Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Semob comemora “Dia Mundial na Cidade Sem Meu Carro” com passeio ciclístico

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Para comemorar o "Dia Mundial na Cidade Sem Meu Carro", nesta segunda-feira (22), a Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de João Pessoa (Semob-JP) promove um passeio ciclístico em parceria com grupos de pedal da cidade. O evento faz parte das atividades da Semana Nacional do Trânsito 2014, que começou na última quinta-feira e se encerra no próximo dia 25.

A concentração do evento será a partir das 19h no final da Avenida Epitácio Pessoa. A saída está programada para as 20h. Os ciclistas seguirão pelas Avenidas Almirante Tamandaré, João Maurício, Fernando Luiz Henrique dos Santos, Edson Ramalho, Prof.ª Maria Sales, chegando novamente ao final da Epitácio Pessoa, ponto de partida.
 
O passeio ciclístico tem como objetivo estimular a sociedade a buscar novas formas de mobilidade urbana, visando ao desenvolvimento sustentável e sem prejuízos ao meio ambiente e à sociedade. “Queremos conscientizar a população e incentivar o uso de bicicletas como meio de transporte em João Pessoa, contribuindo para o desenvolvimento de uma cultura para a mobilidade urbana sustentável”, disse o superintendente executivo de Mobilidade Urbana, Roberto Pinto.
 
Pedala João Pessoa – O superintendente afirmou que no mesmo dia do passeio, a Semob lançará o projeto contínuo chamado "Pedala João Pessoa", em que a cada quinze dias, nas quartas-feiras à noite, irá realizar um passeio ciclístico com o grupo sendo escoltado pelos agentes de mobilidade urbana, que vão operacionalizar o tráfego para dar mais segurança aos participantes do evento.
 
“Como temos diversos grupos de pedal na cidade, a Semob tomou a iniciativa de dar apoio aos ciclistas garantindo mais segurança na prática e no incentivo ao esporte”, enfatizou Roberto Pinto. O roteiro poderá ser alterado com sugestões da própria população e dos grupos de pedal.
 
Ciclovias e ciclofaixas – No ano passado, a Prefeitura inaugurou a Ciclofaixa de Lazer aos Domingos, com 13 km de extensão, ligando a orla ao Centro da cidade, para comemorar o "Dia Mundial na Cidade Sem Meu Carro".
 
No projeto de mobilidade urbana de João Pessoa, com a implantação do Bus Rapid Transit (BRT), o foco principal é o incentivo ao transporte coletivo e ao uso de veículos não motorizados como a bicicleta. Atualmente, a Capital paraibana conta com aproximadamente 50 km de ciclovias e ciclofaixas. A Semob pretende ampliar a extensão de ciclovias e ciclofaixas para mais de 100 km, dentro do plano cicloviário que está sendo elaborado pela equipe técnica do órgão.
 
Ainda no projeto de mobilidade, constam corredores exclusivos de ônibus, bem como ciclovias e ciclofaixas para incentivar o uso da bicicleta, não só como meio de lazer, mas como meio de locomoção no cotidiano das pessoas. “Estamos concebendo um projeto cicloviário para a cidade contemplando diversos bairros e com o intuito de integrá-los ao sistema de transporte”, ressaltou Roberto Pinto.
 
Jornada Mundial – O objetivo principal do "Dia Mundial na Cidade Sem Carro" é estimular uma reflexão sobre o uso excessivo do automóvel, além de propor às pessoas que dirigem todos os dias que revejam a dependência que criaram em relação ao carro ou a moto. A ideia é que essas pessoas experimentem, pelo menos nesse dia, formas alternativas de mobilidade, descobrindo que é possível se locomover pela cidade sem usar o automóvel. A data foi criada na França, em 1997, sendo adotada por vários países europeus já no ano 2000.
 
No Brasil, o evento foi trazido pelo Instituto de Mobilidade Sustentável Rua Viva e conta com a participação de mais de 60 municípios, inclusive João Pessoa que assinou a carta de adesão em 2011.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Arthur Urso leva “esposas” para passear sem roupa íntima na orla de João Pessoa

Professores da UFPB desistem de candidatura e apoiam Terezinha e Mônica

Anteriores

Cida Gonçalves, ministra das mulheres, e João Azevêdo

João recebe ministra Cida Gonçalves e discute ampliação de políticas públicas em defesa da mulher na PB

Procon-JP fiscalização

Procon-JP notifica 19 postos após denúncias de aumento indevido no preço da gasolina

Relógios apreendidos na operação

Polícia prende em João Pessoa servidor do TJPE por suspeita de corrupção e lavagem de dinheiro

Jannyne Dantas

Justiça mantém prisão de Jannyne Dantas, ex-diretora do Hospital Padre Zé

Gaeco operação curandeiros II

Gaeco deflagra operação contra fraude para libertar presos de forma irregular

Corrida da fogueira em campina grande

Prefeitura de Campina Grande abre inscrições para Corrida da Fogueira

Técnicos do TRE-DF realizam a conferência e a lacração de urnas eletrônicas para o 1º turno das Eleições 2022.

MPPB e Procuradoria Regional Eleitoral discutem atuação de promotores nas eleições 2024

Violência contra mulheres, estupro

A cada 8 minutos, uma mulher é vítima de estupro no país

90101644-eef1-470c-865b-76d15822810a

Ministra das Mulheres participa de sessão um dia após “equívocos” do presidente da AL

joaobenedito (1)

TJ aprova criação de mais sete vagas de desembargador na PB