Romero Rodrigues garante emenda parlamentar para IFPB

O deputado Romero Rodrigues disse que o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba tem todo o seu apoio e defende a sua expansão para o interior. A declaração do parlamentar foi feita ao reitor do IFPB, João Batista de Oliveira Silva, que foi recebido em reunião em Brasília. O reitor manteve contato com Romero solicitando a indicação de emenda parlamentar em favor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba. O professor destacou que as emendas parlamentares constituem profícuo recurso de que se valem as instituições federais de ensino nos estados brasileiros, uma vez que contribuem para alavancar seu crescimento e modernização.

 
O reitor entregou ao parlamentar documento, contendo as propostas daquela instituição e o pedido de apoio ao deputado que se comprometeu em reforçar qualquer reivindicação que trate de ampliar a oferta de interiorização e universalização de ensino público de qualidade, superior e profissionalizante, o que se dá na Paraíba por meio dos Institutos Federais de Educação e das Universidades Federais, inclusive com a apresentação de emendas ao orçamento.
 
Romero lembra do movimento para a implantação do Cefet em Campina Grande quando vereador e que hoje é uma realidade. O Cefet foi transformado em IFPB. O IFPB é uma instituição de educação superior, básica e profissional, pluricurricular e multicampi, especializada na oferta de educação profissional e tecnológica, contemplando os aspectos humanísticos nas diferentes modalidades de ensino, com base na conjugação de conhecimentos técnicos e tecnológicos com sua prática pedagógica.
 
Tem como missão preparar profissionais cidadãos com sólida formação humanística e tecnológica para atuarem no mundo do trabalho e na construção de uma sociedade sustentável, justa e solidária, integrando o ensino, a pesquisa e a extensão.
 
O Instituto tem como sedes as seguintes unidades: Reitoria, sediada na cidade de João Pessoa; Campus de João Pessoa, sediado no Bairro Jaguaribe; Campus de Campina Grande, sediado no Bairro Jardim Dinamérica; Campus de Sousa, no Bairro Jardim Sorrilândia; Campus de Cabedelo, sediado no Bairro Jardim Jericó; Campus de Cajazeiras, sediado no Bairro Jardim Oásis; Campus de Princesa Isabel, sediado no Bairro Sitio Barro Vermelho; Campus de Picuí, sediado no município de Picuí; Campus de Monteiro, sediado no Bairro Vila Santa Maria; e Campus de Patos sediado no Bairro Alto Tubiba.
 
Atendendo ao mercado de trabalho, essas unidades levam educação profissional, nas modalidades básica, técnica e tecnológica, à região onde estão inseridas, oportunizando o desenvolvimento econômico e social, melhorando, assim, a qualidade de vida dessas cidades. O IFPB oferece cursos de educação superior e educação profissional técnica de nível médio. Ao todo são 27 cursos superiores e 52 técnicos divididos entre os 09 campi da Instituição. No ensino superior disponibiliza cursos de Bacharelado, Licenciatura e de Tecnologia. O ingresso nos cursos superiores se dá através do Enem.
 
Os cursos de bacharelado oferecem uma formação mais ampla e habilita o egresso para o exercício profissional em uma determinada área. A duração aproximada de cada curso é de quatro anos. Já os cursos de licenciatura habilitam o profissional a exercer a docência em determinada área do conhecimento na educação básica. E por fim, os cursos superiores de tecnologia, com duração aproximada de dois anos, tem por objetivo formar profissionais voltados para o mercado de trabalho, aptos a desenvolver, de forma plena e inovadora, as atividades em determinado eixo tecnológico.
 
O ensino técnico no IFPB é desenvolvido de três formas: integrada, concomitante e subsequente ao ensino médio. O curso técnico integrado é destinado a quem terminou o ensino fundamental e deseja obter uma capacitação técnica profissional junto ao ensino médio, em uma única instituição. A duração média do curso técnico integrado é de 04 anos.
 
A modalidade concomitante, oferecida no campus de Sousa, permite que o aluno curse o ensino médio em uma instituição distinta e complemente os estudos com o ensino técnico no IFPB em turno diferente. Por último, a modalidade subsequente é destinada àqueles que já concluíram o ensino médio. Neste caso, o aluno cursará apenas as disciplinas referentes ao currículo profissional. O instituto oferece ainda a modalidade de Educação de Jovens e Adultos, através do PROEJA, que oferta cursos para quem terminou o ensino fundamental e possui idade mínima de 18 anos. Cursos oferecidos pelo IFPB: Cursos Superiores de Tecnologia, Cursos Superiores de Bacharelado, Cursos Superiores de Licenciatura, Cursos Técnicos Integrados, Cursos Técnicos Subseqüentes, PROEJA.

Comentários

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.