Romero destina verba para a construção do açude Covão

O deputado federal Romero Rodrigues (PSDB/PB) vai indicar recursos financeiros, através de emenda parlamentar, para a construção do açude do Covão, projeto integrante do Multilagos, em Campina Grande. O deputado esteve em companhia do diretor do DNOCS, Renato Roberto Fernandes de Avelar; do secretário executivo da Secretaria de Estado de Recursos Hídricos do Meio Ambiente e da Ciência e Tecnologia, Fábio Medeiros; do agropecuarista Antonio Hermano de Oliveira; e do agricultor José Joaquim Pedro Filho, visitando a área destinada para a construção do açude.
 
O diretor do DNOCS, Renato Roberto Fernandes de Avelar, recebeu a orientação do Ministério da Integração Nacional, para fazer o levantamento do projeto e desenvolver gestões no sentido de iniciar a obra. A presença do DNOCS é resultado de requerimento de Romero Rodrigues, na Câmara dos Deputados. Agora o dirigente do DNOCS vai organizar a documentação e encaminhar para o DNOCS estadual que remeterá as informações à Brasília. Ele se mostrou favorável ao empreendimento e disse que a obra é necessária e importante para Campina Grande e região, no sentido de conter cheias na cidade, projetos de irrigação, piscicultura, turismo e outras ações no município. Serão represados cerca de 4 milhões de metros cúbicos de água.
 
Segundo Romero a comunidade do Covão localizada na periferia rural do município de Campina Grande sofre em demasia com as adversidades climáticas, uma vez que durante o inverno toda a comunidade é inundada em virtude das constantes cheias fazendo-se imprescindível que sejam realizados estudos para construção do Açude do Covão, que vai permitir um aumento da garantia da oferta de água para toda comunidade.
 
Rodrigues acentuou que, para amenizar a questão da água na comunidade do Covão com a construção do açude, além de abastecer a região próxima ao açude, também poderão ser desenvolvidos projetos de piscicultura e irrigação de áreas agrícolas, levando mais benefícios à população local. Será oferecida uma maior garantia para o fornecimento de água aos diversos usos da comunidade, com o objetivo de levar água deste reservatório estratégico para suprir perímetros de irrigação, o que espero que ocorra com o Açude do Covão.
 
“O turismo na comunidade do Covão, também, terá sua importância. Será desenvolvido um conjunto de atividades turísticas no meio rural, comprometidas com a produção agropecuária, agregando valor a produtos e serviços, resgatando e promovendo o patrimônio natural da comunidade. É o turismo interno das classes economicamente menos favorecidas, constituindo-se num traço de união entre os meios sociais. O potencial ecológico de vocação turística da região será utilizado como fator de desenvolvimento econômico, além de preservar e valorizar o meio ambiente e os recursos naturais”, ressaltou o parlamentar que quer o apoio de todos os segmentos governamentais para a concretização do empreendimento.

Comentários

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.