Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Semob apresenta na Câmara projeto de novo corredor na Avenida Pedro II

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

A Mesa Diretora da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) realizou uma audiência pública, nessa terça-feira (11), para discutir com o gestor da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob), Adalberto Araújo, a implantação, na Capital, de um corredor troncal para transporte público de massa, na Avenida Pedro II. O corredor interligará o bairro de Mangabeira ao Centro, linha na qual passarão coletivos, veículos inteligentes e de transporte rápido. O investimento será da ordem de R$ 52 milhões, a partir de empréstimo, junto à Caixa.

“Venho apelar aos vereadores para que possam dar o encaminhamento a esta demanda. Precisamos da liberação da CMJP para realizar contrato com a Caixa. Lembro que o projeto é o mesmo que foi apresentando originalmente no PAC Mobilidade Grandes Cidades. O que houve foi a mudança da nomenclatura do programa. Proposta para atender ao transporte público em massa, como BRT, VLT e linhas troncais”, esclareceu Adalberto Araújo. Ele explicou que o projeto já foi aprovado no Ministério das Cidades (MC), na Caixa Econômica Federal e só falta a aprovação dos vereadores.

Diante de questionamentos dos vereadores, o gestor da Semob comentou que a intervenção não será apenas para os ônibus, ela envolverá as calçadas e as vias de passagem, como todo o passeio público. “A linha troncal envolve a construção de quatro viários como este da Pedro II, proposta que está na CMJP para ser analisada. O corredor ligará Mangabeira, nas proximidades do Caique, até o Centro, passando pelos Bancários, a UFPB, com acesso à Pedro II, e desaguando no Centro, nas proximidades do terminal de integração de João Pessoa”, adiantou Adalberto Araújo. Segundo ele, pelo menos 25% das pessoas que moram na Capital serão beneficiadas.

O detalhamento do projeto contempla, inclusive, terminais, a exemplo, no de Mangabeira, haverá bicicletário e vestiários. “Estamos incluindo as pessoas como protagonistas desse processo, inclusive calçadas, realizando padronizações, como houve na Avenida Duarte da Silveira à Beira Rio. Não adianta ter um ônibus acessível se a calçada não o é”, ressaltou o gestor da Semob.

Além disso, a alimentação da linha é feita no próprio bairro onde atua. “Usando como exemplo Mangabeira, temos 15 linhas de coletivo saindo pro Centro. Se temos uma linha dentro do bairro, ela pode ajudar a interligar vias do mesmo local, estimulando o crescimento econômico local, pois as pessoas não precisam se deslocar pra longe para realizar suas atividades”, afirmou Adalberto Araújo. Teremos ônibus saindo a cada 6 min. Integrando o bairro, lá em mangabeira. Ônibus com ar-condicionado, com GPS e nas paradas, teremos a informação de previsão de chegada.

 

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Operação da PF apura fraudes em financiamentos no Pronaf

Morre em João Pessoa o empresário Manoel Bezerra, dono das pousadas Bandeirantes

Juiz determina continuidade do concurso de Bayeux, suspenso desde 2021

Anteriores

Taxi 1

Taxista é preso suspeito de estuprar menina de 10 anos em João Pessoa

Renegociação de dívidas, freepik

Procon-PB realiza a partir de 2ª feira mutirão de renegociações de dívidas em JP

PMJP 21

Prefeitura de João Pessoa altera horário de expediente, que passa a ser de 8h às 14h

PRF fiscalização

Caminhoneiro é flagrado pela PRF portando nove comprimidos de rebite

Luciano Cartaxo 2

Luciano Cartaxo agradece apoio de Couto e fala como como pré-candidato novamente

Caixa econômica 22

Bancos funcionam normalmente hoje e fecham na sexta-feira

Dívidas, consulta

Governo prorroga Desenrola pela segunda vez; prazo vai até 20 de maio

Mercado em JP

Veja funcionamento dos mercados, feiras e shoppings populares nesta quinta e sexta-feira

Bica 1

Bica abre nesta quinta e sexta-feira e promove caça aos ovos no Sábado de Aleluia

Cadeado, prisão

Justiça mantém prisão de médico que agrediu ex-esposa após audiência de divórcio