Secretárias recebem homenagem na Câmara de João Pessoa

A Câmara Municipal de João Pessoa realizou hoje uma Sessão Especial em homenagem ao “Dia da Secretária”, comemorado anualmente no dia 30 de setembro. A sessão foi uma propositura do vereador Evandro Sérgio (PRP) e contou com a presença de secretárias das esferas municipais e federais, a exemplo da Câmara Municipal de João Pessoa, Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e Prefeitura Municipal de João Pessoa. Além disso, estiveram presentes Ana Araújo Silva, representante do Sindicato das Secretárias do Estado da Paraíba, e Valdir Bezerra, Pro-reitor de graduação, que na oportunidade representou o Reitor da UFPB, Rômulo Polari. Na ocasião os convidados discursaram a respeito da necessidade de qualificação profissional, preconceitos que envolvem a atividade e sobre o curso de graduação em Secretariado Bilingue, que funciona no Centro de Ciências Aplicadas e Educação (CCAE), do Campus IV, da UFPB, em Rio Tinto. A sessão teve início às 15h00, no Plenário “Senador Humberto Lucena”. Ao final, uma placa em homenagem ao dia foi entregue à Ana Araújo e rosas foram distribuídas entre todas as secretarias presentes.

Profissão surgida durante a 2ª fase da Revolução Industrial, iniciada em 1860, através da primeira mulher a escrever numa máquina em público, Lilian Sholes, nascida em 30 de setembro de 1850, daí a menção ao dia, a atividade foi homenageada durante a sessão de ontem com diversas contendas que envolvem o dia a dia da profissional, tais como a qualificação, a ética, a disciplina e a organização. Em seu discurso, o vereador Evandro Sérgio destacou a sinceridade de tal valorização. “Tenho certeza de que não é fácil a profissão, por isso, quero homenagear vocês, que gerenciam todos os dias informações e serviços para organizar a vida administrativa de seus chefes” disse Sérgio.

Para Ana Araújo Silva, representante do Sindicato das secretarias do Estado da Paraíba, é muito importante esse tipo de reconhecimento. “Essa sessão especial só veio a agregar à nossa profissão o reconhecimento de que somos estritamente necessárias”, observou Ana Araújo. “Nós não somos aquelas que apenas atendem ao telefone e passam recados, ou até como alguns ainda pensam, como caso extra-conjugal do chefe. Somos gestoras administrativas e esse profissional deve ser valorizado”, ressaltou Ana, que representou a presidente do Sindicato, Francinete Andrade. “Por isso, agradeço a iniciativa do vereador, que brilhantemente teve a idéia de homenagear à classe”, continuou Ana Araújo, que há 30 anos está na profissão.

A qualificação foi bastante defendida na sessão, principalmente pelo Pro-reitor de graduação, Valdir Bezerra. “Hoje sabemos da importância desta profissão nesse mundo globalizado e a UFPB acertou em cheio ao criar o Curso de secretariado Bilingue, que acompanha às transformações do mundo”, frisou Valdir, lembrando da necessidade de se qualificar para a profissão, como por exemplo, aprender o inglês. “Hoje vivemos um mundo que é uma ilha e o idioma é o inglês. O aperfeiçoamento é extremamente importante, por isso, vejo o quanto a UFPB está atenta ao instituir o curso”, finalizou.

Para o vereador Evandro Sérgio, a exemplo de várias outras profissões, a de secretária tem um fundamental papel na sociedade, por sua zelosa e dedicada colaboração como assessora e agente facilitadora do dia a dia de seus chefes. “Quero dar os parabéns a todas as secretarias que, merecidamente, possuem um dia em nosso calendário dedicado a elas que exercem uma profissão que exige muita disciplina e organização. Portanto, nada mais justo que prestarmos essa homenagem aqui na Câmara Municipal, onde muitas delas atuam nos nossos gabinetes, com simpatia, dedicação, paciência, objetividade, sensibilidade e competência”, destacou o autor da propositura.

Ao término da sessão especial, Sérgio, com a ajuda do vereador Pastor Edmilson, que secretariou a sessão, realizou a entrega de uma placa de homenagem à categoria à Ana Araújo, que representou o sindicato na ocasião e fez a entrega de rosas a cada uma das presentes na sessão.

Comentários

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.