Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Semob apresenta na Câmara projeto de novo corredor na Avenida Pedro II

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

A Mesa Diretora da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) realizou uma audiência pública, nessa terça-feira (11), para discutir com o gestor da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob), Adalberto Araújo, a implantação, na Capital, de um corredor troncal para transporte público de massa, na Avenida Pedro II. O corredor interligará o bairro de Mangabeira ao Centro, linha na qual passarão coletivos, veículos inteligentes e de transporte rápido. O investimento será da ordem de R$ 52 milhões, a partir de empréstimo, junto à Caixa.

“Venho apelar aos vereadores para que possam dar o encaminhamento a esta demanda. Precisamos da liberação da CMJP para realizar contrato com a Caixa. Lembro que o projeto é o mesmo que foi apresentando originalmente no PAC Mobilidade Grandes Cidades. O que houve foi a mudança da nomenclatura do programa. Proposta para atender ao transporte público em massa, como BRT, VLT e linhas troncais”, esclareceu Adalberto Araújo. Ele explicou que o projeto já foi aprovado no Ministério das Cidades (MC), na Caixa Econômica Federal e só falta a aprovação dos vereadores.

Diante de questionamentos dos vereadores, o gestor da Semob comentou que a intervenção não será apenas para os ônibus, ela envolverá as calçadas e as vias de passagem, como todo o passeio público. “A linha troncal envolve a construção de quatro viários como este da Pedro II, proposta que está na CMJP para ser analisada. O corredor ligará Mangabeira, nas proximidades do Caique, até o Centro, passando pelos Bancários, a UFPB, com acesso à Pedro II, e desaguando no Centro, nas proximidades do terminal de integração de João Pessoa”, adiantou Adalberto Araújo. Segundo ele, pelo menos 25% das pessoas que moram na Capital serão beneficiadas.

O detalhamento do projeto contempla, inclusive, terminais, a exemplo, no de Mangabeira, haverá bicicletário e vestiários. “Estamos incluindo as pessoas como protagonistas desse processo, inclusive calçadas, realizando padronizações, como houve na Avenida Duarte da Silveira à Beira Rio. Não adianta ter um ônibus acessível se a calçada não o é”, ressaltou o gestor da Semob.

Além disso, a alimentação da linha é feita no próprio bairro onde atua. “Usando como exemplo Mangabeira, temos 15 linhas de coletivo saindo pro Centro. Se temos uma linha dentro do bairro, ela pode ajudar a interligar vias do mesmo local, estimulando o crescimento econômico local, pois as pessoas não precisam se deslocar pra longe para realizar suas atividades”, afirmou Adalberto Araújo. Teremos ônibus saindo a cada 6 min. Integrando o bairro, lá em mangabeira. Ônibus com ar-condicionado, com GPS e nas paradas, teremos a informação de previsão de chegada.

 

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Arthur Urso leva “esposas” para passear sem roupa íntima na orla de João Pessoa

Professores da UFPB desistem de candidatura e apoiam Terezinha e Mônica

Anteriores

imgDescNoticia_15501649952_foto_N

Luciano Mariz anuncia apoio a Terezinha e Mônica

onibus1 (1)

Governo acompanha entrega de novos ônibus para linhas de Cabedelo

WhatsApp Image 2024-04-18 at 13.22.24

Funcionárias são exoneradas depois de filmarem creche inundada em Santa Rita

WhatsApp-Image-2024-02-09-at-06.38.52-800x500

Segundo acusado de matar lutador de MMA vai a júri em Cabedelo

diretor-do-Hospital-Padre-Ze-o-paroco-Egidio-de-Carvalho-800x500-1-750x375

Padre Egídio consegue prisão domiciliar, mas terá que usar tornozeleira

Vacina dengue

João Pessoa amplia público-alvo para vacina contra a dengue

Octávio Paulo Neto, promotor, coordenador do Gaeco

Coordenador do Gaeco explica medidas alternativas para Padre Egídio: “O processo penal não é vingança”

Polícia civil da paraíba

Homem é preso por oferecer drogas e estuprar menina de 11 anos

Wladimir Costa, ex-deputado federal, foto Câmara dos Deputados

PF prende ex-deputado federal conhecido por tatuar nome de Temer no ombro

Bruno Cunha Lima durante reunião

Prefeitura de CG assina acordo e garante corrida gratuita na Uber para mulheres vítimas de violência