autorização do curso em Cajazeiras. “Buscarei solucionar esse entrave junto ao INEP, CNS e Ministério da Educação, para que o curso seja autorizado e oficializado”, afirmou.
Recentemente, durante visita a Cajazeiras, o senador Vital do Rego se reuniu com representantes da sociedade local e membros do campus da UFCG na cidade, para debater a implantação do curso de Medicina. Na oportunidade, ele confirmou que abraçaria a causa, defendendo, em Brasília, os interesses dos cajazeirenses.