A declaração do governador João Azevêdo, alegando que os recursos enviados pelo Governo Federal não serão suficientes para o pagamento do piso da enfermagem, foi criticada hoje pelo deputado federal Ruy Carneiro. “A enfermagem paraibana precisa ser respeitada. O governador João Azevedo ao invés de corrigir as inconsistências enviadas ao Ministério da Saúde, agora está alegando que o Governo Federal não vai cumprir com o pagamento. O piso é lei, os recursos estão assegurados e basta apenas seriedade e compromisso dos gestores para que tudo seja ajustado de uma vez por todas junto ao Ministério da Saúde”, defendeu o parlamentar.
Ruy afirmou que a postura do governador é semelhante a do prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena, que tem colocado uma série de dificuldades para corrigir as informações inconsistentes enviadas para o Ministério da Saúde. “Assim como o Prefeito de João Pessoa, João precisa parar de criar dificuldades, corrigir as informações erradas e definitivamente pagar o piso da categoria. Seguirei ao lado da categoria e vou cobrar essas correções até que todos tenham o direito garantido nos contra-cheques.”, enfatizou.
O Governo Federal reabriu o sistema do InvestSUS para possibilitar que gestores estaduais e municipais façam correções e enviem os dados atualizados dos profissionais da enfermagem. Os ajustes podem ser realizados até o próximo dia 10 de setembro. O novo prazo prevê a inclusão daqueles que não haviam sido registrados, a correção dos que apresentaram inconsistências e a atualização de novos trabalhadores.