Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Ruy defende economia criativa e empreendedorismo cultural para movimentar Centro

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Com o objetivo de retomar as atividades culturais em João Pessoa, o pré-candidato à prefeitura de João Pessoa Ruy Carneiro pretende ampliar e consolidar as manifestações artístico-culturais na cidade, com foco na revitalização e promoção de eventos no Centro Histórico, fomentando o empreendedorismo cultural e a economia criativa. A pauta foi discutida em reunião com músicos e profissionais da cultura, nesta terça-feira (22).

“Um dos setores que mais sofreu com a pandemia foi a classe artística. Sem poder realizar eventos e apresentações, os artistas, técnicos e espaços de cultura estão ficaram sem nenhuma atividade, prejudicando a renda de centenas de famílias em toda Paraíba. Por isso, é urgente incentivar a produção cultural, aliando isso à vocação turística de João Pessoa e promovendo uma retomada econômica que beneficie a todos”, ressaltou.

Para a música, Ruy Carneiro quer intensificar uma agenda de concertos em igrejas para atrair amantes da música e turistas de todo o país, além de oferecer projetos de ensino e eventos musicais para crianças de bairros mais afastados do Centro e da Orla e retomar o Festival Internacional de Música. Em relação ao audiovisual, para ele, é preciso fomentar a produção de filmes, minisséries e programas de televisão, ampliando o Edital Walfredo Rodrigues e oferecendo subsídios que realmente sejam atrativos para os produtores culturais nessa área.

Entre as propostas de Ruy está a recuperação e implantação de atividades em espaços que integram o patrimônio histórico e cultural e que estão subutilizados, como a Estação Ciência e a Estação das Artes, Pavilhão do Chá, Celeiro Espaço Criativo e Casa da Pólvora.

“Temos que redescobrir o coração da nossa cidade, com incentivo a atrações culturais, restaurantes, empresas e serviços. Podemos atrair empresas, serviços e investimentos para o nosso Centro Histórico. Precisamos ocupar espaços como o Pavilhão do Chá e a Casa da Pólvora, valorizar e mobilizar os profissionais da cultura. Além disso, integrar a Estação Ciência, a Estação das Artes e o Celeiro Espaço Criativo ao calendário de eventos culturais, com atividades para toda a família”, concluiu Ruy.

Em seu mandato como deputado federal, Ruy Carneiro votou a favor da Lei Aldir Blanc, que destinou mais de R$ 5,6 milhões para os artistas e profissionais da cultura se manterem durante a pandemia em João Pessoa.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Arthur Urso leva “esposas” para passear sem roupa íntima na orla de João Pessoa

Professores da UFPB desistem de candidatura e apoiam Terezinha e Mônica

Anteriores

meicartaz

MEI: prazo para entrega da declaração anual termina em maio

defensoriacampina (1)

Justiça determina nomeação de assistentes sociais em concurso de Campina Grande

Cabedelo-Forte-de-Santa-Catarina-Imagem-Daniell-Mendes-16

Iphan é condenado em ação do MPF e deve aumentar segurança na Fortaleza de Santa Catarina

rest week (1)

Paraíba Restaurant Week chega à reta final em 45 restaurantes de João Pessoa

Luciene Gomes, 1

TCE dá prazo para Luciene Gomes justificar contrato de R$ 19 milhões para melhoria da iluminação pública

Animais adoção em jp

Governo promove neste sábado, em Mangabeira, feira de educação, cuidados e adoção animal

Festas

MP recomenda medidas para eventos festivos em cinco municípios paraibanos

padre egidio ex diretor hospital padre ze

Padre Egídio tem alta hospitalar e passa a cumprir prisão domiciliar

Câmara municipal de Patos

Vereadores de Patos aprovam reajuste de 70% no próprio salário, que começa a valer em 2025

Cigarros eletrônicos

Anvisa decide hoje se mantém proibida a venda de cigarros eletrônicos