Secretaria de Educação inaugura mais uma sala de recursos multifuncionais

Com o objetivo de oferecer maior qualidade de ensino e aprendizagem aos alunos especiais da rede de ensino do município, a Secretaria de Educação de Alhandra realizou, na última sexta-feira (26), a entrega de mais uma sala de recursos multifuncionais. A ação foi a culminância das atividades alusivas a Semana de Ação Mundial – SAM 2014 da cidade de Alhandra, que este ano teve como tema  “Direito à educação inclusiva por uma escola e um mundo para todos”.
 
A instituição contemplada com a nova sala foi a Escola Creuza Raquel, que possui em seu quadro de alunos, um total de 10 estudantes com deficiência. A sala, equipada com jogos didáticos, computadores, teatro de fantoches e brinquedos acessíveis, como jogos em libras, dará a oportunidades dos alunos da rede municipal aprender de forma lúdica, ultrapassando barreiras do preconceito e da exclusão.
 
A rede municipal de Alhandra tem um total de 85 alunos que possui algum tipo de deficiência. Além da Creuza Raquel, a escola Zélia Correia do Ó também tem uma sala de recursos, que beneficia um total de 22 alunos. Na Creuza Raquel a cidade de Alhandra passará a atender um total de 32 alunos.
 
Segundo a coordenadora de educação inclusiva, Socorro Feitosa, até o final do outubro a Secretaria de Educação beneficiará 54 alunos da rede municipal de ensino, com a entrega de mais três salas de recursos. “Vamos ampliar os atendimentos a educação inclusiva para mais três escolas, são elas, Alfredo José de Carvalho, Antenor Ferreira e José Fernandes Barbosa”, disse a coordenadora. “Esse momento de desenvolvimento na Educação de Alhandra é importante porque busca ampliar o conhecimento para todos, de forma democrática, para que os alunos com deficiência do município participem e aprendam junto com todos os alunos”, ressaltou Socorro.
 
Sobre as Salas – As Salas de Recursos Multifuncionais é um programa do Ministério da Educação  que fornece alguns equipamentos de informática, mobiliários, materiais didáticos e pedagógicos, para a criação de espaços destinados a integrar alunos com nas escolas públicas regulares por meio da política de educação inclusiva. Esses espaços são equipados com materiais diferenciados e têm profissionais preparados especificamente para o atendimento às diversas necessidades educativas especiais dos estudantes. As Salas de Recursos não substituem as salas de aula comum. Elas são usadas de forma complementar/suplementar uma vez que é utilizada no turno distinto ao que o aluno frequenta as aulas com os demais estudantes.
 
O secretário de Educação, Jean Carlos Barros, o secretário de administração, Severino Rufino e a coordenadora de Educação inclusiva de Alhandra, Socorro Feitosa, gestores, diretos e pais de alunos com deficiência, participaram da inauguração do espaço.

Comentários

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.