Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Secretários e sociedade debatem LDO em terceira audiência

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

A Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) realizou na tarde de ontem a terceira audiência pública para debater a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), reunindo mais seis representantes de secretarias municipais. A presidente da Comissão de Orçamento e Finanças (COF), vereadora Raíssa Lacerda (DEM), e o relator da LDO, vereador Zezinho Botafogo (PSB), destacaram a boa participação da sociedade durante as audiências.
 
A secretária da Habitação Social (Semhab), Emilia Correa Lima, destacou o "Programa Integrado de Habitação", que deve reconstruir 1.600 casas, relocar mais 1.700 e a legalização de mais 3.500, além da construção de mais um conjunto habitacional com 3 mil residências, dotado de toda a infrainstrutura necessária.
 
Paulo Badaró, secretário da Ciência e Tecnologia (Secitec), destacou a ampliação do programa "Cidade Digital", o qual, inclusive, outras cidades estão seguindo o modelo da Capital paraibana. Devem ser criados ainda centros vocacionais e a ‘Escola do Futuro’, em parceria com a Secretaria da Educação (Sedec), onde todos os alunos terão notebooks, todas as salas terão lousa digital, havendo ainda uma biblioteca digital e a energia consumida pela escola será produzida através de placas de energia solar.
 
O secretário executivo da Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope), Chico César, falou das atividades que são desenvolvidas anualmente, como o São João, que deve atingir também os bairros, o aniversario da cidade (Festa das Neves), o "Agosto das Letras" e a programação do final de ano. Ele citou ainda a ampliação do "Circuito Cultural das Praças".
 
Lau Siqueira, secretário do Desenvolvimento Social (Sedes), destacou os projetos que visam diminuir o grau de vulnerabilidade social, programa voltado para as famílias, compra de alimentos de produção local e de cidades próximas, assistência social e o fortalecimento dos Conselhos Tutelares.
 
O secretário de Juventude, Esporte e Lazer (Sejer), João Corujinha, disse que a pasta vai aumentar o investimento no esporte amador e desenvolver políticas para a prática esportiva de atletas com deficiência e melhorar a acessibilidade nos ginásios. Pode ser criando ainda um Centro Esportivo Paraolímpico. Será investido ainda em política destinada à terceira idade. A ampliação do programa "Vida Saudável" com mais 20 academias, "Atletas do Futuro" nas escolas para descobrir novos talentos, além de incentivar a prática de caminhadas com acompanhamento profissional e da implantação de uma "Escola de Remo no Rio Sanhauá".
 
Rômulo Gondin, secretário adjunto da Educação, destacou a ampliação de um convênio com a Universidade Federal da Paraíba (UFPB), que cede estagiários dos cursos de Letras, Pedagogia e Matemática para auxiliar professores e alunos em salas de aula. Em 2011, esse convênio deve alcançar 600 concluintes desses cursos. Será investido ainda nas bandas das escolas para que elas não atuem apenas no dia 7 de setembro. Ele destacou ainda a construção de outro Centro de Capacitação do Professor (Cecapro) e a ampliação do programa de Educação de Jovens e Adultos (EJA).
 
Várias pessoas, representando a população pessoense, participaram da audiência e fizeram questionamento e deram sugestões para as diversas pastas.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Arthur Urso leva “esposas” para passear sem roupa íntima na orla de João Pessoa

Professores da UFPB desistem de candidatura e apoiam Terezinha e Mônica

Anteriores

f6e0316c-7fcf-455c-97a6-45997afb091b

Relatório de Efraim à PEC que criminaliza o porte de drogas é aprovado no Senado

camaradiasdavila

Vereadores de município baiano aprovam reajuste de R$ 0,46 para professores

chuvasjp (2)

João Pessoa tem média de 29 mm de chuvas em 24 horas, mas sem ocorrências graves

alpbabre (1)

ALPB garante acompanhantes para mulheres em procedimentos médicos com sedação

odonecico

Sancionada Lei que proíbe fogos de artifício com estampido em João Pessoa

1713220734661dac7e30ef1_1713220734_3x2_lg

Unimed manda cancelar plano de saúde de idosa de 102 anos

alph-ufpb (1)

Caso Alph: Ex-namorada é julgada pela morte de estudante da UFPB

Unimed JP 1

Unimed JP abre seleção para médicos atuarem em unidade de serviço domiciliar

Gervásio Maia, deputadoo

Projeto de Gervásio quer garantir fornecimento gratuito de repelentes para inscritos no CadÚnico

Vitor Hugo e Wallber Virgolino

Vitor Hugo diz que se Wallber entrar em bairro de Cabedelo será metralhado; deputado reage