Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Sarah e Bolsonaro: a política interfere no reality?

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Havia uma época, no começo da minha carreira como jornalista, que eu comentava, frequentemente, os acontecimentos das antigas edições do Big Brother Brasil. Depois de um tempo, deixei as minhas opiniões e preferências sobre o reality show para esferas bem restritas, como minha conta no Twitter, com seus 7 ou 8 seguidores.

Mas um acontecimento recente do BBB21 me fez retomar a escrita sobre este tema: as declarações da participante Sarah Andrade a respeito do presidente Jair Bolsonaro e a maneira como essas falas impactaram na queda de sua popularidade junto aos fãs do programa.

Antes de ser capturada para o confinamento, Sarah era seguidora da conta do presidente nas redes sociais, e deu unfollow para evitar o tão temido cancelamento. Posteriormente, no jardim da casa, ela revelou essa estratégia, para completar dizendo que gostava de ver as postagens de Jair. Houve um certo burburinho, à época, mas nada que impactasse na hashtag #SarahCampeã, frequentemente nos assuntos em evidência.

Na noite desta quinta, em conversa com João Luiz e Camilla de Lucas, em que se especulou a respeito de um provável impeachment de Bolsonaro, Sarah reagiu dizendo ser contra, pois gosta do presidente. A declaração pegou mal, e gerou um cancelamento em massa dos seguidores da brasiliense. Houve até quem comentasse que, pra ela, era fácil ser contra o impeachment do presidente do Brasil, uma vez que ela mora nos Estados Unidos.

Fazendo um comparativo com outros participantes de reality shows, não penso que foi o posicionamento político de Sarah que a fez perder seguidores e popularidade. Afinal, Jojo Toddynho foi apoiadora de Bolsonaro e ganhou a última edição de A Fazenda; Rafa Kalliman, ex-mulher do BBB Rodolffo Mathaws, também votou 17 em 2018 e foi finalista do BBB20. O buraco onde Sarah caiu foi um pouco mais profundo.

Declarar simpatia por Bolsonaro na mesma semana em que ele classificou como “frescura” e “choradeira” as reivindicações da população por medidas efetivas de combate à Covid-19 até que teve um peso extra. Mas penso que tudo foi uma válvula de escape para ações de Sarah dentro do próprio jogo, como, por exemplo, o fato de ela parecer estar se desligando da aliança com a paraibana Juliette Freire – uma das favoritas ao prêmio – para formar um novo bloco hegemônico com Gilberto Nogueira, Caio Afiune e Rodolffo, estes dois últimos, disfarçadamente aliados de Juliette diante de outros confinados, mas declaradamente contrários a ela quando estão a sós. Quando Sarah concorda com Caio de que Juliette faz jogo duplo – coisa que o próprio Caio também faz – ela perde o apoio da torcida do então G3, que era composto por Juliette, Gil e Sarah. Parece que um novo G3 está surgindo, mas, dessa vez, com apenas Juliette oriunda da formação original.

E que venha o paredão falso para que tenhamos uma dimensão maior de como a torcida daqui de fora está lendo o jogo de todos estes personagens.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Operação da PF apura fraudes em financiamentos no Pronaf

Morre em João Pessoa o empresário Manoel Bezerra, dono das pousadas Bandeirantes

Juiz determina continuidade do concurso de Bayeux, suspenso desde 2021

Anteriores

PMJP 21

Prefeitura de João Pessoa altera horário de expediente, que passa a ser de 8h às 14h

PRF fiscalização

Caminhoneiro é flagrado pela PRF portando nove comprimidos de rebite

Luciano Cartaxo 2

Luciano Cartaxo agradece apoio de Couto e fala como como pré-candidato novamente

Caixa econômica 22

Bancos funcionam normalmente hoje e fecham na sexta-feira

Dívidas, consulta

Governo prorroga Desenrola pela segunda vez; prazo vai até 20 de maio

Mercado em JP

Veja funcionamento dos mercados, feiras e shoppings populares nesta quinta e sexta-feira

Bica 1

Bica abre nesta quinta e sexta-feira e promove caça aos ovos no Sábado de Aleluia

Cadeado, prisão

Justiça mantém prisão de médico que agrediu ex-esposa após audiência de divórcio

17115638376604643d0d721_1711563837_3x2_lg

Confiante em soltura, Robinho diz que passará a Páscoa em casa, segundo agentes

joaocampina

Montadora e Centro de Distribuição garantem investimentos de R$ 100 milhões e geração de 500 empregos em Campina Grande