Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Sancionada lei que pune quem descumprir o direito à meia-entrada

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Durante muito tempo, os organizadores de eventos se valeram de algumas práticas e estratégias para não concederem aos estudantes o direito ao pagamento de meia-entrada em eventos públicos. Porém, se antes não existia fiscalização ou punição, a partir de agora os estabelecimentos que descumprirem esse direito serão multados. É que foi sancionada a lei municipal 12.068, de autoria do vereador Bira Pereira (PSB), assegurando aos estudantes de João Pessoa o direito ao pagamento de meia-entrada em eventos culturais, esportivos e de lazer.

A nova lei revoga a antiga (6.647 de 1991), que já concedia o direito à meia-entrada, mas sem nenhum tipo de punição aos infratores. De acordo com Bira, os novos artigos adotam medidas mais eficazes e concretas em relação a esse direito, e asseguram aos estudantes regularmente matriculados no sistema de ensino a redução de 50% no pagamento dos ingressos, sobre o valor efetivamente cobrado pelos realizadores dos eventos, independentemente dos descontos ou promoções.

“A motivação para a aprovação do projeto de lei na Câmara para posterior sanção do prefeito foi exatamente a solicitação das entidades estudantis, que sempre argumentavam que o fato de não existir uma punição para quem descumprisse a lei facilitava a ação dos burladores. Foi aí que decidimos apresentar um projeto reformulando o antigo e exigindo punição aos empresários e casas de shows que o descumprissem, através de multas graduais de acordo com a reincidência, até mesmo a suspensão do alvará de funcionamento se o comportamento ilegal persistir”, afirma Bira.

Dessa forma, os estabelecimentos que descumprirem a lei ficarão sujeitos a uma primeira advertência e, posteriormente, poderão receber multas que vão de 100 a 500 Ufirs. Esses valores serão revertidos ao Fundo Municipal de Cultural (FMC) e serão de responsabilidade do Poder Executivo Municipal, por meio dos órgãos competentes, e dos Procons municipal e estadual fiscalizar o cumprimento da lei.

Para ter direito ao benefício, os estudantes deverão apresentar a carteira de identificação estudantil, emitida pelas entidades representativas devidamente credenciadas no ato da compra do ingresso e no momento de acesso ao local do evento.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Arthur Urso leva “esposas” para passear sem roupa íntima na orla de João Pessoa

Professores da UFPB desistem de candidatura e apoiam Terezinha e Mônica

Anteriores

joaobenedito (1)

TJ aprova criação de mais sete vagas de desembargador na PB

emersonpanta

TCE imputa débito de R$ 2 milhões a Emerson Panta por contratação de advogados

17113967826601d7aec1edd_1711396782_3x2_lg

Moraes diz que não há evidências de que Bolsonaro buscou asilo na Embaixada da Hungria

daniellabsb (2)

Daniella Ribeiro será relatora do PL que reformula o Perse para turismo e eventos

cejuuscararuna (1)

Núcleo de Solução de Conflitos do TJ inaugura Centro em Araruna nesta quinta-feira

amiditce (2)

Amidi e TCE discutem mecanismos de transparência na publicidade institucional

society (1)

João Pessoa sediará Torneio de Futebol Society dos Corretores de Imóveis

leobandeira

TCE-PB dá 30 dias para prefeito concluir creche em Lucena

jacksonemarcos (1)

Presidente do PT da PB explica presença na PH: “O evento era do PSB, não do PP”

UFPB-entrada-683x388

UFPB terá urnas em todos os centros de ensino nesta quinta; veja locais