Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Roberto Cavalcanti defende investimentos e contratação de novos docentes

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

O senador Roberto Cavalcanti (PRB-PB) disse ontem em pronunciamento no Plenário do Senado que “despesa com educação não é gasto, é investimento”. Para ele, a despesa com educação é um “investimento com altíssima taxa de retorno interno, uma vez que são esses investimentos que habilitam o país a uma idéia de futuro, que lhe conferem competitividade, que fornecem as ferramentas imprescindíveis para a sua inserção neste mundo cada vez mais globalizado”.

Ao defender a aprovação do projeto de lei de autoria do Executivo (PL 1746/07), em tramitação na Câmara dos Deputados, que cria cargos na carreira do magistério de nível superior, o senador paraibano disse que manifestava o seu apoio à defesa do projeto feita pelo ministro da Educação, Fernando Haddad, em audiência pública na Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE) na terça-feira , 28. “Sem a aprovação do projeto não vamos ter a consolidação da expansão do ensino”, como adequadamente defendeu o ministro recentemente nesta Casa.

O projeto cria 2,8 mil cargos de professor da carreira do magistério superior; cinco mil cargos técnicos, 180 cargos de direção e 420 funções gratificadas, todos vinculados ao Ministério da Educação, como forma de viabilizar a abertura de 300 mil novas vagas em cursos universitários no sistema federal de ensino superior. A Exposição de Motivos que acompanha o Projeto esclarece que a proposição tem por objetivo suprir necessidades geradas pela política de expansão da rede federal de ensino superior.

Na Tribuna, Roberto Cavalcanti disse ser "urgente e indispensável" uma mudança de mentalidade para que as verbas aplicadas em educação passem a ser consideradas investimentos, e não um gasto comum, tendo em vista que esses recursos constituem valiosos incentivos para o presente e o futuro do país. “São investimentos com altíssima taxa de retorno, uma vez que habilitam o país ao futuro, que lhe conferem competitividade, que fornecem as ferramentas imprescindíveis para a sua inserção neste mundo cada vez mais globalizado, onde as vantagens comparativas sofreram uma verdadeira revolução em poucas décadas”, afirmou.

Após manifestar apoio ao discurso de Roberto Cavalcanti, em aparte, o senador Cristovam Buarque (PDT-DF) defendeu investimentos no ensino fundamental. O senador Paulo Paim (PT-RS) também cumprimentou Roberto Cavalcanti pelo discurso em defesa da educação.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Arthur Urso leva “esposas” para passear sem roupa íntima na orla de João Pessoa

Professores da UFPB desistem de candidatura e apoiam Terezinha e Mônica

Anteriores

joaobenedito (1)

TJ aprova criação de mais sete vagas de desembargador na PB

emersonpanta

TCE imputa débito de R$ 2 milhões a Emerson Panta por contratação de advogados

17113967826601d7aec1edd_1711396782_3x2_lg

Moraes diz que não há evidências de que Bolsonaro buscou asilo na Embaixada da Hungria

daniellabsb (2)

Daniella Ribeiro será relatora do PL que reformula o Perse para turismo e eventos

cejuuscararuna (1)

Núcleo de Solução de Conflitos do TJ inaugura Centro em Araruna nesta quinta-feira

amiditce (2)

Amidi e TCE discutem mecanismos de transparência na publicidade institucional

society (1)

João Pessoa sediará Torneio de Futebol Society dos Corretores de Imóveis

leobandeira

TCE-PB dá 30 dias para prefeito concluir creche em Lucena

jacksonemarcos (1)

Presidente do PT da PB explica presença na PH: “O evento era do PSB, não do PP”

UFPB-entrada-683x388

UFPB terá urnas em todos os centros de ensino nesta quinta; veja locais