O senador José Sarney (PMDB-AP), de 83 anos, sentiu dores no peito na noite de sábado e foi atendido no Instituto de Cardiologia do Distrito Federal. Ele foi liberado no mesmo dia, após passar por exames. De acordo com o hospital, Sarney foi submetido à avaliação cardiológica, que mostrou que o senador sofreu apenas dores musculares e que seu coração não estava afetado.
Neste domingo, as assessorias do senador e do Instituto de Cardiologia do Distrito Federal (ICDF) informaram que ele passa bem e encontra-se em sua residência desde ontem, repousando.
Em recente entrevista ao GLOBO, Sarney afirmou que em breve irá tirar uma licença de 120 dias de seu mandato e que não voltará a se candidatar, pois sua idade não lhe permite mais participar de eleições.
Em outubro de 2010, Sarney foi submetido a uma cirurgia para controle de uma arritmia cardíaca. Em abril do ano passado, ele passou por um cateterismo após exames que detectaram “obstrução importante na artéria descendente anterior”. O senador passou por uma angioplastia para desobstruir as artérias e colocar stents (pequenos tubos para manter a dilatação das artérias). Na ocasião, Sarney ficou internado por dez dias no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, dois deles na unidade de terapia intensiva (UTI).
O Globo