Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Secretaria investiga 53 casos, dos quais 11 são de gestantes

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) notificou 97 casos suspeitos de influenza na Paraíba, desde o surgimento da gripe A (H1N1), segundo o último boletim divulgado hoje. As notificações continuam concentradas em 20 dos 223 municípios paraibanos. Dos 97 registros, 53 ainda estão em investigação, sendo que 11 são em mulheres grávidas. Nenhuma gestante apresentou quadro grave de doença respiratória, até agora. Até o momento, a Paraíba conta com apenas 12 casos confirmados, em quatro municípios do Estado, e nenhum em gestante.

A gerente de Resposta Rápida da SES, Diana Pinto, as gestantes que foram notificadas com síndrome gripal (SG) ou síndrome respiratória aguda grave (SRAG) são dos municípios de Bayeux, Campina Grande, Esperança, Guarabira, João Pessoa Mamanguape e Pedras de Fogo. “Até o momento, o Estado não recebeu nenhuma recomendação para afastar as grávidas do trabalho, até porque não temos nenhum caso confirmado em gestante. Os Estados que aplicaram a medida tiveram uma situação epidemiológica completamente diferente da nossa. A indicação da SES é de remanejamento para as gestantes que lidam com o público, para que elas sejam colocadas em outras funções, como medida de prevenção”, explicou.

Investigados e confirmados – João Pessoa continua liderando o número de notificações. Dos 53 em investigação 28 são na Capital. Em seguida aparecem os municípios de Campina Grande (com 9 casos), Cabedelo (3), Bayeux (2) Fagundes (2), Santa Rita (2), Capim (1), Esperança (1), Guarabira (1), Mamanguape (1), Pedras de Fogo (1) e São Bento (1). Um caso suspeito teve o município ignorado. Dos 97 casos suspeitos, 32 foram descartados para o H1N1.

Foram confirmados casos em João Pessoa (8), Cabedelo (2), Coxixola (1) e Tavares (1). Dois pacientes morreram com a doença, no Estado. Dos casos confirmados, nove foram importados e três são autóctones (a infecção ocorreu em território paraibano), sendo um relacionado a uma possível importação. A taxa de mortalidade pela nova gripe no Estado é 0,05 por cada grupo de 100 mil habitantes, enquanto que no Brasil a taxa já chega a 0,19 mortes em cada 100 mil habitantes.

Exames – A gerente de Resposta Rápida da SES, Diana Pinto, explicou que o aumento do envio de amostras para análise no Instituto Evandro Chagas (IEC), o laboratório de referência para as regiões Norte e Nordeste, está atrasando o resultado dos exames. “O IEC informou que está recebendo de 600 a 650 amostras, por dia, para processar e que está dando prioridade aos casos graves”, disse.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Operação da PF apura fraudes em financiamentos no Pronaf

Morre em João Pessoa o empresário Manoel Bezerra, dono das pousadas Bandeirantes

Juiz determina continuidade do concurso de Bayeux, suspenso desde 2021

Anteriores

bruno-morto-533x400

Homem é assassinado no estacionamento do Shopping Pateo Altiplano

trio

Sucesso da Jovem Guarda, Golden Boys, Evinha e Trio Esperança se apresentam na PB no Seis e Meia

gessinger

Virada de preços para shows de Humberto Gessinger em Campina Grande e João Pessoa

postesfios

Paraíba registra mais de 150 acidentes de trânsito com postes no 1º trimestre de 2024

Vereador-Joao-Sufoco-alhandra-751x500

Em sessão extraordinária, vereadores cassam de novo mandato de João Sufoco

Taxi 1

Taxista é preso suspeito de estuprar menina de 10 anos em João Pessoa

Renegociação de dívidas, freepik

Procon-PB realiza a partir de 2ª feira mutirão de renegociações de dívidas em JP

PMJP 21

Prefeitura de João Pessoa altera horário de expediente, que passa a ser de 8h às 14h

PRF fiscalização

Caminhoneiro é flagrado pela PRF portando nove comprimidos de rebite

Luciano Cartaxo 2

Luciano Cartaxo agradece apoio de Couto e fala como como pré-candidato novamente