Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Samu de João Pessoa tem esquema de atendimento especial para virada do ano

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Passar a virada do ano no Busto de Tamandaré é tradição para muitas famílias e, para prestar maior assistência à saúde dos pessoenses e turistas, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) João Pessoa montou um esquema especial para atendimento pré-hospitalar no local da festa com unidades de atendimentos extras e descentralizadas para que mesmo quem não participe da festa do Busto e precise de atendimento não fique desassistido.

“Nossa equipe estará a postos do início até o final da programação para dar todo o suporte necessário à população que for aproveitar a festa da virada na orla, além disso, equipes do Samu estarão atendendo normalmente outros chamados da população que possam acontecer em outros bairros e localidades da Capital. Ninguém ficará desassistido”, garante a coordenadora geral do Samu-JP, Érika Rivenna.

A partir das 19h desta segunda-feira (31), o Samu estará disponibilizando em pontos estratégicos da festa duas ambulâncias de Suporte Básico de Vida (USB) extras, uma ambulância de Suporte Avançado (USA) descentralizada, além de um veículo de apoio logístico e um posto médico avançado. Também estarão trabalhando na festa 12 profissionais, sendo três médicos, cinco enfermeiros, três condutores socorristas e um coordenador de equipe.

O posto médico avançado estará localizado ao lado do palco principal. A primeira Unidade de Suporte Básico de Vida (USB) posicionada na Avenida Cabo Branco, também ao lado do palco principal. A segunda USB no cruzamento da Avenida Almirante Tamandaré com a Avenida José Augusto Trindade. E a Unidade de Suporte Avançado de Vida (USA) descentralizada estará posicionada no cruzamento das Avenidas Epitácio Pessoa com a Avenida Antônio Lira.

Os pacientes que necessitem de remoção pelo Samu serão encaminhados aos hospitais referenciados, de acordo com o tipo de caso. Causas externas como ferimentos por arma de fogo e arma branca, agressões físicas, queimados, afogamento, fraturas (acidentes, quedas) serão encaminhados ao Hospital de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena e ao Complexo Hospitalar de Mangabeira Governador Tarcísio Burity (Ortotrauma).

Já os casos clínicos como pico hipertensivo, coma alcoólico, surto psicótico, diabéticos, intoxicações, parada cardiorrespiratória, convulsão serão encaminhados para o Hospital de Trauma, Ortotrauma e Unidades de Pronto Atendimento (UPA).

Samu Regional João Pessoa – O serviço é estruturado por quatro Unidades de Suporte Avançado de Vida (USA), sete Unidades de Suporte Básico de Vida (USB) e sete Motolâncias. Para acionar o serviço, o usuário deve ligar gratuitamente para o número 192.

A Polícia Rodoviária Federal – 191, junto com o Samu-192, devem ser acionados para acidentados nas rodovias. Já quando se tratar de ferimentos por arma de fogo e arma branca, o serviço deve ser acionado em conjunto com a Polícia Militar – 190. Em casos de afogamentos e choques elétricos deve ser acionado em conjunto com o Corpo de Bombeiros pelo telefone 193.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Arthur Urso leva “esposas” para passear sem roupa íntima na orla de João Pessoa

Professores da UFPB desistem de candidatura e apoiam Terezinha e Mônica

Anteriores

renancrea1

Inovação: Crea-PB lança Hackaton com R$ 5 mil em premiações

51870483223-d4a44c029e-h-1536x1024 (1)

CCJ do Senado aprova PEC dos quinquênios

chatgpt

Gestão Tarcísio vai usar ChatGPT para produzir aulas digitais no lugar de professores

basedosamu

Assinada Ordem de Serviço para a construção de Base Descentralizada do Samu em Cabedelo

image

Lei de Lagoa Seca que proibia taxa de religação de luz e água é inconstitucional

15cb227d-9724-47ff-a3e9-040d5893da76

Terezinha e Mônica recebem apoio de 2º colocado na eleição para Reitor em 2020

Roberto Souza

Adriano Galdino referenda convocação do secretário de Educação Roberto Souza: “Não é um convite”

Polícia civil da paraíba

Presa mulher investigada por furto que causou prejuízo de mais de R$ 7 mil à vítima

Terezinha e Mônica

Terezinha e Mônica pedem mais segurança na UFPB, plano diretor e retomada de obras inacabadas

Ruy Carneiro 8,1

Ruy defende construção de novas creches e ampliação de vagas em João Pessoa