Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Sarampo: Saúde alerta para importância da vacinação que previne contra doença

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

A rede municipal de saúde tem uma ampla oferta de imunobiológicos e realiza a avaliação da caderneta de vacinação em todas as salas de vacinas localizadas nas unidades de saúde da família (USFs) para colocar a prevenção e imunização da população pessoense em dia, de todos os públicos: crianças, adolescentes, adultos e idosos. O chamamento e a atenção especial é também para tríplice viral, que previne contra sarampo, caxumba e rubéola, que são doenças altamente contagiosas.

A tríplice viral deve ser administrada em duas doses, sendo a primeira aos doze meses de idade e a segunda entre os 15 meses. Após duas semanas da aplicação, a proteção é iniciada, e o efeito deve durar para a vida inteira. Crianças mais velhas, adolescentes e adultos até 29 anos não vacinados ou sem comprovação de doses aplicadas também tomam duas doses com intervalo de um a dois meses.

Para os indivíduos entre 30 e 59 anos sem comprovação da vacina e que não tenham tido as doenças, tomam o imunizante em dose única. Profissionais de saúde, independente da idade, precisam comprovar duas doses.

Fernando Virgolino, chefe da seção de imunização da Prefeitura de João Pessoa, explica a importância da vacinação como uma forte e eficaz medida de prevenção. “O sarampo é uma doença infecciosa extremamente contagiosa e pode ser grave. A vacina é o único meio de impedir a recirculação e disseminação da doença, que pode apresentar complicações e óbitos. Os pais devem estar atentos a importância de completar o esquema vacinal de seus filhos com as duas doses”, afirmou.

A vacina está disponível em todas as unidades de saúde da família (USF), policlínicas municipais e no Centro Municipal de Imunização, localizado no bairro da Torre. “A circulação do vírus coloca em risco, sobretudo, as crianças menores de um ano, que ainda não estão imunizadas contra a doença, por isso, a importância de manter o cartão de vacinação, independente da faixa etária, em dia”, completou Fernando Virgolino.

Contraindicação – A vacina não é indicada às mulheres gestantes, pessoas com doenças que afetem o sistema imunológico, como HIV ou câncer, por exemplo e pessoas com histórico de alergia à Neomicina ou a algum dos componentes da fórmula.

Casos – Segundo dados do Sistema de Informação de Agravos de Notificação da Vigilância Epidemiológica (Sinan-Net), em 2019, foram registrados 89 casos suspeitos e 20 confirmados para sarampo em João Pessoa. Em 2020, foram 5 casos suspeitos e 1 confirmado.

Em 2016 o Brasil recebeu o selo “país livre do sarampo” e, em 2018, voltou a apresentar casos da doença e o vírus continua em circulação até os dias atuais. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), em 2019, a doença atingiu o maior número de casos notificados em 23 anos em todo mundo. Em 2020, mais de 8.400 casos foram registrados no Brasil.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Exaustão, sobrecarga… por que não reconhecemos os nossos limites?

Presidente do PT é acusado de cometer etarismo contra Luiz Couto

Incidente no Restaurante Garden: entenda o que realmente aconteceu

Anteriores

chuva agua FOTO Pixabay_

Paraíba inicia semana com alertas de acumulado de chuva

Polícia apreende quatro armas em operação na cidade de Bayeux

Polícia apreende quatro armas em operação na cidade de Bayeux

faxineira limpeza FOTO Pixabay

Sine-PB oferta 447 vagas de emprego em 12 municípios paraibanos

Dia D contra a gripe - mais de 56 mil doses são aplicadas na Paraíba

Dia D contra a gripe: mais de 56 mil doses são aplicadas na Paraíba

Cineasta Toni Venturi FOTO redes sociais

Cineasta Toni Venturi morre aos 68 anos; velório será na Cinemateca

irã FOTO Pixabay

Helicóptero com presidente do Irã, Ebrahim Raisi, sofre acidente

mega sena FOTO marcello casal jr agencia brasil

Aposta de Casserengue ganha prêmio na Mega-Sena

porto alegre RS FOTO rafael neddermeyer agencia brasil

Baixa do Guaíba revela destruição e prejuízo em Porto Alegre

estrutura sao joao santa rita pb_

Prefeito sinaliza que vai descumprir recomendação do TCE-PB e realizar São João ‘milionário’

viaturas policia militar

Polícia localiza fugitivo em área de caatinga após troca de tiros em Malta