Senador articula inclusão do Porto de Cabedelo na rota de cruzeiros marítimos

O Senador Vital do Rego (PMDB-PB) está articulando a inclusão do Porto de Cabedelo na rota de novos cruzeiros marítimos. Nesta sexta-feira (08) foi realizada uma reunião, no Porto, com a participação de representantes da Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos – Abremar, representantes da Operadora de Cruzeiros MSC, uma das maiores do mundo; do presidente da Companhia Docas da Paraíba, Wilbor Jácome, dentre outras pessoas envolvidas com o trade turístico paraibano.

No encontro, Vital do Rego foi representado pelo presidente do PT de Campina Grande, Alexandre Almeida. “No contato inicial com a direção da Abremar, em Brasília, o Senador se colocou à disposição para articular as verbas necessárias para a adequação do porto”, afirmou Alexandre.

Durante a reunião, o presidente da Companhia Docas disse que, entre os meses de agosto de setembro, o porto terá um novo calado (profundidade) para receber navios de grande porte e apresentou propostas de expansão, como a construção de um terminal multiuso. “O Senador pode intermediar os recursos necessários em Brasília, até mesmo considerando que ele é presidente da Comissão de Orçamento”, disse Alexandre.

“Interesse Soberano” – A Coordenadora de Infra-estrutura e Operações da Abremar, Márcia Leite, fez um relato sobre o contato mantido em Brasília com o Senador Vital do Rego. Márcia, que também é Diretora de Operações da MSC Cruzeiros Marítimos, disse que externou ao senador paraibano a preocupação da Abremar e das operadoras de cruzeiros marítimos em relação à estrutura do Porto de Cabedelo.

Ela expôs os problemas que as operadoras enfrentam no que se refere à operação dos navios no Porto de Cabedelo e recebeu uma sinalização positiva do senador quanto às questões do porto. “Ele me disse que as questões do Porto de Cabedelo tem que ser resolvidas com a união de todos, independente das questões políticas, e se prontificou a ajudar o presidente da Companhia Docas, pois os interesses da Paraíba são soberanos e maiores do que quaisquer outras questões.

Ao falar durante a reunião, Alexandre Almeida disse que o Senador Vital do Rego se comprometeu em atuar para que as condições colocadas pelas operadoras sejam efetivadas. “Nós já tínhamos a orientação do Senador Vital do Rego sinalizando que está totalmente disponível para colaborar com o que for possível, a exemplo de projetos que permitam a expansão do porto e melhorias das condições, dentre outros”.

Também participaram da reunião Eliane Lira e Duarte Júnior, da Abremar; e o Presidente da Praticagem do Porto de Cabedelo, Juarez Koury Viana. Ao final do encontro, Alexandre informou que no dia 22 haverá uma nova reunião com a participação do Senador Vital, do Presidente da Companhia Docas e de funcionários do porto. O objetivo será discutir a expansão do porto e a vinda dos novos cruzeiros. “Vital vai intermediar este contato entre o porto e as operadoras”, afirmou.

Comentários

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.