Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Sarney diz que MPs são “armadilha” e “emperram” Legislativo

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

O presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), reclamou nesta quarta-feira (2) das medidas provisórias no Congresso que "emperram" os trabalhos do Legislativo. Ao afirmar que as MPs se transformaram em "armadilha que perturba o funcionamento das instituições", Sarney defendeu mudanças na tramitação dessas matérias na Câmara e no Senado.

Ao lado da presidente Dilma Rousseff, em cerimônia de abertura dos trabalhos do Legislativo, ele definiu como "uma das nossas tarefas mais urgentes" aprovar projeto de reforma das MPs –que já passou pelo Senado e aguarda votação na Câmara.

"Devemos reconhecer o que a Constituição fez de errado: incorporou ao Congresso funções executivas e ao Executivo funções do Legislativo. Vamos recuperar as nossas funções", declarou o senador do Amapá.

No atual modelo, o Poder Executivo tem competência para editar MPs sempre que achar necessário, embora a Constituição Federal determine que sejam relacionadas a temas "urgentes e relevantes". As medidas trancam as pautas de votações da Câmara e do Senado, o que na opinião de Sarney impede que o Legislativo resolva problemas essenciais ao país.

Reformas

No discurso na abertura do Ano Legislativo do Congresso, Sarney também defendeu a aprovação das reformas política, eleitoral e do Poder Judiciário.

"Não podemos protelar a reforma do sistema eleitoral, com o fim do voto proporcional, responsável pela desintegração dos partidos e que impede a formação dos homens públicos, dos programas e das idéias."

Num afago à presidente, Sarney disse que o Congresso vai se empenhar na erradicação da pobreza e da miséria do país –bandeira do governo petista.

Fiel aliado, o senador afirmou que Dilma será sempre recebida de "braços abertos" no Congresso –no momento, agradecia sua presença na abertura dos trabalhos legislativos de 2011.

"A presidente Dilma traz grande experiência política e administrativa. Quem convive com ela sabe de sua dedicação ao serviço público. A opinião pública do Brasil hoje confirma, com sua aprovação, o acerto do seu trabalho nesse primeiro período do seu governo e o acerto de sua escolha."

Sarney também fez uma homenagem ao presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), Cezar Peluso, presente na abertura do Ano Legislativo.

O peemedebista disse que "não existe democracia sem Justiça". Por isso, disse que o Legislativo vai se dedicar na aprovação das reformas política e eleitoral para evitar a "judicialização" da política.

"Sempre tivemos o cuidado de exercer a harmonia dos Poderes. Nunca atritamos com os Poderes Executivo e Judiciário. É característica do Legislativo. Mas temos o dever de agir com independência que nos exige a Constituição."

Folha Online

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Arthur Urso leva “esposas” para passear sem roupa íntima na orla de João Pessoa

Professores da UFPB desistem de candidatura e apoiam Terezinha e Mônica

Anteriores

meicartaz

MEI: prazo para entrega da declaração anual termina em maio

defensoriacampina (1)

Justiça determina nomeação de assistentes sociais em concurso de Campina Grande

Cabedelo-Forte-de-Santa-Catarina-Imagem-Daniell-Mendes-16

Iphan é condenado em ação do MPF e deve aumentar segurança na Fortaleza de Santa Catarina

rest week (1)

Paraíba Restaurant Week chega à reta final em 45 restaurantes de João Pessoa

Luciene Gomes, 1

TCE dá prazo para Luciene Gomes justificar contrato de R$ 19 milhões para melhoria da iluminação pública

Animais adoção em jp

Governo promove neste sábado, em Mangabeira, feira de educação, cuidados e adoção animal

Festas

MP recomenda medidas para eventos festivos em cinco municípios paraibanos

padre egidio ex diretor hospital padre ze

Padre Egídio tem alta hospitalar e passa a cumprir prisão domiciliar

Câmara municipal de Patos

Vereadores de Patos aprovam reajuste de 70% no próprio salário, que começa a valer em 2025

Cigarros eletrônicos

Anvisa decide hoje se mantém proibida a venda de cigarros eletrônicos