Ruy defende união política e “Pacto pelo Futuro”

O deputado federal paraibano, Ruy Carneiro (PSDB), fez nesta quinta-feira, 17, seu primeiro discurso na Câmara Federal. O texto é dirigido aos paraibanos e aos seus representantes políticos.

Ruy Carneiro leu o documento, “Pacto pelo Futuro”, onde externa sua insatisfação com a disputa permanente entre os grupos políticos do Estado e conclama os representantes do Congresso Nacional, para estabelecer uma “agenda positiva e propositiva, acima das querelas políticas e da cor partidária.”

– É hora da União dos esforços de todos – Governo e Oposição – em prol da Paraíba e dos Paraibanos. Não se confunda UNIÃO de esforços pela Paraíba com adesão ou perda de identidade. Mantemos os mesmos princípios partidários, os mesmos projetos políticos e eleitorais.

O parlamentar ressaltou que a manutenção dos palanques políticos pós-eleições, tem afastado da Paraíba investimentos estruturantes. “As consequências também não mudam: não importa quem ganhe a Paraíba sempre perde. Perdemos investimentos públicos. Perdemos obras estruturantes, a Paraíba tem sido praticamente o único estado nordestino a não receber sequer uma grande obra federal nas últimas décadas. Perdemos peso relativo na economia regional e investimentos privados, desviados para os estados vizinhos”, sustentou.

Confira o discurso de Ruy na íntegra:

PACTO PELO FUTURO

Na Paraíba, as eleições se sucedem, mas o resultado político é sempre o mesmo. Qualquer que tenha sido o lado vitorioso: permanecem as brigas e as divisões políticas. O clima de palanque transborda os anos eleitorais, aprofundam-se as divergências, num maniqueísmo  político exacerbado, que já não existe em nenhum outro estado do Nordeste.

As consequências também não mudam: não importa quem ganhe a Paraíba sempre perde. Perdemos investimentos públicos, que aqui ou inexistem por completo ou  são sempre os menores de toda a região. Perdemos obras estruturantes, a Paraíba tem sido praticamente o único estado nordestino a não receber sequer uma grande obra federal nas últimas décadas. Perdemos peso relativo na economia regional e, como consequência, perdemos também investimentos privados, desviados para os estados vizinhos.

A PARAÍBA CANSOU DE PERDER.

A Paraíba cansou de ver suas melhores energias canalizadas apenas para a prevalência eleitoral de uma ou outra corrente. A Paraíba cansou dessa atitude suicida, em que um agrupamento não mede esforços para inviabilizar o trabalho dos outros.

A Paraíba cansou dessa funesta matemática com duas únicas operações: DIVIDIR E DIMINUIR. Enquanto as lideranças se dividem, a Paraíba diminui e o Povo Paraibano é condenado a exibir indicadores sócio-econômicos entre os piores do Brasil.

A história nos cobra , hoje mais do que nunca, virar essa página de horizontes estreitos,  práticas fratricidas e ações contrárias ao interesse da coletividade.

A Paraíba nos impõe a unidade de esforços e de energias para a defesa das reivindicações de nossa terra, para a conquista  de novos patamares de desenvolvimento e de indicadores que espelhem dignidade de vida.  

Divididos, nada ou muito pouco poderemos alcançar. Unidos, fortalecidos, nós podemos conquistar muito. 

Não há LEI HUMANA nem DIVINA condenando a Paraíba e os Paraibanos ao subdesenvolvimento e à pobreza, esta realidade tem frutificado como consequência de nossas divisões. 

É tempo de MUDAR, mudar pela Paraíba, para assegurar o desenvolvimento de nosso Estado, de nossa Gente.

É tempo de uma AGENDA POSITIVA e PROPOSITIVA, do estabelecimento de um PACTO PELO FUTURO, acima das querelas, da cor partidária, do interesse particular ou de grupos, um pacto em nome dos interesses maiores da sociedade paraibana. 

É hora da União dos esforços de todos – Governo e Oposição – em prol da Paraíba e dos Paraibanos. 

Não se confunda UNIÃO de esforços pela Paraíba com adesão ou perda de identidade.

Mantemos os mesmos princípios partidários, os mesmos projetos políticos e eleitorais.

Nenhum deles, com absoluta certeza, se choca com os interesses da Paraíba. 

Nenhum projeto pessoal pode ferir nosso compromisso, nosso Pacto por um Futuro melhor, aqui firmado, de estabelecer e defender uma agenda comum de projetos, de reivindicações e de metas para nosso estado, com todas as suas estratégias e todos os seus desdobramentos.

O estabelecimento de uma pauta em prol da Paraíba e dos Paraibanos é o chamamento que faço. 

Antes e acima dos próprios partidos, precisamos estabelecer a bancada da Paraíba, que atuará para viabilizar ações de interesse do Estado, independente da coloração partidária, apoiando os Governos locais – Estadual e Municipais – na conquista de meios para implementação de política públicas no interesse da coletividade.

A história nos julgará pelas mãos estendidas e entrelaçadas na construção de nosso desenvolvimento. 

A Paraíba nos julgará por esse Pacto pelo Futuro, que com nossa união, já pode começar. E com a graça de Deus começará.

Comentários

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.