Romero acata recomendação de MPs e suspende eventos presenciais do Natal

Após uma reunião virtual com os representantes do Ministério Públicos Estadual e Federal, na manhã desta quinta-feira, 26, o prefeito Romero Rodrigues decidiu, com a equipe, acatar a recomendação das instituições e fazer ajustes à formatação da programação cultural do Natal Iluminado 2020, estabelecendo o modelo virtual em substituição ao presencial. O objetivo é evitar, ao máximo, que se contribua com aglomerações de pessoas nos eventos programados.

Romero participou da reunião acompanhado do secretário Filipe Reul, da Saúde Municipal. A videoconferência contou também com a participação dos procuradores Acácia Soares, Janaína Andrade e Guilherme Ferraz, todos do MPF, e da promotora de Justiça Adriana Amorim (MPPB).

Abertura mantida

A abertura oficial do Natal Iluminado na noite desta quinta, contudo, está mantida. Romero Rodrigues procederá o acionamento simbólico da árvore de Natal, no Monumento dos Pioneiros, às margens do Açude Velho. Sem caráter rigorosamente formal, a solenidade marcará a abertura do evento natalino de mês inteiro este ano. A Prefeitura de Campina Grande, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, fez questão de estabelecer as condições sanitárias de participação dos convidados e comunidade.

Um outro ponto que ficou pacificado na reunião de Romero com os representantes dos dois Ministérios Públicos: todo o projeto de iluminação e decoração natalina não sofrerá qualquer alteração, podendo ser visitado pelas famílias, para conhecer de perto as estruturas multicoloridas e com motivos natalinos.

Programação cultural

Com relação à programação cultural já definida para todo o mês de dezembro, a Secretaria de Cultura do Município já recebeu recomendação expressa de Romero Rodrigues para que mantenha os eventos, mas usando-se a alternativa de transmissões ao vivo pela Internet (lives), em ambientes fechados, controlados e sem grande público.

Compreensão

Para Romero Rodrigues, é perfeitamente compreensível a preocupação dos ministérios públicos em relação a eventos que podem gerar aglomerações, mas ratifica que, da parte da Prefeitura, há sempre a iniciativa de cumprir os protocolos elementares em relação às precauções das pessoas nos eventos.

Comentários

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.