Seminário discute ações para o turismo da Paraíba

Uma publicação contendo o diagnóstico e as ações necessárias para o desenvolvimento do turismo na Paraíba será editada como resultado do Seminário Turismo da Paraíba realizado pela Assembleia Legislativa da Paraíba nesta sexta-feira (03.06) no auditório da PBTur, em João Pessoa. A informação foi dada pelo deputado Francisco de Assis Quintans (DEM), responsável pelo evento que integra a Agenda Positiva implementada pela atual Mesa Diretora da Casa Epitácio Pessoa.

“O objetivo é que do painel e dos debates que foram extremamente produtivos seja produzido este documento a ser encaminhado para as autoridades competentes apresentando os resultados e apontamentos do seminário para estabelecermos um turismo mais positivo para o nosso Estado. A Assembleia tem a consciência de que o turismo tem o papel fundamental para alavancar o desenvolvimento da Paraíba”, afirmou Quintans.

O seminário contou com a participação de representantes do trade turístico paraibano, autoridades municipais e estaduais e de diversos deputados. O presidente em exercício da ALPB, deputado Edmilson Soares (PSB) ressaltou na ocasião a preocupação da gestão do presidente Ricardo Marcelo (PSDB) em focalizar através da Agenda Positiva temas de relevância para a sociedade.

Foram trazidos pelos participantes, entre quais diversos prefeitos de cidades paraibanas, questionamentos envolvendo a falta de infra-estrutura de estradas e de hospedagem, fatores apontados como entraves para o crescimento turístico.

O secretário de Turismo de João Pessoa, Francisco Linhares, falou sobre a necessidade da implantação de uma política integrada do turismo, sobretudo com foco no desenvolvimento sustentável. “Cidade boa para quem visita é aquela que é boa para quem mora”, observou Linhares.

A presidente da Frente Parlamentar do Turismo (Parlatur), deputada Léa Toscano (PSB) enfatizou o papel do turismo como agente transformador da vida da população. Ela citou a construção do Memorial de Frei Damião, na cidade de Guarabira, como exemplo de investimentos no turismo religioso. “É preciso divulgação e estrutura. Vamos nos unir pelo desenvolvimento da Paraíba, deixar de lado as divergências políticas e lutar para melhorar o turismo”, enfatizou a parlamentar.

A presidente da Empresa Paraibana de Turismo (PBTur), Ruth Avelino apontou a relevância do seminário, como um momento não de destacar somente as potencialidades e atrativos turísticos do Estado, mas de tratar dos entraves e encaminhar soluções. “Já temos relatórios e documentos demais. Chegou a hora de agir. A PBTur está trabalhando com responsabilidade e fazendo seu papel”, disse Ruth.

Comentários

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.