Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Roberto Cavalcanti cobra respeito aos suplentes

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Em pronunciamento hoje, o senador Roberto Cavalcanti (PRB-PB) classificou como "uma vergonha" o comportamento de senadores que usam a palavra "para ofender outros colegas, para questionar e simplesmente posar de bom moço perante a opinião pública". Para ele, o comportamento é uma forma indelicada, que busca "realimentar assuntos que a principio já foram juridicamente decididos" pela Casa.

Momentos antes, o senador Eduardo Suplicy (PT-SP) aparteara discurso em que o presidente do Senado falava sobre o escritor Euclides da Cunha, dizendo-lhe que não concordava com decisão recente do Conselho de Ética e Decoro Parlamentar que arquivou as representações contra o senador pelo Amapá. A sessão em homenagem aos 100 anos de nascimento do autor de Os Sertões foi realizada no último dia 18, mas Sarney não discursou na ocasião.

– Convido os amigos a fazerem uma reflexão no sentido de que possam analisar o que nós queremos desta Casa. Reaquecer um assunto aqui da forma que foi reaquecido minutos atrás visa única e exclusivamente posar de maneira falsa perante a opinião pública. Fica assistindo ao que a opinião pública deseja, ao que a opinião pública quer ouvir, para sair daqui acompanhado de centenas de jornalistas porque isso, sim, dá ibope. Vir aqui fazer pronunciamento sobre assunto sério não dá ibope, pelo contrário – afirmou.

Em aparte, José Sarney agradeceu a solidariedade.

Roberto Cavalcanti também manifestou repúdio às críticas dirigidas à figura do suplente e lembrou que essa é uma instituição prevista e reconhecida pela legislação eleitoral, uma vez que a eleição de um senador também implica a eleição de seu suplente, conforme previsto pelas normas atuais. Cavalcanti foi eleito, em 2002, como suplente de José Maranhão, que deixou o Senado para assumir o governo da Paraíba.

O senador Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR) manifestou apoio a Roberto Cavalcanti e disse que as criticas aos suplentes constituem uma "deturpação da realidade democrática". Já o senador Cristovam Buarque (PDT-DF) esclareceu não ser contrário à figura do suplente, mas favorável à sua eleição, nos casos em que o titular assumir um novo cargo durante o mandato, a exemplo de ministro de Estado ou secretário estadual.

Roberto Cavalcanti disse que o suplente "não tem o respeito e a deferência que deveria ter", acrescentando que "não há nenhuma indignação na Casa sobre isso". Ele lamentou que "ninguém se levante para protestar contra o tratamento que alguns colegas e membros da imprensa" dão aos suplentes.

Biodiesel – Cavalcanti iniciou seu pronunciamento, contudo, elogiando o Programa Nacional de Produção e Uso de Biodiesel, mas lamentou que até o presente momento nenhuma unidade de produção do combustível tenha sido construída na Paraíba, em que pesem as condições favoráveis locais e a necessidade de geração de emprego e renda.

Roberto Cavalcanti lembrou que em abril passado o presidente Luiz Inácio Lula da Silva inaugurou a terceira unidade de produção de biodiesel da Petrobras em Montes Claros (MG). As outras duas foram instaladas em Candeias (BA) e em Quixadá (CE), cumprindo com a finalidade do programa relacionada à geração de renda e emprego.

O senador ressaltou que a promessa de construção de uma usina de biodiesel na Paraíba foi reiterada pelo presidente Lula em visita ao estado, no último dia 28, mas observou que a Petrobras ainda não se manifestou a respeito do empreendimento.

Roberto Cavalcanti assinalou ainda que a construção de uma usina para a produção de biodiesel já foi reivindicada pela Assembléia Legislativa da Paraíba por meio de moção também assinada pelo senador e encaminhada ao ministro de Minas e Energia, o senador licenciado Edson Lobão.

O senador disse que algumas razões justificam a instalação de uma usina de biodiesel na Paraíba, entre elas a de que o estado é um dos que apresentam um dos menores Índices de Desenvolvimento Humano (IDH) do país, exigindo uma política de geração de emprego e renda de caráter permanente. O índice é calculado com base em indicadores de riqueza, educação e expectativa média de vida.

No que diz respeito às condições para a implantação da usina, Roberto Cavalcanti destacou que a Paraíba apresenta condições competitivas para o plantio de oleaginosas, em particular a mamoneira, em uma área que abrange 52 municípios, de acordo com o Centro Nacional de Pesquisa do Algodão (CNPA) da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).

A Paraíba também tem se destacado na pesquisa envolvendo a caracterização físico-química e a definição do potencial genético do biodiesel da mamona, soja, babaçu, dendê, algodão e girassol. Além disso, afirmou Roberto Cavalcanti, pesquisas relacionadas ao cultivo de mamona e à produção de biodiesel têm sido desenvolvidas com sucesso nos cursos de Engenharia Agrícola e de Química da Universidade Federal de Campina Grande e na Embrapa.

Outro aspecto que favorece a criação da usina de biodiesel, na avaliação de Roberto Cavalcanti, é o fato de o governo federal "estar em dívida" com a Paraíba, tendo em vista que o estado foi excluído do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e não conta com nenhum grande projeto estruturante local.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Arthur Urso leva “esposas” para passear sem roupa íntima na orla de João Pessoa

Professores da UFPB desistem de candidatura e apoiam Terezinha e Mônica

Anteriores

Técnicos do TRE-DF realizam a conferência e a lacração de urnas eletrônicas para o 1º turno das Eleições 2022.

MPPB e Procuradoria Regional Eleitoral discutem atuação de promotores nas eleições 2024

Violência contra mulheres, estupro

A cada 8 minutos, uma mulher é vítima de estupro no país

90101644-eef1-470c-865b-76d15822810a

Ministra das Mulheres participa de sessão um dia após “equívocos” do presidente da AL

joaobenedito (1)

TJ aprova criação de mais sete vagas de desembargador na PB

emersonpanta

TCE imputa débito de R$ 2 milhões a Emerson Panta por contratação de advogados

17113967826601d7aec1edd_1711396782_3x2_lg

Moraes diz que não há evidências de que Bolsonaro buscou asilo na Embaixada da Hungria

daniellabsb (2)

Daniella Ribeiro será relatora do PL que reformula o Perse para turismo e eventos

cejuuscararuna (1)

Núcleo de Solução de Conflitos do TJ inaugura Centro em Araruna nesta quinta-feira

amiditce (2)

Amidi e TCE discutem mecanismos de transparência na publicidade institucional

society (1)

João Pessoa sediará Torneio de Futebol Society dos Corretores de Imóveis