Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Sarampo: Saúde alerta para importância da vacinação que previne contra doença

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

A rede municipal de saúde tem uma ampla oferta de imunobiológicos e realiza a avaliação da caderneta de vacinação em todas as salas de vacinas localizadas nas unidades de saúde da família (USFs) para colocar a prevenção e imunização da população pessoense em dia, de todos os públicos: crianças, adolescentes, adultos e idosos. O chamamento e a atenção especial é também para tríplice viral, que previne contra sarampo, caxumba e rubéola, que são doenças altamente contagiosas.

A tríplice viral deve ser administrada em duas doses, sendo a primeira aos doze meses de idade e a segunda entre os 15 meses. Após duas semanas da aplicação, a proteção é iniciada, e o efeito deve durar para a vida inteira. Crianças mais velhas, adolescentes e adultos até 29 anos não vacinados ou sem comprovação de doses aplicadas também tomam duas doses com intervalo de um a dois meses.

Para os indivíduos entre 30 e 59 anos sem comprovação da vacina e que não tenham tido as doenças, tomam o imunizante em dose única. Profissionais de saúde, independente da idade, precisam comprovar duas doses.

Fernando Virgolino, chefe da seção de imunização da Prefeitura de João Pessoa, explica a importância da vacinação como uma forte e eficaz medida de prevenção. “O sarampo é uma doença infecciosa extremamente contagiosa e pode ser grave. A vacina é o único meio de impedir a recirculação e disseminação da doença, que pode apresentar complicações e óbitos. Os pais devem estar atentos a importância de completar o esquema vacinal de seus filhos com as duas doses”, afirmou.

A vacina está disponível em todas as unidades de saúde da família (USF), policlínicas municipais e no Centro Municipal de Imunização, localizado no bairro da Torre. “A circulação do vírus coloca em risco, sobretudo, as crianças menores de um ano, que ainda não estão imunizadas contra a doença, por isso, a importância de manter o cartão de vacinação, independente da faixa etária, em dia”, completou Fernando Virgolino.

Contraindicação – A vacina não é indicada às mulheres gestantes, pessoas com doenças que afetem o sistema imunológico, como HIV ou câncer, por exemplo e pessoas com histórico de alergia à Neomicina ou a algum dos componentes da fórmula.

Casos – Segundo dados do Sistema de Informação de Agravos de Notificação da Vigilância Epidemiológica (Sinan-Net), em 2019, foram registrados 89 casos suspeitos e 20 confirmados para sarampo em João Pessoa. Em 2020, foram 5 casos suspeitos e 1 confirmado.

Em 2016 o Brasil recebeu o selo “país livre do sarampo” e, em 2018, voltou a apresentar casos da doença e o vírus continua em circulação até os dias atuais. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), em 2019, a doença atingiu o maior número de casos notificados em 23 anos em todo mundo. Em 2020, mais de 8.400 casos foram registrados no Brasil.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Arthur Urso leva “esposas” para passear sem roupa íntima na orla de João Pessoa

Professores da UFPB desistem de candidatura e apoiam Terezinha e Mônica

Anteriores

Relógios apreendidos na operação

Polícia prende em João Pessoa servidor do TJPE por suspeita de corrupção e lavagem de dinheiro

Jannyne Dantas

Justiça mantém prisão de Jannyne Dantas, ex-diretora do Hospital Padre Zé

Gaeco operação curandeiros II

Gaeco deflagra operação contra fraude para libertar presos de forma irregular

Corrida da fogueira em campina grande

Prefeitura de Campina Grande abre inscrições para Corrida da Fogueira

Técnicos do TRE-DF realizam a conferência e a lacração de urnas eletrônicas para o 1º turno das Eleições 2022.

MPPB e Procuradoria Regional Eleitoral discutem atuação de promotores nas eleições 2024

Violência contra mulheres, estupro

A cada 8 minutos, uma mulher é vítima de estupro no país

90101644-eef1-470c-865b-76d15822810a

Ministra das Mulheres participa de sessão um dia após “equívocos” do presidente da AL

joaobenedito (1)

TJ aprova criação de mais sete vagas de desembargador na PB

emersonpanta

TCE imputa débito de R$ 2 milhões a Emerson Panta por contratação de advogados

17113967826601d7aec1edd_1711396782_3x2_lg

Moraes diz que não há evidências de que Bolsonaro buscou asilo na Embaixada da Hungria