Senado realiza última sessão na próxima segunda

O Senado realizará sessão não deliberativa na próxima segunda. A informação é da secretária-geral da Mesa, Claudia Lyra. Ela explicou que o último dia de trabalho do ano legislativo, 22 de dezembro, vai cair em um domingo e a data fica transferida para o primeiro dia útil de acordo com a Constituição Federal. Pelo mesmo motivo, disse a secretária, a sessão de abertura dos trabalhos legislativos em 2014 será uma segunda-feira, 3 de fevereiro, primeiro dia útil após o dia 2 de fevereiro, data prevista no texto constitucional.
 
Claudia Lyra explicou que o artigo 57 da Constituição diz que o Congresso Nacional deve funcionar de 2 de fevereiro a 17 de julho e de 1º de agosto a 22 de dezembro. Seu parágrafo primeiro acrescenta que as reuniões marcadas para essas datas serão transferidas para o primeiro dia útil subsequente, quando recaírem em sábados, domingos ou feriados.
 
A secretária lembra que, durante o recesso – de 24 de dezembro de 2013 a 1º de fevereiro de 2014 – uma comissão representativa ficará responsável por tomar decisões em nome do Congresso. Segundo Claudia Lyra, há uma resolução que determina que o presidente da comissão deve ser um membro da Mesa do Senado, ficando a vice-presidência a cargo de um membro da Mesa da Câmara. Para este recesso, o senador Romero Jucá (PMDB-RR) será o presidente da comissão, que tem o deputado Maurício Quintella Lessa (PR-AL) como vice-presidente.
 
“A comissão está sempre disponível para algumas matérias próprias, que não possam esperar o início da sessão legislativa seguinte”, esclareceu a secretária. 
 
Comissão
 
O presidente do Senado, Renan Calheiros, anunciou os nomes dos senadores eleitos para compor a Comissão Representativa. A comissão foi aprovada de forma simbólica pelo Plenário.
 
A comissão será composta pelos senadores Wellington Dias (PT-PI), Acir Gurgacz (PDT-RO), Romero Jucá (PMDB-RR), José Sarney (PMDB-AP), Waldemir Moka (PMDB-MS), Alvaro Dias (PSDB-PR), Oswaldo Sobrinho (PTB-MT), Antonio Carlos Rodrigues (PR-SP) e Vicentinho Alves (SDD-TO).
 
Os senadores Rodrigo Rollemberg (PSB-DF), Inácio Arruda (PC do B-CE), Valdir Raupp (PMDB-RO), Sérgio Petecão (PSD-AC), Aloysio Nunes Ferreira (PSDB-SP), Cícero Lucena (PSDB-PB) e Gim Argello (PTB-DF) atuarão como suplentes.
 
 

Agência Senado 

Comentários

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.