Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Romero firma TAC e garante avanços na área de assistência social

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
O prefeito Romero Rodrigues firmou, na manhã desta segunda-feira, 25, um TAC – Termo de Ajustamento de Conduta – com o Ministério Público da Paraíba para a adoção e o cumprimento de políticas públicas capazes de atender às necessidades das crianças e adolescentes de Campina Grande, respeitando-se o que estabelece o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Na companhia do prefeito, estavam o secretário executivo de Assistência Social, Rubens Nascimento, e o coordenador de Comunicação Social, José Araújo do Nascimento.
 
A iniciativa foi tomada porque em 2012, na passagem dos 22 anos da criação do ECA, o promotor de Justiça Herbert Targino (Infância, Adolescência e Educação) apresentou a Romero Rodrigues e aos demais candidatos a prefeito, à época, um Termo de Compromisso composto por 17 itens.
 
Dentre os itens está, por exemplo, o que garante condições efetivas para que o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente elabore e controle a execução de políticas da área, tomando como referência o diagnóstico da situação da comunidade infanto-juvenil de Campina Grande.
 
Ao lembrar que pelo menos 33% da população campinense é composta de crianças e adolescentes, Herbert Targino assinalou que, para oferecer assistência digna a esse contingente, o município terá que garantir recursos no seu orçamento às políticas públicas que viabilizem o efetivo funcionamento dos conselhos de direitos e tutelares, com a formação de novos conselheiros, além de direcionar verbas para o Fundo dos Direitos da Criança e do Adolescente, inclusive com definição de percentual.
 
Conforme garantiu Romero Rodrigues, em atendimento ao que orienta a lei e o MP, haverá em Campina Grande a ampliação da rede de assistência municipal. Com isso, segmentos sociais antes abandonados poderão ser contemplados com novos programas sociais e outras iniciativas. “Destacamos, sobretudo, o nosso compromisso em atender ou disciplinar, por exemplo, o repasse de recursos (na ordem de 1,5%) para o Fundo de Assistência Social, o qual está sem receber investimentos, sendo penalizada a política assistencial de Campina Grande”, afirmou.
 
Por sua vez, o promotor Herbert Targino destacou ter sido o encontro muito proveitoso por conta do compromisso firmado pela PMCG no sentido de “adequar e reafirmar políticas sociais em favor de crianças e adolescentes”. Ele espera que os itens do documento firmado sejam implementados a curto, médio e longo prazos, “possibilitando-se o efetivo funcionamento de conselhos e até mesmo a realização de concursos para órgãos como o CRAS e outros destinados a executar a política de assistência aos adolescentes e crianças campinenses”.
 
Já o secretário executivo de Assistência Social, Rubens Nascimento, ponderou que toda esta ação será desenvolvida não apenas pela SEMAS, mas a partir da integração de políticas públicas comuns a todas as secretarias municipais, especialmente setores como saúde, esporte e educação.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Arthur Urso leva “esposas” para passear sem roupa íntima na orla de João Pessoa

Professores da UFPB desistem de candidatura e apoiam Terezinha e Mônica

Anteriores

meicartaz

MEI: prazo para entrega da declaração anual termina em maio

defensoriacampina (1)

Justiça determina nomeação de assistentes sociais em concurso de Campina Grande

Cabedelo-Forte-de-Santa-Catarina-Imagem-Daniell-Mendes-16

Iphan é condenado em ação do MPF e deve aumentar segurança na Fortaleza de Santa Catarina

rest week (1)

Paraíba Restaurant Week chega à reta final em 45 restaurantes de João Pessoa

Luciene Gomes, 1

TCE dá prazo para Luciene Gomes justificar contrato de R$ 19 milhões para melhoria da iluminação pública

Animais adoção em jp

Governo promove neste sábado, em Mangabeira, feira de educação, cuidados e adoção animal

Festas

MP recomenda medidas para eventos festivos em cinco municípios paraibanos

padre egidio ex diretor hospital padre ze

Padre Egídio tem alta hospitalar e passa a cumprir prisão domiciliar

Câmara municipal de Patos

Vereadores de Patos aprovam reajuste de 70% no próprio salário, que começa a valer em 2025

Cigarros eletrônicos

Anvisa decide hoje se mantém proibida a venda de cigarros eletrônicos