Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Satélite

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

A “Visiona”, empresa brasileira que é uma joint-venture entre a “EDS – Embraer Defesa & Segurança” e a “Telebrás” voltada para a integração de sistemas espaciais, acaba de apresentar o “primeiro Sistema de Controle de Órbita e Atitude de Satélite desenvolvido no Brasil”. Esse tipo de sistema é “responsável pelas funções de navegação, apontamento (que permite, por exemplo, direcionar uma câmera instalada no satélite para o local que se deseja coletar imagens) e controle do veiculo espacial”. Para os técnicos das duas empresas, este é um “avanço significativo para a autonomia da indústria aeroespacial brasileira”. O sistema será validado no inicio de 2020, com o lançamento do “VCUB 1”, que é o primeiro satélite projetado integralmente pela indústria nacional, em uma parceria entre o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de Santa Catarina (SENAI-SC), do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (CEMADEN).

“Mobile World Congress 2019”

No ano que vem no período de 25 a 28 de fevereiro, vai acontecer na cidade de Barcelona, Espanha, o “Mobile World Congress 2019”. O evento reúne a comunidade global de líderes do setor de TIC (Tecnologia da Informação e Comunicação) de 208 países, incluindo o Brasil. Em 2018, a participação brasileira contou com a presença de representantes de 17 empresas e de cerca de 50 executivos e especialistas do setor, que conseguiram gerar negócios da ordem de US$ 15 milhões. O objetivo para 2019 é dobrar este número.

Passou de 74%

Mesmo com Brasil atravessando uma crise econômica relevante nos últimos anos, a “cobertura 4G” de telefonia celular já faz parte da realidade de mais de 74% das cidades brasileiras. O levantamento foi feito pela Telebrasil – Associação Brasileira de Telecomunicações. O documento da Telebrasil mostra um crescimento da área coberta com 4G de 34% nos últimos 12 meses. São agora 4.164 municípios brasileiros com disponibilidade de 4G o que representa 74,4% das 5.570 cidades do país, atendendo assim 94,6% da população brasileira. Uma boa noticia, pois “conectividade e comunicação de boa qualidade” são fatores importantes para o desenvolvimento econômico e geração de novos negócios.

Também Cresceu!

Outra pesquisa interessante foi publicada pelo CGI – Comitê Gestor da Internet que mostra o “nível de digitalização dos hospitais e serviços de saúde no Brasil”. Pelo levantamento do CGI, “mais de 81% dos hospitais e clínicas brasileiras já foram digitalizadas”. Estes dados têm como base o ano de 2017 e mostra um crescimento de 15 pontos percentuais comparando com os dados de 2014 (passou de 66% para 81%). Esta informação faz parte da “quinta edição da Pesquisa TIC Saúde”, produzida pelo CGI. Outro dado interessante é que “nos estabelecimentos públicos que utilizam Internet, a evolução da presença de sistemas eletrônicos para registro das informações dos pacientes, houve crescimento, passando de 55%, em 2014, para 68%, em 2017”. Nesta quinta edição da “Pesquisa TIC Saúde” foram entrevistados 2.336 gestores de estabelecimentos de saúde localizados em todo o país. Também foram ouvidos 1.629 médicos e 2.652 enfermeiros vinculados aos mesmos estabelecimentos.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Arthur Urso leva “esposas” para passear sem roupa íntima na orla de João Pessoa

Professores da UFPB desistem de candidatura e apoiam Terezinha e Mônica

Anteriores

meicartaz

MEI: prazo para entrega da declaração anual termina em maio

defensoriacampina (1)

Justiça determina nomeação de assistentes sociais em concurso de Campina Grande

Cabedelo-Forte-de-Santa-Catarina-Imagem-Daniell-Mendes-16

Iphan é condenado em ação do MPF e deve aumentar segurança na Fortaleza de Santa Catarina

rest week (1)

Paraíba Restaurant Week chega à reta final em 45 restaurantes de João Pessoa

Luciene Gomes, 1

TCE dá prazo para Luciene Gomes justificar contrato de R$ 19 milhões para melhoria da iluminação pública

Animais adoção em jp

Governo promove neste sábado, em Mangabeira, feira de educação, cuidados e adoção animal

Festas

MP recomenda medidas para eventos festivos em cinco municípios paraibanos

padre egidio ex diretor hospital padre ze

Padre Egídio tem alta hospitalar e passa a cumprir prisão domiciliar

Câmara municipal de Patos

Vereadores de Patos aprovam reajuste de 70% no próprio salário, que começa a valer em 2025

Cigarros eletrônicos

Anvisa decide hoje se mantém proibida a venda de cigarros eletrônicos