Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Saúde descarta surto de meningite em João Pessoa

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

A secretária municipal de saúde, Roseana Meira, tranquilizou os pessoenses quanto a um possível surto de meningite. Ela concedeu entrevista coletiva na manhã de hoje, quando também falou sobre os dois casos suspeitos de meningite em dois irmãos que estudam em uma escola particular de João Pessoa, o estado de saúde das crianças, trabalho realizado pela Vigilância do Município e a importância que tem a imprensa em informar e esclarecer à população.

Roseana Meira iniciou a conversa fazendo um retrospecto do caso, desde o dia 20 de maio até o dia 29, quando o Hospital Sírio-Libanês e a Vigilância Epidemiológica da cidade de São Paulo enviaram o exame final feito em uma das crianças. “Inicialmente houve um pânico na cidade, porque a escola onde as crianças estudam resolveu fechar as seis unidades de ensino que tem. No entanto, esta conduta não seria necessária nem se fosse confirmada a Meningite Meningocócita”, comentou Roseana.

A secretária disse ainda que desde que a SMS foi notificada sobre o caso começou a fazer os trabalhos necessários. “Nós fizemos o bloqueio ambiental na casa e na escola das crianças, que é a conduta epidemiológica adequada. Depois disso, a família resolveu transferir um dos garotos para São Paulo e, a partir daí, começamos a receber o monitoramento feito pela equipe do hospital Sírio-Libanês”, explicou.

O uso indiscriminado do medicamento para combater a Meningite Meningocócita (o tipo bacteriano da doença) preocupa a secretária de Saúde. “Esse medicamento é usado também para combater Tuberculose e Hanseníase. O que pode acontecer é que essas pessoas que tomaram indiscriminadamente o medicamente criem resistência a ele e, se precisarem se tratar por causa de uma dessas doenças, o tratamento poderá ficar mais difícil”, comentou.

A secretária lembrou que existe uma equipe preparada para realizar as ações necessárias contra a meningite e outras doenças. “Nossa equipe é competente e faz tudo dentro dos parâmetros necessários. No entanto, também precisamos da imprensa, para que possa divulgar o que realmente acontece, para que a população não entre em pânico”, comentou.

Resultado do Exame – Na sexta-feira (29), o Hospital Sírio–Libanês e a Vigilância Epidemiológica da cidade de São Paulo enviaram o exame final feito em uma das crianças, descartando todas as possibilidades de ser o tipo bacteriano da meningite. “O que as crianças tiveram foi uma meningoencefalite viral, que é uma forma mais branda da doença, que não traz muitos riscos de sequela como a forma bacteriana. No entanto, a Vigilância de São Paulo tem ainda aproximadamente 60 dias para determinar o que causou a meningoencefalite viral”, concluiu a secretária.

Sobre Números – Durante a entrevista Roseana divulgou os números relacionados à meningite. “São 14 casos este ano. Em 2008, neste mesmo período, foram 23, o que mostra a redução nos números de casos. A população pode ficar despreocupada, pois não há risco de haver surto e a equipe responsável pelo controle da doença é muito competente”, esclareceu.

 

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Operação da PF apura fraudes em financiamentos no Pronaf

Morre em João Pessoa o empresário Manoel Bezerra, dono das pousadas Bandeirantes

Juiz determina continuidade do concurso de Bayeux, suspenso desde 2021

Anteriores

Taxi 1

Taxista é preso suspeito de estuprar menina de 10 anos em João Pessoa

Renegociação de dívidas, freepik

Procon-PB realiza a partir de 2ª feira mutirão de renegociações de dívidas em JP

PMJP 21

Prefeitura de João Pessoa altera horário de expediente, que passa a ser de 8h às 14h

PRF fiscalização

Caminhoneiro é flagrado pela PRF portando nove comprimidos de rebite

Luciano Cartaxo 2

Luciano Cartaxo agradece apoio de Couto e fala como como pré-candidato novamente

Caixa econômica 22

Bancos funcionam normalmente hoje e fecham na sexta-feira

Dívidas, consulta

Governo prorroga Desenrola pela segunda vez; prazo vai até 20 de maio

Mercado em JP

Veja funcionamento dos mercados, feiras e shoppings populares nesta quinta e sexta-feira

Bica 1

Bica abre nesta quinta e sexta-feira e promove caça aos ovos no Sábado de Aleluia

Cadeado, prisão

Justiça mantém prisão de médico que agrediu ex-esposa após audiência de divórcio