Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Saúde promove “faxinaço” nesta sexta contra Aedes aegypti em órgãos públicos

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) programou para esta sexta-feira (30) o Dia D de Combate ao Aedes, uma ação para a retomada de vistorias para eliminação de focos do mosquito Aedes aegypti em instalações públicas. A orientação é que seja feito um faxinaço, ou seja, uma limpeza geral para checagem das instalações prediais em busca da eliminação de possíveis focos do mosquito.

“Recomendamos que os órgãos indiquem trabalhadores, que poderão formar um grupo, para ações de sensibilização, mobilização, vistoria e limpeza no prédio. O objetivo é promover a prevenção e eliminação de focos do mosquito Aedes aegypti com a atribuição de acompanhar e avaliar periodicamente os ambientes”, informou a gerente executiva de Vigilância em Saúde, Renata Nóbrega.

A SES recomenda: vistoriar periodicamente, em caráter permanente, o imóvel onde se localiza o órgão público, de forma a eliminar criadouros do mosquito Aedes aegypti; identificar áreas que requerem um cuidado constante por meio de um mapa de risco da edificação como um todo; atuar de forma preventiva, indicando as providências que devem ser adotadas pelo órgão público para eliminar possíveis focos de proliferação do mosquito Aedes aegypti; divulgar para o público interno informações educativas sobre medidas para manter o ambiente livre de focos de mosquito; divulgar para o público externo informações educativas sobre cuidados com o ambiente doméstico para prevenção das arboviroses.

Aplicativo – Como ferramenta no Combate ao Aedes nos prédios públicos foi desenvolvido o sistema Sigelu Combate Aedes que disponibiliza um aplicativo para celular para registro das ações e orientações à realização de vistorias nos prédios. O aplicativo e informações estão disponíveis em http://aedes.sigelu.com

Caso não seja possível o uso do aplicativo, a vistoria deverá ser realizada por meio de um check-list  no intuito de abarcar todas as áreas e potenciais focos da instalação/prédio público. As informações do check-list poderão ser inseridas no sistema Sigelu para registro das ações nos prédios. A vistoria deverá atentar a possíveis recipientes/espaços com água acumulada ou que possa acumular, assinalar o que encontrou e a conduta realizada para cada recipiente. Em caso de dúvidas, entrar em contato com o serviço municipal de controle de vetores.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Arthur Urso leva “esposas” para passear sem roupa íntima na orla de João Pessoa

Professores da UFPB desistem de candidatura e apoiam Terezinha e Mônica

Anteriores

meicartaz

MEI: prazo para entrega da declaração anual termina em maio

defensoriacampina (1)

Justiça determina nomeação de assistentes sociais em concurso de Campina Grande

Cabedelo-Forte-de-Santa-Catarina-Imagem-Daniell-Mendes-16

Iphan é condenado em ação do MPF e deve aumentar segurança na Fortaleza de Santa Catarina

rest week (1)

Paraíba Restaurant Week chega à reta final em 45 restaurantes de João Pessoa

Luciene Gomes, 1

TCE dá prazo para Luciene Gomes justificar contrato de R$ 19 milhões para melhoria da iluminação pública

Animais adoção em jp

Governo promove neste sábado, em Mangabeira, feira de educação, cuidados e adoção animal

Festas

MP recomenda medidas para eventos festivos em cinco municípios paraibanos

padre egidio ex diretor hospital padre ze

Padre Egídio tem alta hospitalar e passa a cumprir prisão domiciliar

Câmara municipal de Patos

Vereadores de Patos aprovam reajuste de 70% no próprio salário, que começa a valer em 2025

Cigarros eletrônicos

Anvisa decide hoje se mantém proibida a venda de cigarros eletrônicos