Secretário de Segurança faz palestra a promotores do Sertão

“Não se combate a criminalidade sem uma articulação de todo o sistema de segurança pública”. A afirmação foi feita pelo secretário de Estado da Segurança e Defesa Social, Cláudio Lima, que ministrou uma palestra, nesta quarta-feira (7), aos promotores do Sertão, durante o I Encontro Criminal do Ministério Público, ocorrido em Cajazeiras.
   
Cláudio Lima apresentou aos participantes números da violência no Estado. De acordo com os dados, a Paraíba registrou, no ano 2000, 507 homicídios, e em 2010, este número saltou para 1563, o que significa um aumento de mais de 300%, em 10 anos. “Precisamos de uma política séria para combater os homicídios”, enfatizou o secretário.
   
Ele disse que essa política deve acontecer com a integração dos órgãos do Poder Executivo de Segurança Pública (Polícias Civil e Militar, Sistema Prisional) e com a articulação com os demais atores do sistema de Justiça, como o Ministério Público e o Poder Judiciário. Essa política, de acordo com o secretário, deve abranger a prevenção, a repressão qualificada, o aperfeiçoamento institucional o controle de gestão. O secretário disse ainda que, eventos como o Encontro Criminal, são importantes para a articulação entre o Ministério Público e a Secretaria de Segurança.
   
Outro ponto destacado pelo secretário de Segurança foi a questão do controle interno, exercido pelas corregedorias de polícia, e externo, que é realizado pelo Ministério Público. “É importante que os dois controles funcionem”, disse ele. Para melhorar o controle interno, Cláudio Lima informou que está sendo preparado um projeto de lei a ser encaminhando à Assembleia Legislativa que que torna a corregedoria um órgão fora das polícias.

Comentários

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.