Segundo turno: Forças de segurança iniciam Operação Voto Seguro II

 

A Operação Voto Seguro II, integrada pelas forças de Segurança da Paraíba para reforçar o efetivo em João Pessoa por conta do segundo turno das Eleições 2020, foi iniciada nesta sexta-feira (27), com a atuação de policiais militares, policiais civis e bombeiros militares, e a presença do Grupamento Tático Aéreo (GTA) com as aeronaves Acauã 1 e 2.

A Polícia Militar contará com 718 policiais militares e 221 viaturas (entre carros, motos, vans e outros veículos) espalhados nos mais de 200 locais de votação para receber as urnas que ficarão sob vigilância nos locais e votação.

A Operação Cometa, com comboios circulando pelos bairros durante a madrugada, para intervir em qualquer situação suspeita, assim como no primeiro turno, também faz parte do esquema de segurança do segundo turno das eleições 2020, inclusive com uso de drones.

Não haverá mudança do policiamento nos bairros da capital e o esquema de segurança da Polícia Militar contemplará também o policiamento nos locais de comemorações.

A Polícia Civil também montou um esquema especial para a segurança do segundo turno das eleições 2020. Ao todo, 107 policiais civis deverão permanecer em regime de plantão no domingo, sendo 19 delegados, 11 escrivães e 77 agentes (entre agentes de investigação, operacionais e de telecomunicações).

Para dar suporte a esse efetivo a Delegacia-Geral estará disponibilizando 30 viaturas da Polícia Civil para circular durante a realização do pleito.

As delegacias que ficarão em regime de plantão são a Central de Flagrantes, Delegacia da Mulher, Delegacia da Infância e Juventude e Delegacia de Homicídios (todas na Central de Polícia/Geisel), além de equipe técnicas e gestores que farão plantão na Delegacia Geral. Também seguem em plantão o Instituto de Polícia Científica (IPC) e as equipes 1ª Superintendência Regional de Polícia Civil (SRPC) e das 1ª e 2ª Delegacias Seccionais de Polícia Civil.

Buscando garantir a realização de um pleito eleitoral seguro e tranquilo, o Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba (CBMPB) empregou seus militares, de modo a prestarem apoio à Polícia Militar bem como a reforçar o serviço operacional nos três Comandos Regionais do CBMPB. Os trabalhos da corporação iniciaram antecipadamente, através do apoio logístico, realização de vistorias e fiscalizações dos locais apontados pelo Tribunal Regional Eleitoral, até a realização de instruções de prevenção para mesários.

Durante o período do pleito eleitoral, o Corpo de Bombeiros deixou à disposição da PMPB um efetivo de 156 homens e mulheres, que foram distribuídos por todo Estado, na função de guarda de urna e apoio. Este ano uma integração ainda maior entre o CBMPB e os demais órgãos atuantes foi consolidada. Todos os comandos regionais reforçaram sua atuação durante este período e os serviços de Combate a Incêndio, Guarda Vidas, Busca e Salvamento e de Mergulho tiveram seus empregos reforçados em todo o Estado.

Comentários

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.